Blog tá ligado Blog tá ligado

Um sonho feito realidade!

Vinicius Pagnussat, acadêmico de Administração da UNIJUÍ, realizou um intercâmbio de seis meses na Universidad Autónoma de Madrid.

Quer saber o que ele conta de lá? Confira:

“Fazer uma viagem de intercâmbio sempre esteve nos meus planos, morar em Madrid foi a realização de um sonho e conhecer grande parte da Europa foi um “regalo de Dios”!

Tomar a decisão de dar um tempo na vida profissional e encarar o desafio de morar fora do Brasil, não foi uma tarefa fácil. Quando estava prestes a embarcar para Madrid, mil coisas passavam pela minha cabeça... “Será que vai dar certo? E se não der? Será que vou fazer amigos?” Bom, um mês depois de ter chegado a única coisa que eu pensava era o quanto eu queria renovar meu visto para mais seis meses.   

Uma cidade extremamente turística, Madrid alia glamour e beleza à praticidade e segurança. Não é exagero falar que é uma cidade perfeita. Embora não tenha praia, é extremamente viva, harmônica, acolhedora, verde e alegre... Nunca fiz tantos amigos em tão pouco tempo, sem falar que Madrid tem o pescado mais fresco, as melhores corridas de touros (as famosas touradas!), as melhores festas, o melhor transporte, etc..  

Madrid tem as suas temperaturas sempre aos extremos, no inverno faz muito frio, no verão é extremamente calor. Assim, no inverno a gente aproveitava a neve e no verão desfrutava das praias de Barcelona - e o que é melhor: com um custo muito baixo (o que é parâmetro, aliás, para qualquer país europeu! Turismo na Europa e uma barbada!).

A experiência foi incrível e inesquecível. Seis meses foi pouco, mas suficiente para despertar o desejo de voltar e continuar exatamente de onde parei. Aprendi e amadureci muito, fiz verdadeiros amigos e criei vínculos. Fazer parte da cidadania europeia e conhecer de perto os principais eixos da economia, política e infraestrutura de um país de primeiro mundo, NÃO TEM PREÇO!

A Universidad Autónoma de Madrid é uma Universidade extremamente organizada: proporciona a seus alunos tranquilidade com relação à adaptação, idioma e, fundamentalmente, às aulas. Com uma dinâmica parecida com a UNIJUI, a UAM também trabalha com sistema de avaliações individualmente pré-estabelecidas em cada disciplina, porém, agrega aos exames questões extremamente práticas e resolução de casos.

É importante dominar o Espanhol e, para isso, a UAM oferece cursos gratuitos que, além de reforçar o conhecimento da língua, ajudam na inserção entre os demais colegas estrangeiros. É importante não perder a data da prova de nível (em que são avaliados os conhecimentos que cada estudante possui do idioma), pois as vagas são limitadas e os atrasados não conseguem participar do curso. 

Antes mesmo da chegada a Madrid, a UAM oferece um tutor para auxiliar em tudo que você precisar, tanto no âmbito da Universidade quanto em passeios turísticos. Esse tutor provavelmente será o primeiro amigo dentre muitos que você fará ao longo do intercâmbio.

Para nós, que caminhamos em busca do conhecimento, o intercâmbio é uma ferramenta que traz possibilidades de abrir e expandir os nossos horizontes em busca de evoluir pessoal e profissionalmente, criando formas individuais de pensar e pôr em prática a busca dos nossos ideais.

Agradeço à Deus, à minha família, amigos e à Unijuí pela oportunidade”. 


Pela Alemanha...

Com toda a sua delicadeza Rafaea Heming está conquistando a Alemanha. Bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras, ela deixou a cidade natal, Panambi, e interrompeu as atividades no curso de Comunicação Social da Unijuí, para estudar na Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Quer saber como está sendo essa experiência?

