Blog tá ligado Blog tá ligado

Qualificação na prática: doutoranda destaca importância da apresentação de trabalhos em eventos

Em busca de conhecimento e de experiências que pudessem contribuir com sua carreira profissional no futuro, desde o início da graduação em Gestão Pública, Taciana Angélica Moraes Ribas já participava de projetos de extensão desenvolvidos pela Unijuí e de eventos focados na divulgação da produção em pesquisa e extensão, caso do Salão do Conhecimento

Hoje, Taciana é mestre e doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias (Prosuc/Capes), Taciana participa, desde 2015, do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC), inserido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/Unijuí).

“O convite para participar partiu do meu professor orientador, Sérgio Luís Allebrandt, que é coordenador deste grupo. Os projetos envolvidos estavam alinhados com minha dissertação de mestrado e, agora, com minha tese de doutorado. Uma das iniciativas que faço parte é o que chamamos de guarda-chuva, e a partir deste, estão inseridos outros quatro subprojetos, que estão em andamento, do qual fazem parte pesquisadores de outras universidades, tanto do Brasil quando do Equador e Colômbia”, destacou.  

O primeiro evento científico que a doutoranda participou foi o Salão do Conhecimento, que neste ano acontece de forma online, entre os dias 26 e 29 de outubro. Segundo Taciana,  ter participado do evento proporcionou experiências únicas. “Participar de eventos, seminários, congressos, entre outros, foi fundamental para adquirir conhecimento e aprendizado, desde a técnica da escrita de artigos, que depois de serem apresentados, foram enviados para a publicação em periódicos científicos. Realizar a apresentação destes trabalhos, seja de forma oral ou em pôster, também nos proporciona um aprimoramento nas apresentações. Escrever um artigo para submissão em evento auxilia muito no meu aprendizado enquanto pesquisadora”, ressaltou. 

Taciana Moraes também está trabalhando na orientação de bolsistas de Iniciação Científica, em uma pesquisa que é realizada em 11 municípios, que tem como foco analisar os comitês de enfrentamento à covid-19. “Estamos na fase de entrevistas. A intenção é que o estudo resulte em dois resumos expandidos e dois artigos completos, que serão submetidos ao Salão do Conhecimento deste ano”, finalizou. 

Para saber mais sobre o Salão do Conhecimento, acesse unijui.edu.br/salao. O evento recebe inscrições de participantes que desejam submeter trabalhos até o dia 9 de agosto. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...