Blog tá ligado Blog tá ligado

Psicologia e o Senso Comum

E você, já usou sua psicologia hoje?

Como acadêmica de psicologia, posso diferenciar certos termos, sem que me cause alguma estranheza, o que não era bem assim tempos atrás. Noto o quanto as pessoas usam o termo psicologia no cotidiano. Sendo que muitas vezes as pessoas não se dão conta e usam esses termos, sem saber o significado. Usam, porque, afinal de contas, as pessoas em geral têm “sua psicologia”.

Quem já não ouviu alguém comentar a respeito da atitude de uma pessoa em relação a determinado assunto ou situação? Normalmente falam que fulano usou de “certa psicologia” para se safar, ou então, que teve um “psicológico” forte para encarar tal situação, ou ainda que aquele vendedor da loja tal usou do poder de persuasão. Para vender, usou de “psicologia”.

Quando as pessoas geralmente procuram aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir seus problemas, dizem que ele tem “psicologia” para entendê-las. Quando se deparam com algum problema, pensam que precisam manter o equilíbrio psicológico para não perder o controle. E assim as pessoas seguem no seu cotidiano, nas suas relações, não é isso? Quem de nós não passou ou presenciou tais eventos?

Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano, é denominada de psicologia do senso comum, é justamente nessas situações do meu cotidiano, com amigos, colegas de trabalho, que observo o quanto as pessoas usam esses termos, como por exemplo: “menina histérica”, “ficar neurótico”. Termos definidos pela psicologia científica e, que as pessoas não se preocupam em definir as palavras usadas e nem por isso deixam de ser entendidas pelo outro. E você, tem usado muito da psicologia no seu cotidiano?

* Janaina Jaques - Acadêmica do curso de Psicologia da UNIJUÍ








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...