Confira o que ela contou pra gente:

“Dedicar-se a um curso superior abre nossos olhos para um outro mundo de possibilidades, nos mostra a infinita variedade de coisas que podemos realizar durante a nossa vida, que trarão benefícios a curto e longo prazo. Durante essa fase singular, a experiência no exterior tem um papel muito importante, ela nos mostra que as fronteiras no mundo são transponíveis e guardam a maior riqueza existente: o conhecimento de culturas que nunca havíamos visto antes, lugares inimagináveis e o contato com sabedorias e opiniões únicas.

Esta é uma oportunidade única na minha vida, e que sem o apoio e o vínculo da Unijuí com o Programa não seria possível. O Escritório de Relações Internacionais da Unijuí me orientou a cada momento, incentivando para que eu buscasse novas informações de para onde eu deveria ir, e me mostrando os meios de adquirir isto.

A Unijuí ainda me auxilia neste período em que estou no exterior. Basta eu contatar meu Departamento que pessoas como o Professor Marcio Granez e a Liane Rapachi me respondem prontamente me auxiliando a mais de 10 mil km de distância. Esse é realmente um diferencial da Unijuí, realidade que meus colegas que estão aqui vindos de outras universidades não possuem. Por isso eu posso dizer que a primeira escolha correta para o meu futuro foi ingressar na Unijuí, que além do estudo de qualidade me proporciona possibilidades antes inimagináveis".

Rafaela Heming, intercambista na Universidade de Leipzig, Alemanha, através do Programa Ciência Sem Fronteiras.


 


"Australia for Natalia"

 

O espírito aventureiro, disciplina e força de vontade são ingredientes imprescindíveis aos candidatos a intercâmbio.

Estas são características marcantes da acadêmica do 5º semestre de Ciências Biológicas da UNIJUÍ, Natalia Callai da Silva. Ela embarcou no dia 15 de fevereiro para Melbourne, na Austrália, onde vai estudar na Universidade de Melbourne (Unimelb) durante o primeiro semestre de 2013, através do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Como forma de dividir suas experiências com as pessoas queridas que ela deixou por aqui,  a Natalia criou um blog: “Austrália for Natalia”:

Conversamos com ela para saber como ela conseguiu realizar esse sonho. Confira:

Como tudo começou?

Eu estudo inglês já faz muito tempo, e isso com certeza foi um ponto a favor na hora de escolher meu destino, uma vez que é uma das etapas eliminatórias no processo. Antes de escolher o país, eu fiz o TOEFL, que é um teste de proficiência em Inglês. Depois que veio a resposta e percebi que tinha ido bem e teria chances, conversei com o pessoal da Unijuí para ver qual país seria melhor, mais tranquilo e eles me indicaram a Austrália.

Então eu tentei, e quase dois meses depois que iniciei o processo (tradução juramentada, escolha da cidade, da universidade, das matérias, renovação de passaporte), recebi o email do CNPq dizendo que minha bolsa tinha sido aprovada! :D

Qual área de pesquisa buscou na Austrália?

Tenho algumas áreas de maior interesse, como a parte celular e molecular, por exemplo. Na hora de escolher as matérias fiquei bem confusa, porque eu queria fazer tudo, na verdade. Tenho um grande interesse na área voltada para a saúde, e aqui na Austrália o sistema de saúde deles é excelente. O serviço público é muito bom, e as pesquisas desenvolvidas aqui em qualquer área da saúde são ‘top’. Então também estou fazendo matérias voltadas a saúde coletiva, genética e etc.

Como está sendo a experiência na universidade?

Aqui a universidade é completamente diferente, pois quem faz a matéria são os alunos. As responsabilidades são altas, temos muitas coisas para fazer. E isso porque não tem como um professor travar discussão com mil alunos, para isso existe workshop, tutorial, etc. É uma visão diferente, bem 'cada um por si', mas está sendo de extrema importância para o meu crescimento.


 


 

 Você pode conferir mais fotos e curiosidades no Blog da Natalia!


Leia mais...

