Blog tá ligado Blog tá ligado

TCCendo com Luana Preto, formanda de Pedagogia

“Acredito na educação brasileira, e no poder que ela trará para as pessoas, se ela for fortalecida”. Confira o TCCendo de Luana Preto, do curso de Pedagogia.

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) marca a finalização da graduação na Universidadee o início da caminhada profissional. Sua produção é sempre um desafio para os estudantes, mas neste ano a pandemia do novo coronavírus trouxe novas complicações a esse processo. No entanto, apesar das dificuldades, entre elas ser diagnosticada com covid-19, Luana Preto defendeu seu TCC que tem como tema “A escola brasileira no contexto de uma educação humanista para a condição humana de seres eternamente incompletos”. Confira o relato da formanda.

Em minha primeira aula na graduação, dentro do componente curricular "Educação Brasileira” me deparei com a afirmativa de que “não nascemos humanos, nos tornamos”, desse dia em diante percebi a facilidade em normalizar o condicionamento social como forma de educação. Conduzi então a minha pesquisa para compreender por que a educação muitas vezes se distancia tanto de uma proposta humanizadora e como nós, educadores, podemos resgatá-la.

Um manifesto pela educação

O meu TCC tem caráter de manifesto, e um manifesto é um posicionamento intencional, político e coletivo. O título é “Manifesto pelo Resgate da Escola Humanista: Em Defesa da Educação Brasileira”. Por isso, eu abri a minha apresentação ao público, e não apenas isso, eu fiz uma ampla divulgação para todos aqueles que se interessam por educação e pela escola para assistir. Como as apresentações estão sendo pelo meet, em tempos de afastamento social, foi muito bacana ver tantas pessoas acessando e assistindo. Se fizeram presentes professores do meu curso (além da banca), professores de educação básica, acadêmicas de pedagogia, amigos, minha família... Foi um momento muito especial, além de ter sido muito tocante ver os comentários posteriores.

Os desafios de produzir um TCC em meio a uma pandemia

Fazer uma pesquisa não é algo simples por si só, o afastamento social causou uma quebra muito grande emocional e psicológica. Estar longe das pessoas que me inspiram dificultou ainda mais para ter inspiração na produção da pesquisa. Além disso, duas semanas antes da data final de entrega do meu TCC, fui diagnosticada com o novo coronavírus. Foi bastante assustador passar por esse processo, pois como não há remédios, o principal a ser feito é ficar completamente isolada, se cuidando, se alimentando bem, e esperando que o corpo mate o vírus. Isso causou uma quebra no processo de escrita muito grande, mas a Unijuí estendeu o meu prazo para o início de agosto. Na metade de julho, meu sogro faleceu de forma muito repentina. O fim da minha escrita foi na base de muita dor e luto. No geral, a pesquisa exigiu um gasto de energia muito grande, principalmente porque se trata de uma defesa da escola brasileira. Não é algo simples, não teria sido "fácil" de qualquer forma, mas a vida me exigiu ser mais forte do que nunca para conseguir finalizar. 

Para quem está fazendo o TCC a dica é leia, leia muito, e quando achar que já leu demais, leia mais um pouco, a base da sua pesquisa será os autores que você colocará nela. E não tenha medo das normas ABNT, depois que a gente pega o jeito, se torna simples.

A produção a distância

Eu sou uma pessoa bastante extrovertida, sou aquela aluna que sempre pergunta, sempre interage em sala de aula, sempre debato, sempre converso, minha aprendizagem sempre foi baseada nas relações e conexões com o outro. Estar isolada tem sido muito difícil. Acredito que nada substitua o presencial, o olho no olho, a espontaneidade de estar com todos presentes, sem a possibilidade de fechar a câmera ou o microfone. Mas também acredito que certas coisas não podem parar. No EaD o estudo está muito mais ligado na responsabilidade e maturidade do estudante, é um desafio.

Planos para o futuro 

Minha expectativa para o futuro é seguir estudando. Acredito na educação brasileira, e no poder que ela trará para as pessoas, se ela for fortalecida. Acredito que esse fortalecimento será através de uma reforma humanista. Pretendo fazer mestrado em ciências sociais para cada vez mais entender as demandas sociais-político-culturais dos seres humanos, e como a educação pode contribuir nas questões contemporâneas de nossa sociedade. Seguir pesquisando, estudando, compartilhando conhecimentos para que juntos possamos crescer como seres humanos.

Eu sou Luana Barbosa Preto, tenho 25 anos, moro em Cruz Alta. Estou no 8º semestre de Pedagogia, bolsista 100% ProUni. Sou bolsista do Pibex e já fui bolsista do Pibid. 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...