Blog tá ligado Blog tá ligado

Oportunidades de experiências internacionais levam estudantes e professores para outros países

 

A busca constante por novas experiências e aprendizados oportunizam a muitas pessoas buscar novas vivências em outros países. Experiências internacionais são cada vez mais visadas por estudantes e professores de diferentes instituições de ensino. Expandir e agregar novos conhecimentos foi o que motivou os egressos do curso de Engenharia Civil da Unijuí - Campus Santa Rosa Francis Giovani Brun e Andressa Marx Mallmann. Os jovens estão em Portugal, na cidade de Leiria, realizando Mestrado em Engenharia Civil – Construções Civis, no Instituto Politécnico de Leiria – IPL.

Os jovens relatam que mal haviam se formado, no mês de agosto deste ano, e já estavam com um pé no mestrado. “Na formatura, ganhamos como presente uma viagem para Portugal, então para saber mais a respeito do país e das oportunidades que o mesmo poderia nos proporcionar, fomos conversar com o professor Luis Prola, e ele comentou a respeito do IPL, do curso de mestrado e que o período de candidatura estava aberto. Nos interessamos e corremos atrás dos trâmites para que pudéssemos efetuar nossa candidatura, e após um mês e meio de nossa formatura já estávamos em Portugal”, afirma Francis.

Andressa destaca que o IPL recebe pessoas de todo o mundo, a cidade tem uma ampla cultura, e isso acaba se tornando uma troca de experiências muito boa. “A experiência está sendo diferente, uma experiência maravilhosa. Temos convivência com pessoas de todo o mundo, além de colegas de Portugal, temos também da Colômbia, República Tcheca, Nepal... Em relação às atividades, realizamos algumas visitas técnicas, sendo uma delas realizada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa”, destaca a egressa.

Andressa e Francis também relatam que a Unijuí foi muito importante na formação. “A graduação foi o passo inicial para estarmos aqui. Além de ótimas experiências, amizades feitas com colegas e professores, queremos agradecer por todo aprendizado e pela formação”, afirmam.

Confira algumas imagens enviadas pelos egressos Andressa e Francis:

O intercâmbio no olhar de um professor

Como elemento participante mobilizador da sociedade e do seu desenvolvimento, as instituições universitárias buscam parcerias internacionais com objetivos de participarem ativamente do processo de globalização do conhecimento e de mobilidade das populações. As trocas de experiências internacionais no meio universitário, neste âmbito, tornaram-se um meio eficaz e imperativo de ampliar e expandir fronteiras do conhecimento.

Segundo o professor Luis Carlos Prola, engenheiro civil, mestre pela UFRGS, doutor pela Universidade de Lisboa e atualmente professor na Unijuí, a oportunidade de realizar suas atividades docentes no Brasil aconteceram por meio de ligações afetivas familiares com a região. “Aproveitei esta conjuntura mundial para viver esta experiência profissional, que se conjugou com uma aspiração pessoal e afetiva. Como se diz popularmente ‘consegui unir o útil ao agradável’ com esta oportunidade que se materializou em uma das viagens que fiz nas férias ao Brasil, em visita aos familiares”, afirma Prola.

As experiências vivenciadas pelo professor foram várias. “Embora já tivesse experiências docente das matérias ministradas, o enfoque deve ser adaptado à contingências e condições locais. Desenvolvi atividades docentes de ensino nos cursos de graduação e em curso para a comunidade externa, orientação de trabalhos e participação em bancas de TCC de e dissertação de mestrado. Também tentei passar aos colegas e estudantes o incentivo à mobilidade docente e discente como um fator de enriquecimento pessoal e profissional, apresentando como exemplo a minha experiência vivenciada”, diz Prola. 

Prola avalia positivamente a parceria entre as instituições (Unijuí e IPLeiria) e afirma que possui todas as condições para se manter e até ser ampliada, para benefício mútuo. “As universidades, além do seu caráter universal, são muito importantes nas comunidades que se inserem. É ali que aparecem os seus resultados mais imediatos e transformadores (formação de recursos humanos, geração de conhecimentos, trabalhos de extensão, desenvolvimento social e econômico). Pelo que observei nestes dois anos a Unijuí cumpre com este legado”, afirma o professor.

Luis Carlos retorna para Portugal no mês de janeiro. Ele é Professor Coordenador do Departamento de Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. “Quero agradecer aos colegas professores, funcionários e representantes dos órgãos diretivos da Unijuí pelo modo impecável como fui tratado nestes dois anos. De fato, fazendo uma avaliação destes dois anos, devo dizer que foi muito positivo e por certo levarei as melhores lembranças da Unijuí”, conclui o professor.

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...