O sonho do intercâmbio

Confira o relato da acadêmica de Farmácia, Carina Hermann, intercambista na Universidade do Porto.









"Sempre acreditei que nossas escolhas determinam o lugar onde estamos e a pessoa a qual nos tornamos. Em 2012, resolvi fazer minha escolha, me despedi dos meus familiares, amigos, do meu trabalho, da faculdade, e resolvi partir para um Intercâmbio na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Portugal. Para ser intercambista é preciso inicialmente ter coragem de sair rumo ao desconhecido, ao incerto. Sair do aconchego e comodidade do lar, atravessar o oceano, chegar num lugar totalmente desconhecido.

  Apesar da facilidade da língua portuguesa ter contribuído muito para que eu pudesse realizar este período de estudos em outro país, logo que cheguei a Portugal notei algumas diferenças gritantes, seja no sotaque ou mesmo em algumas palavras como autocarro (ônibus), comboio (trem), fixe (legal), rapariga (menina), giro (bonito). Contudo, os portugueses são muito receptivos e educados, conhecem e são muito influenciados por nossas músicas, gastronomia e é claro, por nossas novelas!

Nestes meses tive a oportunidade de realizar meu estágio na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto junto ao departamento de Tecnologia Farmacêutica na área de Dermocosmética, conheci muitos equipamentos novos usados no desenvolvimento e teste de novas formulações cosméticas.  A Faculdade de Farmácia conta uma infraestrutura excelente, com profissionais muito qualificados, tive a oportunidade de conhecer doutores os quais são autores de livros que usei durante minha graduação, foi muito gratificante.

Gostaria de agradecer à minha família e amigos por todo o apoio para a concretização deste sonho, à professora Angélica Cristiane Moreira, a qual me incentivou na realização deste intercâmbio, ao gabinete de Relações Internacionais da Unijuí, através do qual tive a oportunidade de ser contemplada com uma bolsa do Programa Ciências sem Fronteiras. 

  Posso afirmar que foram seis meses de muito crescimento e superação, foi preciso começar tudo do zero. Mas valeu a pena cada momento. Um período longe de casa nos possibilita abrir novos horizontes, criar novas expectativas, perceber que tudo é possível, conhecer lugares incríveis, e ao mesmo tempo, aprender a valorizar nossas raízes, nossa cultura".

 

Carina Hermann realiza intercâmbio em Portugal, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, pelo Programa Ciências sem Fronteiras, desde setembro de 2012 com retorno previsto para abril de 2013.

 


Leia mais...

Vivendo um sonho prolongado

Conheça a história de Alexandre Kunkel da Costa, o acadêmico da UNIJUÍ, que vivenciou experiências inesquecíveis em seu Intercâmbio!

"Quando embarquei no avião um horizonte cheio de surpresas, desafios, experiências, conhecimentos, me esperava: partia para a maior das experiências da minha vida. E foi assim que aconteceu.

Cursei matérias que poderiam ser aproveitadas e substituídas às matérias equivalentes ao nosso currículo acadêmico. A escolha de matérias se deu em função do oferecimento dessas no respectivo período escolar da universidade. A ideia que tive foi aproveitar e conhecer as três áreas de ênfase da engenharia elétrica de lá: telecomunicações, automação e sistemas de energia. Sabia que esta escolha seria um grande desafio, pois as matérias a serem cursadas eram muito aplicadas. Nas duas matérias cursadas na área dos sistemas de energia, devido ao conhecimento prévio da área, não foi encontrado grande dificuldade para aproveitamento destas.

Na área de telecomunicações e automação foram escolhidas matérias muito avançadas, onde esta necessitava um “pré-requisito” de duas matérias anteriores a estas, ou seja, necessidade um largo conhecimento na área para cursá-las, o que dificultou o aproveitamento destas. Em geral a metodologia de ensino é um pouco diferenciada da nossa. Todas as matérias cursadas tinham laboratório prático próprio. Em resumo, posso afirmar que foi muito proveitoso ter a oportunidade de conhecer e estudar em uma das faculdades de engenharia mais importantes da Europa.

