Blog tá ligado Blog tá ligado

Aonde o povo está

A comunidade solicita que a psicologia fale. Pedidos de escolas, empresas, hospitais, entre outras instituições chegam à universidade. Sempre há alguém interessado no que a psicologia tem a dizer. É freqüente a participação de psicólogos na mídia,   prestando esclarecimento sobre patologias, comportamentos. Às vezes apontando possíveis motivos e explicações para atos como o de Lindembergue e Suzana Von Richthofen.

Conheço pessoas que buscam na psicologia a fonte de todas as respostas, esperando a explicação e solução de todos os problemas sociais e individuais. Outras utilizam o saber desta ciência para justificar o que lhe convém. Algumas até parece que esperam da psicologia a “revelação da fórmula da felicidade”. Mas é preciso tomar cuidado com idéias deste tipo. A psicologia fala sim, traz contribuições a respeito de diversos temas. Ela tem uma função social. Faz parte do trabalho do psicólogo apresentar trabalhos e discutir idéias em público, promover a qualidade de vida, trabalhando em processos psicológicos e psicossociais.

O curso de psicologia da UNIJUÍ desenvolve o projeto de extensão “A Psicologia fala à comunidade”. Nesse projeto, um grupo de acadêmicos realiza palestras sobre os mais variados temas. O objetivo é trabalhar em parceria com a comunidade.

Com esse objetivo, o projeto já realizou, esse ano, algumas atividades. Como no dia 6 de maio, quando ocorreu “1° feira municipal da saúde e assistência social” em Jóia, na qual o projeto realizou palestras com alunos da Escola Estadual Antonio Mastella. De 5º a 8º anos, o tema foi “adolescência”, e de 1° a 3° anos do Ensino Médio, a conversa foi sobre “escolha profissional”. Esta experiência se mostrou rica tanto para o público que nos recebeu muito bem e, especialmente para nós acadêmicos, que podemos dialogar com a comunidade.

Juliana Nascimento de Lima - acadêmica de Psicologia da UNIJUÍ








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...