Blog tá ligado Blog tá ligado

“No último semestre tive a oportunidade de realizar um período de intercâmbio...e por aqui estou até hoje!”

A Unijuí é uma Universidade completa, que oferece aos estudantes ensino, pesquisa, extensão e cultura, além de possibilitar a ampliação de horizontes por meio de intercâmbios com instituições de vários países, sendo uma Instituição que desenvolve a internacionalização. Conheça o relato da egressa Carina Talice Stübe Herman de Sousa, que foi para Portugal realizar intercâmbio no último ano de Graduação e mudou completamente a vida:



“Concluí o curso de Farmácia na Unijuí em abril de 2013. No último semestre tive a oportunidade de realizar um período de intercâmbio na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e por aqui estou até hoje!

De fato, a proximidade cultural, a facilidade da língua e principalmente a hospitalidade e simpatia dos portugueses tornaram o Porto um lar. O período de intercâmbio foi uma experiência extremamente enriquecedora a nível profissional, mas especialmente pessoal. Foi a primeira vez que saí para além das fronteiras brasileiras, o que me permitiu sair também da zona de conforto, conhecer novas culturas, ampliar meus horizontes e principalmente aprender a me adaptar. Tive a oportunidade de conhecer alguns países da Europa e da África, mas foi por Portugal que me apaixonei.

Apesar de ter uma área territorial menor que o Estado do Rio Grande do Sul, é um país com uma cultura riquíssima, variadas paisagens e um povo incrível e cordial.  A culinária é espetacular de Norte a Sul, passando pelas Ilhas. As grandes cidades como Porto e Lisboa são de uma beleza histórica incrível. Porém, foi o interior de Portugal e a Ilha da Madeira que me surpreenderam pela suas belezas naturais.


Essa experiência do intercâmbio foi tão positiva, que em setembro de 2013, após a formatura, ingressei no Mestrado em Oncologia Clínica, pelo Instituto Português de Oncologia do Porto. Atualmente estou na fase final do Doutoramento em Farmacologia e Toxicologia Experimentais e Clínicas na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desenvolvo minha pesquisa no Departamento de Farmacologia e Neurobiologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto (ICBAS-UP). Sinto-me realizada profissionalmente como farmacêutica por poder contribuir na pesquisa de novas ferramentas farmacológicas no tratamento da dor crônica.

A nível pessoal, tive a felicidade de conhecer o meu marido e encontrei nele um companheiro de chimarrão, amante de churrasco e Vinho do Porto! Desde 2017 temos mais um integrante na família, o Luís Henrique, nosso filho Luso-Brasileiro e/ou Gaúcho-Madeirense, que fala com sotaque português com o pai e brasileiro com a mãe!

Sou muito grata à Unijuí e aos professores do curso de Farmácia pela minha formação acadêmica, em especial a professora Angélica Moreira, que foi minha mentora e grande incentivadora na realização do intercâmbio, lá em 2012. Deste-me a oportunidade da minha vida. Muito Obrigada!"

Carina Talice Stübe Herman de Sousa








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...