Blog tá ligado Blog tá ligado

Quem vê rótulo não vê coração

 

 

Na estreia da coluna "Colher de Pau", que vai tratar de gastronomia e cultura, escrita por André Pinheiro Machado, jornalista e Chef, entenda a importância de tomar alguns cuidados com a alimentação. Saboreie!

 

 

 

 

 

 

Cuidado com os azeites que você consome! Autores consagrados como o jornalista americano Tom Mueller, leia-se “Extra Virginity: The Sublime and Scandalous World of Olive Oil” (Extra-virgem: O Sublime e escandaloso mundo do azeite) denunciam a fraude há algum tempo. E não é por menos, visto que cerca de 70% do azeite extra virgem vendido em todo o mundo são diluídos com outros óleos, tornando-os uma grande fraude em escala sem precedentes.

Conforme o Conselho Internacional da Oliva, que supervisiona o mercado mundial de azeite, o Brasil foi o país que teve a segunda maior taxa de importação de azeite em 2011, perdendo somente para a Rússia.

Segundo Nelson Sakazaki, diretor técnico da Associação Brasileira dos Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira, 20% do azeite vendido no Brasil sofreu algum tipo de adulteração. De 2011 pra cá, estes números aumentam cada vez mais.

>> A saída para os consumidores residenciais é exatamente a mesma utilizada em cozinhas de alto nível: criatividade! 

>> Utilize a sua também, ao consumir menos azeite e criar mais com receitas saudáveis. Faça mais pestos, purês verdes, cremes (light) de ervas e utilize mais vinagres. 

>> Opte por cozimento no vapor, menos óleos de fritura ou saturados em geral. Esta é uma tendência mundial. Consuma o alimento o mais fresco e natural possível, esta é a linha de concepção gastronômica mais utilizada pelos grandes Chefs e seus restaurantes mundo afora.

Ainda é fato que aqui, no Brasil, consumimos a cultura do saturado e do alimento “extra cozido” ou (well done), especialmente em nossas carnes.  Franceses, japoneses, peruanos e outros tantos povos já descobriram que o alimento natural ou cru é mais saudável e, ao contrário do que pensamos, não provocam doenças associadas ao fato de o alimento não ter sido cozido. O que provoca intoxicações variadas é o consumo de alimentos sem procedência garantida, especialmente no caso de carnes e peixes.

Saiba de onde vem o alimento, questione, mantenha-se informado, e procure consumí-lo em seus estágios naturais ou levemente cozidos ou assados, desde que a procedência seja verdadeira. Assim, evita-se, também, o consumo de óleos e azeites.  A sua saúde e o seu coração agradecem. No mais, coloque o coração e o amor do que faz no momento do preparo, e entenda que todo e qualquer alimento é e sempre será sagrado por sua natureza!

A Coluna e o Colunista

 * André Pinheiro Machado, jornalista graduado em 2003 pela Unijuí, residiu em Londres desde 2005 até 2014, onde seguiu carreira como Chef na indústria da alimentação britânica, tendo a oportunidade de trabalhar em restaurantes com conceito Michelin e alta gastronomia em Londres. André fez parte do time de Chefs de Francesco Mazzei, celebridade da cozinha italiana por quase 3 anos. Depois disso, encarou os desafios no terceiro restaurante mais movimentado do mundo, o The Wouseley. Passou também pela experiência de supervisionar equipe enquanto sub Chef no Morton´s Club, empresa do conglomerado Marlon Abela, o bilionário libanês dono de uma cadeia de restaurantes com uma e duas estrelas no Guia Michelin em Londres, Dubai e Nova York. Depois disso, foi escolhido como o sênior sub Chef da empresa Mosimann´s Party Service, o serviço de festas encarregado de entregar alta gastronomia para a família real britânica, onde desempenhou atividades de coordenação e liderança de equipes em eventos nas casas reais por mais de um ano antes de retornar ao Brasil e abrir sua empresa especializada em alta gastronomia, chamada 5a Essência Gastronomia e Eventos, com sede em Ijui, de onde atende demandas em todo o Rio Grande do Sul e em outros estados.

O colunista vai abordar mensalmente temas de gastronomia e cultura. Acompanhe a coluna "Colher de Pau", só aqui no Tá Ligado!

* Caricatura desenhada por Guilherme Barroso.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...