Blog tá ligado Blog tá ligado

Filmes para curtir e para refletir

Sem opções de filmes para assistir no fim de semana? A psicóloga no Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), Paula Borelli, faz a indicação de dois títulos: O Jogo de uma Vida e Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar. Confere aí!


O filme "O Jogo de uma Vida" traz uma história baseada em fatos reais de um treinador de futebol americano apaixonado pelo que faz. Traz um exemplar espírito de liderança junto a uma equipe de colégio estudantil de Ensino Médio, que alcança recordes incríveis. Com o tempo e com as vitórias, muitas coisas sobem para o ego das estudantes, assim como acontece na vida, muitas vezes. Ter uma pessoa que possa nos direcionar e que nos conheça profundamente pode ser essencial para que não percamos a pureza e o brilho no olhar do aprendizado que a trajetória nos traz e não somente a busca pelo resultado final em si.

No filme, o treinador Bob consegue descobrir a essência de cada pessoa no jogo, exprimindo de cada um a exímia capacidade de superação, aliando a importância do espírito de equipe e mostrando que não é somente sobre "pegar o caminho mais fácil". A vida não se trata somente de recordes, mas de time. Isso nos faz pensar que só ganhamos quando todos ganham, quando conseguimos pensar no coletivo, nos tornarmos pessoas corretas e confiáveis para a sociedade.

Já o filme "Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar" relata a história de um nadador (Ben Randall) da Guarda Costeira, lendário pelas centenas de salvamentos que já realizou ao longo de sua trajetória profissional. Porém, em um dos seus salvamentos, ele perde a sua equipe e começa a ter problemas emocionais, o que o afasta dos mares e o leva para ser instrutor de um programa de treinamento que forma nadadores de resgate.

Nesta experiência, Randall conhece Fisher, um candidato com muito potencial, campeão em natação, porém, extremamente arrogante. O desafio de Randall é transformar esse jovem talento em um nadador profissional, vendo em Fisher ele mesmo, quando mais novo, porém, sem contar isso ao garoto.

Randall resolve transformar as atividades da escola de mergulhadores em vivências práticas, aplicando seus métodos próprios de trabalho, trazendo a realidade mais próxima do que é estar em alto mar. É criticado pelos outros instrutores pela forma rígida de tratar os garotos, porém, seu foco é extrair o melhor das pessoas, principalmente de Fischer. Ele o coloca em situações extremamente delicadas, o desafia inclusive a desistir, mas o perfil determinado de Fisher faz com que ele não desista.

Muitas vezes não percebemos que as pessoas que mais nos cobram fazem isso para que possamos atingir o nosso potencial máximo. Algumas coisas que ocorrem em certos momentos da vida faz com que desacreditemos do que somos capazes e acabamos nos acostumando com isso. Apesar de Randall ser criticado pela sua forma de treinamento, ele não deixa de acreditar nas suas técnicas e passa também a entender que possui fraquezas e que precisa trabalhar com elas. Com o tempo, Fisher também entende que as atitudes de Randall são para torná-lo uma pessoa melhor, um nadador em que fosse confiado a vida das pessoas em alto mar.

Precisamos ter um foco do que desejamos na vida, traçar metas e segui-las até o fim. Nem sempre as situações serão fáceis ou agradáveis e muitas vezes vamos ter que fazer coisas que não gostamos, mas isso faz parte do "jogo"! Aprender a se adaptar às situações, buscar autoconhecimento e ter disciplina são as principais atitudes que podemos ter para sermos pessoas de sucesso.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...