Blog tá ligado Blog tá ligado

O Estágio tem papel fundamental para carreira profissional

 
 

Jovens que se interessam em atividades extracurriculares no período da universidade tendem a se destacar mais em uma entrevista de emprego. Os estágios também proporcionam ao estudante desenvolver o comportamento em público, indispensável para assumir a responsabilidade de um cargo profissional.

Para o Professor Coordenador do Curso de Administração da UNIJUÍ Marcos Paulo Dhein Griebeler, a busca por estágios é fundamental para uma carreira promissora. “Em muitos casos, é a chance que os acadêmicos possuem para adquirir, além de experiência, a possibilidade de aprender, na prática, aquilo que aprendem nas disciplinas de seus cursos”.

Com um mercado em constante mudança, é preciso ter a certeza de que a busca por emprego está organizada. Para isso, o aluno deve ter um currículo atraente, segundo o professor Marcos. “Para ter um registro de todas estas atividades, ter um currículo atualizado, de preferência, o Lattes (http://lattes.cnpq.br), também é interessante”.

Com a consciência de que construir um bom currículo ao longo da vida acadêmica é um diferencial, a formanda em Administração pela UNIJUÍ, Rúbia Goi Becker, aproveitou todas as oportunidades de estágio que surgiram durante a graduação. Atualmente ela faz parte do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul e também é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do projeto RS INOVA. Ela também participou da Excelência Júnior - Empresa Júnior da UNIJUÍ e atuou na representação dos alunos do colegiado de Administração, além dos outros 6 estágios. Pontos que contribuíram para o seu currículo.

Rúbia observa que as experiências nos diferentes estágios foram pontos importantes para diferenciar e se destacar. “O mercado procura sempre um algo a mais, dar sempre um pouco mais do que lhe for exigido. Somos avaliados a todo o momento, as pessoas percebem tudo o que você faz e isso pode repercutir positivamente ou negativamente, dependendo do seu comportamento e da situação”, acrescenta.

O mercado está cheio de oportunidades, para aqueles que têm o objetivo de adquirir experiência na área desejada. Confira algumas vagas de estágio no site da UNIJUÍ:http://www.unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco.

 

Quer se sair bem no seu estágio? Confira algumas dicas.

- Estar sempre bem informado e atualizado. Conhecimento nunca é demais.

- Manter boa aparência, vestir-se adequadamente com a situação e com o ambiente trabalho.

- Faça perguntas e não tenha medo de assumir que não sabe, mostre interesse em aprender.

- Seja proativo. Tome iniciativa, mas aceite orientações, sempre faça bem feito.

- Cuide de sua imagem on-line. Tome cuidado com sua exposição em redes sociais, as empresas estão de olho no que você anda postando em seu perfil.

- Empreendedor. Seja empreendedor proponha, arrisque, mostre interesse pelo trabalho da empresa.

- Respeite prazo. Nunca deixe para depois o que pode ser feito agora.

- Trabalhe em grupo, não seja individualista.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...