Blog tá ligado Blog tá ligado

Estudar, “turistar” e se virar

 

 Confira o relato de Sarah Blauth Fengler, estudante do curso de Engenharia Civil da Unijuí

“Pois, metes dentro e me entregues”. Quem escuta essa frase, soa um tanto estranho ou até mesmo engraçado. Um português me disse essa frase quando eu estava no meu intercâmbio em Portugal. Comecei o meu intercâmbio em setembro de 2017 até fevereiro de 2018. Um semestre que mudou meu modo de pensar profissionalmente, culturalmente e individualmente.

Saber que se você não for no mercado pelo menos uma vez na semana, você passa fome. Saber que se você não aproveitar e lavar a roupa em um dia ensolarado, provavelmente suas roupas ficarão com mau cheiro, secando num quartinho sem ventilação. Saber que a frase “Mãe, me dá uma carona?”, não faz sentido lá. Enfim, são tantas pedras que encontramos no caminho, mas não podemos deixar que elas nos façam tropeçar. Por isso, jantar bolacha, lavar roupa no banho e pegar ônibus, pode até soar com um ar de normalidade para um intercambista.

Como toda novidade, estudar em outra faculdade é muito diferente, ainda mais em um país do outro lado no oceano Atlântico. Todas as faculdades possuem seus métodos de aprendizado e avaliações. E, apesar de tudo estar diferente, você terá que se enquadrar no novo padrão de ensino. Não existe a frase “A gente dá um jeitinho”. Perspicaz, eficiência e força de vontade são palavras chaves para um estudante estrangeiro que tem tudo para dar certo.

É claro que não só de alegrias vive um intercambista. A saudade de casa, da família e dos amigos é o que infelizmente faz o coração ficar apertado. Entretanto, as pessoas que você conhece durante o intercâmbio, tornam-se membros da sua nova família. São através delas que as alegrias e tristezas se manifestam. Pessoas que eram apenas seus amigos tornam-se irmãos, e esses serão guardados para o resto da vida com ótimas lembranças.

E as viagens? Bem, como qualquer pessoa, o tão sonhado desejo de viajar pelo Europa é enfim possível. Em meio aos estudos, fizemos viagens maravilhosas em Portugal, conhecendo as diferentes culturas dentro do país hospedeiro: desde o tradicional galo de Porto até a moderna Lisboa; deslumbrar a Veneza de Portugal e a charmosa Aveiro; conhecer a famosa Universidade de Coimbra; e por fim, assistir o campeonato mundial de surf em Peniche. Quem não conhece, Portugal é majestosa em sua cultura e sua arquitetura.

Após aprovada em todas as disciplinas que estava matriculada, chegou a hora de “Turistar”. E como foi bom! Viajar apenas com uma mochila e saber que durante três semanas vai ser ela, você e o Google Maps. Começamos nosso roteiro em Paris, a cidade estava alagada, mas não impediu a visita em nenhum lugar. Depois o entusiasmo foi voltado para Londres: Palácio de Buckingham, Museu de Cera e London Eye. Próximo destino foi Berlim e algumas cidades arredores. Sou suspeita em falar sobre esse assunto, sempre amei a cultura alemã e estar lá então, não tenho palavras para explicar o sentimento que senti lá. Para finalizar, pousamos na Espanha: conhecemos Madrid, Toledo e Sevilha.

Cito um verso do poeta português Fernando Pessoa “Tudo o que é bom, dura o tempo necessário para ser inesquecível”. Cada segundo desse intercâmbio ficará guardado: os estudos, as amizades, as experiências pessoais e as viagens. Experiências que nos inspiram a melhorar, a manter o foco e a dar valor para simples gestos. Enfim, e a famosa frase que citei no início “Pois, metes dentro e me entregues”, não será mais estranha, já que em português brasileiro poderia ser simplesmente traduzida como “Está correto, anexe no trabalho e me entregues”.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...