Em uma matéria, através de um contato do professor, tivemos a oportunidade de conhecer uma empresa na área de engenharia (“Smartwatt”), que visa eficiência energética comercial, residencial e industrial. Na oportunidade, foi nos mostrado as várias áreas de atuação da empresa. Tivemos uma conversa com os engenheiros da empresa, para saber algumas funções deles, onde houve uma troca de ideias do dia a dia de trabalho, alguns projetos desenvolvidos pela empresa, etc. Essa visita foi interessante e importante, pois houve uma grande troca de experiência e informações a respeito da área de atuação da empresa, beneficiando também como um complemento de conteúdos das aulas.

As viagens e passeios durante o período de férias foram inesquecíveis. Percorremos e viajamos por muitos países: Inglaterra, Holanda, França, Espanha, Itália, Marrocos e conhecemos muito bem Portugal. A cada país, uma experiência de vida nova e diferente, impressionando-nos. A cada passo, algo novo foi descoberto.


Posso dizer que o intercâmbio foi uma experiência única. Tive a felicidade e a oportunidade de poder desfrutar momentos que sonhava desde criança. Parecia que não era verdade, parecia que eu estava adormecido em um sonho prolongado: somente quando voltei é que tive o tempo para “processar” o que vivenciei."



Dia do Intercâmbio


Se você está pensando em fazer intercâmbio, não pode perder essa! O evento “Dia do Intercâmbio” acontece no dia 02 de abril, no Auditório do campus Santa Rosa e no dia 03 de abril no Salão Azul, do campus Ijuí.

Na ocasião, serão apresentadas as oportunidades de intercâmbio disponíveis para os estudantes da UNIJUÍ. Além disso, será um momento para facilitar o contato entre os estudantes e as instituições responsáveis por intercâmbios, viagens internacionais e ensino de idiomas no Brasil.

O evento é gratuito e podem participar estudantes de Graduação de todos os cursos da UNIJUÍ, estudantes de especialização, mestrado, doutorado, comunidade e interessados externos.

Informações pelo e-mail eri@unijui.edu.br, ou pelo fone 3332-0329.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 02/04 – Santa Rosa
19h30min – Abertura do Evento
19h35min – Fala do Pró-Reitor Pedro Luis Buttenbender
19h50min – Oportunidades de Intercâmbio - Daniel Baggio, Assessor do Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ
20h30min – Mochileiro Aprendiz Aventureiro – Advogado Vicente Zancan Frantz.
21h30min – Experiência de Intercâmbio na Espanha – Doutoranda Cátia Felden – Univerisdade de Zaragoza/Espanha.
22h00min – Perguntas e Encerramento do Evento.

*Serão convidadas escolas de idiomas e de intercâmbio da cidade de Santa Rosa para Expor.

Dia 03/04 – Ijuí – Tarde
14h – Abertura do Evento
14h10min – Fala do Reitor
14h20min – Oportunidades de Intercâmbio - Ulrich Dressel, Assessor do Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ
14h40min – Intercâmbio para Portugal. Profa. Angélica Cristiane Moreira do DCVida/UNIJUÍ.
15h10min – Experiências de Intercâmbio (dois alunos UNIJUÍ).
16h30min – Encerramento do turno da tarde (palestras).

Dia 03/04 – Ijuí - Noite
19h30min – Abertura do Evento
19h40min – Oportunidades de Intercâmbio - Ulrich Dressel/Daniel Baggio, Assessor do Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ
20h30min - Intercâmbio para Espanha. Profa. Helena Callai /UNIJUÍ
21h – Experiência de Intercâmbio (dois alunos UNIJUÍ).
22h00min – Perguntas e Encerramento do Evento.

*Concomitante com as palestras, das 14 horas às 22 horas, as instituições convidadas estarão passando informações para os estudantes sobre oportunidades de intercâmbio e pacotes de intercâmbio e cursos de idiomas.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...