Blog tá ligado Blog tá ligado

TCCendo… Saiba mais sobre as produções finais dos nossos estudantes

Você vai conferir aqui o que os nossos estudantes estão produzindo no TCC. 

Inteligência Artificial foi o tema escolhido pelo estudante do curso de Ciência da Computação (campus Santa Rosa), Cristiano A. Künas, para o trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele conta que a escolha do tema se deu por sugestão de um colega. “A sugestão veio de um artigo que publicamos em um evento e que se aliou a um tema que está em alta no momento, a Inteligência Artificial. O artigo trata sobre busca de sequências em textos. Então este colega sugeriu: "por que ao invés de buscar uma sequência qualquer, você não tenta identificar o sentimento que está neste texto? Gostei da ideia na hora”, conta Cristiano. 

O trabalho tem como título “Utilização de Redes Neurais Artificiais para Reconhecimento de Sentimentos em Textos”. Sobre a construção, ele explica que seguiu a estrutura básica “com introdução, referencial teórico (muito referencial, boa parte você faz já no projeto, mas na hora do "vamos ver" sempre aparece mais), aí vem o desenvolvimento (aqui não tem mistério, é só escrever como você fez tudo), os resultados (esse você faz e refaz. Será que tá certo? Pede pro orientador. Refaz outra vez. É um ciclo infinito até a entrega.). Concluir é a parte fácil”, afirma o estudante.

Cristiano fez a defesa da monografia na sexta-feira, dia 24/07. “Foi nervosismo do início ao fim, mas depois que você defende, percebe que não tinha motivo algum para ficar nervoso. O tema é trabalhado de forma exaustiva por dois semestres, então você sabe o que foi feito e como foi feito. Foi online e muito tranquilo, não teve nenhum problema durante. Alguns colegas até assistiram, e provavelmente não o fariam se fosse presencial. Agora o plano é seguir essa linha de pesquisa e se possível já engrenar em um mestrado”, planeja.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...