Blog tá ligado Blog tá ligado

Levantamento aponta aumento de 30% de mortes por homofobia no Brasil

 

 

A data de hoje, 17 de maio, é considerada “O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”. Esta data visa conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros. Tem o objetivo de debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

De acordo com os dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2017, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) foram mortos em crimes motivados por homofobia no Brasil. O número representa uma vítima a cada 19 horas. O maior número de casos de morte relacionados à homofobia, desde que o monitoramento anual começou a ser elaborado pela entidade há 38 anos.

O preconceito em muitas sociedades impede que gays possam exercer livremente a sua cidadania ou viver em segurança. Alvos de discriminação, são constantemente ameaçados com insultos ou agressões físicas que muitas vezes levam à morte.

No ano de 2016 foram registrados 343 casos representando um aumento de 30% em relação ao ano de 2017, segundo levantamento do GGB. Em relação à maneira como foram mortas as 445 vítimas, em 2017, 136 episódios envolveram o uso de armas de fogo, 111 foram com armas brancas, 58 foram suicídios, 32 ocorreram após espancamento e 22 foram mortos por asfixia. Há ainda registro de violências como o apedrejamento, degolamento e desfiguração do rosto.

A Origem do Dia Internacional Contra a Homofobia

No dia 17 de maio de 1990 o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, o reconhecimento ocorreu somente no dia 04 de junho de 2010, por meio do Decreto do Presidente da República, reconhecido oficialmente comi o Dia Nacional de Combate à homofobia.

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...