Blog tá ligado Blog tá ligado

Biblioteca disponibiliza plataforma online para referências bibliográficas

Agora, na página da Biblioteca Mario Osorio Marques no Portal da Unijuí é possível gerar referências bibliográficas. A Plataforma MORE, desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina, foi inserida no Portal para facilitar a produção de referências em pesquisas e trabalhos acadêmicos.

MORE é uma plataforma online que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal.

Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

O acesso à plataforma é feito com login e senha, cadastrados no MORE, em que ficam salvas todas as pesquisas e referências feitas pelo usuário. Além disso o programa automatiza alguns procedimentos como a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes), uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.

De acordo com a bibliotecária Aline Morales dos Santos, a plataforma oferece vantagens como gerar referências dos mais diversos tipos documentais, utiliza a ABNT-NBR6023 de 2002 que está em vigor, é de fácil manuseio, armazena as referências conforme a necessidade do usuário (criação de pastas/coleções) e é grátis.

Para ela, essa ferramenta é mais um recurso disponibilizado no site da Biblioteca para que estudantes e egressos tenham um instrumento a mais no momento de referenciar seus documentos.

“Esse recurso começará a ser trabalhado nas Capacitações (que a Biblioteca oferece), além dos outros recursos já disponíveis e trabalhados como o Caderno 85 - Trabalhos acadêmicos: apresentação, referências e citações, Portal Capes e Repositório Institucional”, comenta.

 

 

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...