Blog tá ligado Blog tá ligado

Aprenda a sobreviver nas Redes Sociais

Já se perguntou quanto tempo você passa conectado na Internet? Com o uso de smartphones e tablets no nosso cotidiano, fica cada vez mais difícil não incorporar a tecnologia às nossas próprias vidas.

Pensando numa nova realidade, onde passamos cada vez mais tempo no mundo virtual, o Rizoma Unijuí, programa da UNIJUÍ FM resolveu abordar, o tema "Guia de Sobrevivência nas Redes Sociais"! Participaram, o professor de Direito na Unijuí, Mateus de Oliveira Fornasier; o psicólogo Diego Portolan; e a jornalista Fabiana do Prado; para dar dicas de convivência nesses espaços virtuais.

Confira o bate-papo na íntegra, em áudio:

 


Alguns pontos

"Eu acho que toca a todos nós, porquê nós vivemos numa Era digital e isso predomina nas nossas relações", comentou o psicólogo Diego Portolan, ao destacar as novas modalidades em que nos conhecemos, trabalhamos, nos comunicamos e marcamos encontros nos dias atuais. "Eu me pergunto que tipo de vínculo é esse, hoje, que temos com o virtual? Como isso ganhou uma importância cricual na vida do ser humano?".

O professor Mateus Fornasier, por sua vez, aborda as consequências penais que podem implicar uma discussão ou divulgação falsa na Internet. De acordo com ele, na questão judicial, não se atribui nenhuma diferença entre os mundos real e virtual. Durante a entrevista, ele ainda faz uma comparação entre os conflitos de opinião que se desenvolvem nas redes sociais e o mesmo tipo de situação na vida real. "Pensando apenas no sentido moral, será que você sairia agredindo verbalmente ou gritando com uma pessoa na rua simplesmente porquê ela não concorda com você?", comentou.

A jornalista da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Fabiana do Prado, aproveitou o momento para lembrar das tecnologias que permeiam esses espaços, proporcionando formas novas e personalizadas de se receber a informação. "Nós também somos afetados por como a tecnologia vai agir, pois existe um outro lado também: o Facebook nos dá esse espaço, mas também está ali pegando nossos dados e usando algoritmos que ninguém sabe realmente qual é a fórmula", disse.

Se você preferir ver em vídeo, confira a seguir:

                      








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...