Blog tá ligado Blog tá ligado

Fique em casa: dicas de livros e filmes para conferir!

Muitas pessoas que enfrentavam dias cheios de trabalhos, estudos e compromissos diversos, tiveram suas rotinas interrompidas pelo isolamento social, orientado pelo Ministério da Saúde, como forma de prevenção ao Covid-19. A partir disso, a Unijuí separou algumas dicas culturais e de lazer para preencher os dias de reclusão. Confira: 

FILMES:

- Sociedade dos poetas mortos


Dirigido por Peter Weir, o filme retrata a história do novo professor de Inglês John Keating, que é inserido em uma escola preparatória de meninos conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para ensinar seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos aprendem a serem menos tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia. Disponível na Netflix.

- A teoria de tudo


Dirigido por James Marsh, o filme retrata a história de Stephen Hawking, o astrofísico que realizou descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade. Disponível na Netflix.

- Gênio Indomável


Dirigido por Gus Van Sant, o filme fala sobre um rapaz chamado Will, que possui um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. O psicólogo Sean Maguire o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida. Disponível na Netflix.

- A procura da felicidade


Dirigido por Gabriele Muccino, o filme conta a história de Chris, que enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, que decide ir embora. Chris se torna pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Dessa forma, Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão. Disponível na Netflix.

- Viver duas vezes


Dirigido por Maria Ripoll, "Viver duas vezes" retrata a história de um homem chamado Emílio, professor de matemática em uma universidade, que é diagnosticado com Alzheimer. No auge de sua doença, Emílio e sua família decidem ir de atrás do seu amor de infância. Disponível na Netflix.

A Netflix disponibiliza também, em sua tela inicial, o TOP 10, de acordo com os filmes mais assistidos no Brasil. A ordem em que os conteúdos aparecem varia de acordo com o histórico de visualização do usuário, mudando diariamente conforme a audiência que os filmes recebem.

LIVROS: 

- O sol é para todos


Autoria de Harper Lee, "O sol nasce para todos" é um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930, narrado por Scout, filha do advogado.

Rápido e Devagar duas formas de pensar


O autor Daniel Kahneman transforma a leitura em uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Expondo as capacidades extraordinárias e os defeitos e vícios do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.

Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração


Neste livro, Viktor Frankl, fundador da logoterapia, mostra como foi a sua experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Numa segunda parte, Viktor apresenta os conceitos básicos da logoterapia.

                   _________________________________________________________________

Além destas dicas, a reclusão é uma boa oportunidade para passar o tempo em família e resgatar os jogos de tabuleiro que foram ofuscados pelas tecnologias, tais como o xadrez, dama, devagar, banco imobiliário, imagem e ação, jogo da vida e dominó. Assim como os baralhos de cartas que oferecem diversas formas de entretenimento, como truco, canastra, buraco, uno e pôquer.

Ainda assim, para aqueles que não possuem os tabuleiros e baralhos necessários para os jogos citados, existem diversas opções destes mesmos jogos, em aplicativos para Android e IOS, que permitem a interação de várias pessoas a partir de diferentes dispositivos, de forma online. Confira:

Gartic: aplicativo em que um dos jogadores desenha e o restante deve adivinhar do que se trata o desenho. A cada acerto os jogadores vão pontuando, quem pontua mais, vence.

Uno: funciona com as mesmas regas do jogo de cartas, mas de forma online.

Agar.io: os jogadores controlam uma pequena “célula”. O objetivo desta célula é absorver outros usuários e itens espalhados pelo jogo para se tornar cada vez maior, aumentando a sua pontuação.

8 ball pool: funciona como uma partida de sinuca, você pode desafiar os seus amigos nos mais variados graus de dificuldades e prêmios.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...