Blog tá ligado Blog tá ligado

A arte de expressar os sentimentos através do som

 

Há muito tempo atrás, o filósofo chinês Confúcio já afirmava “a música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir”.

A música atinge lugares no ser humano que nenhuma outra arte chega. Há coisas neste mundo que só os artistas sentem e percebem, e o músico é simplesmente um dos mais sensíveis.

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, concluíram que a prática musical ajuda a combater a ansiedade, a depressão e até o Alzheimer. E não é só pelo bem que faz à alma. Há a melhora da capacidade cognitiva, da memória e do processamento da linguagem.

Gesiel Carvalho da Cruz, técnico-administrativo da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa e estudante do curso de Educação Física, confirma as informações e destaca que o conceito da música refere-se à arte de expressar os sentimentos através do som. É dessa maneira que ele vem transmitindo os seus sentimentos. Desde seus cinco anos de idade toca instrumentos musicais, seja flauta, piano, gaita, violão e mesmo o violino.

 

Influenciado pelo pai, que também era músico, Gesiel é músico e realiza apresentações em toda a região como dupla sertaneja Abel e Gesiel. Além de participar muitas vezes como artista convidado, para tocar como freelancer em bandas. Participa há quatro anos da Orquestra do SESI de Santa Rosa, regida pelo Maestro Alessandro Munawek.

Foi o início de sua paixão e encantamento pela arte de tocar violino que o levou a se destacar com a premiação de terceiro melhor Violinista do Estado, na 29ª edição do Encontro de Artes e Tradição (ENART), que ocorreu nos dias 14 a 16 de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul.

Gesiel participou do encontro representando o Centro de Tradições Gaúchas Sepé Tiaraju, na categoria “Violino ou Rabeca”. A música escolhida para a apresentação foi “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, acompanhado do amigo Cláudio Orestes Vargas que participou da apresentação tocando violão.

Muito feliz com o prêmio, Gesiel afirma que a UNIJUÍ faz parte dessa conquista, pois, segundo ele, a cerca de dois anos vem ensaiando no auditório central e no hall da biblioteca. “Realizo meus ensaios depois do meu expediente à noite, quando as aulas encerram, utilizo o auditório devido à acústica, assim consigo ter uma dimensão mais exata do som. Sou muito feliz e grato pela oportunidade que a UNIJUÍ me proporciona de poder realizar meus ensaios e tenho a absoluta certeza que se não tivesse esse local não conseguiria competir com tantos outros artistas talentosos”.

O músico é apaixonado pelo que faz e destaca que busca sua inspiração através de vídeos na internet. “Quando você está tocando, precisa tocar com a alma”. Gesiel também já realizou várias apresentações artísticas em eventos institucionais e de confraternização da Universidade.

O sonho do músico é ser premiado em primeiro lugar no ENART e para isso já iniciou os ensaios para o próximo encontro que acontecerá em novembro de 2015.

Fotos: Leonardo Soares.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...