Blog tá ligado Blog tá ligado

“É com toda certeza uma oportunidade que a Universidade oferece, que deve ser aproveitada pelos alunos”

Confira o relato de intercâmbio da estudante do curso de Direito da Unijuí Campus Santa Rosa, Carolin Barbieri.

Pouco mais de um ano atrás me dirigi ao escritório de relações internacionais da Unijuí, pois tinha interesse em participar de um programa de mobilidade. Lá me foram apresentadas todas as opções e requisitos e desde então tive todo auxílio da Unijuí com a escolha, os prazos de candidatura -— que são determinados — com os documentos necessários e qualquer outra questão referente ao intercâmbio.

O período que faltava para a minha viagem, e que parecia longo, passou e já estou a três semanas em Leiria, Portugal. O Instituto Politécnico de Leiria foi imensamente receptivo com todos os intercambistas, nos auxiliou desde o processo para abertura de conta bancária, à moradia e integração com outros alunos. A cidade além de possuir muita história, também é muito acolhedora, todos os portugueses com quem conversei se mostraram muito prestativos e me ajudaram nesse processo de adaptação inicial.

Aqui no IPLeiria estou frequentando aulas do meu curso e outras disciplinas que tive interesse do curso de Educação Social, Comunicação e Mídia. O intercâmbio e o convênio com a Unijuí apresentam essa possibilidade que é interessante, considerando a variedade de cursos que o IPL possui e a amplitude dos interesses do acadêmico. Sem dúvidas há diferenças entre as instituições, mas nada muito complexo de se adaptar e, em relação ao ensino, a qualidade de assemelha muito. Além disso, estou participando dos eventos do Instituto, que realiza projetos relevantes e que podem ser estudados para implantação na Unijuí futuramente.

Realizando o intercâmbio consigo avaliar diversas questões como: o ensino entre duas instituições de países diferentes, a visão externa sobre o Brasil, a situação econômica e educacional de ambos os países e no que influenciam. Além disso, considero interessante a troca de informações que o intercambista pode proporcionar de uma instituição para outra, seja de projetos que podem ser implementados ou de serviços que podem ser melhorados. A experiência acadêmica em si é também muito relevante, considerando a possibilidade de tantas disciplinas pertinentes e que eventualmente, só sejam ofertadas aqui. Sem dúvidas evidencia ao estudante o quanto a sua visão de mundo pode ser limitada e deve ser reavaliada sempre que possível, o que é muito positivo, pois é esse o papel das instituições de ensino. É com toda certeza uma oportunidade que a Universidade oferece que deve ser aproveitada pelos alunos.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...