Blog tá ligado Blog tá ligado

Lista: dez dicas de filmes e séries dirigidos por mulheres



O discurso acalorado da vencedora do Oscar de melhor atriz, Frances McDormand, nos inspirou. Ela levantou uma questão importante sobre representatividade de mulheres a frente de projetos na indústria cinematográfica.

Pensando nisso, e para homenagear as mulheres no Dia Internacional da Mulher, reunimos algumas dicas de séries e filmes, protagonizados ou dirigidos por mulheres. É maratona que chama?

1 – As sufragistas

Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre um movimento feminista e passa a cooperar. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Ano:  2015
Direção: Sarah Gavron


2 – Frida

Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

Ano:2003
Direção: Julie Taymor

via GIPHY

3 – Lady Bird – A hora de voar

Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim.  

Ano: 2018
Direção: Greta Gerwig
Indicações: Melhor Diretor Oscar 2018

via GIPHY

4 – Mulher Maravilha

Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

Ano: 2017
Direção: Patty Jenkins

via GIPHY

5 – Guerra ao Terror

JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson.

Ano: 2010
Direção: Kathryn Bigelow
Premiação: Oscar de Melhor Diretor (Primeira mulher a ganhar o Oscar nessa categoria), Globo de Ouro de Melhor Diretor, Prêmio BAFTA de Melhor Diretor e Melhor Diretor do Festival de Seattle.

via GIPHY

6 – Bicho de Sete Cabeças

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Ano: 2001
Direção: Laís Bodanzky
Premiação:  Prêmio Cinema Brasil de Melhor Diretor,Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Brasília, Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Recife.



7 – Os Batutinhas

Batatinha (Travis Tedford), Porky (Zachary Mabry) , Alfalfa (Bug Hall), Stymie (Kevin Jamal Woods) e outros meninos integram um grupo de garotos que simplesmente detesta garotas. Entretanto o clube se sente traído quando Alfafa se apaixona por Darla (Brittany Ashton Holmes) e os meninos começam a aprontar divertidas confusões para separar o novo casal.

Ano: 1994
Direção: Penelope Spheeris

via GIPHY

8 - O Sonho de Wadjda

Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

Ano: 2013
Direção: Haifaa Al Mansour

Curiosidade:Como não existe indústria de cinema na Arábia Saudita, esse é considerado o primeiro filme inteiramente filmado no país.



Séries

Algumas séries, disponíveis na Netflix, também contam com mulheres no elenco, como protagonistas, e na parte técnica.

1 - Scandal

Scandal, por exemplo, foi o primeiro programa de TV em horário nobre a estrelar uma protagonista negra (Kerry Washington) e renovar com a mesma para a segunda temporada desde Hawthorne (2009).

Olivia Pope (Kerry Washington) passa seu tempo protegendo a reputação das personalidades estadunidenses da elite, evitando que nasçam grandes escândalos. A moça decide abrir uma empresa após deixar seu trabalho na Casa Branca, mas não consegue se desvencilhar totalmente de seu passado profissional.

via GIPHY

2 – How to Get Away With Murder

Michaela, Wes, Laurel e Patrick são ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise DeWitt (Viola Davis), na aula de Direito Criminal 1, também conhecida como "Como Se Livrar de Um Assassinato".

via GIPHY



 

 

 

 









 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...