Blog tá ligado Blog tá ligado

O trânsito não é brincadeira



Hoje é quarta-feira, e sei que para muitos universitários o “final de semana” começa cedo.
Como não quero que ninguém saia fazendo besteira por aí, trago para vocês um material que saiu na Zero Hora, de sexta(20/06), bem completo e informativo e que tem como objetivo esclarecer um pouco sobre os perigos do álcool e um histórico das leis de trânsito.

Entenda a lei de tolerância zero ao álcool
A nova lei torna mais rígida a cobrança ao motorista que ingere bebida alcoólica, mas fica mais branda para o comerciante que vende a mesma. Entenda a evolução da legislação sobre o tema.

Lei para o motorista

1997
Antes do novo Código Brasileiro de Trânsito ser criado, em 23 de setembro de 1997, as regras para os motoristas que bebiam antes de dirigir eram mais brandas. No texto, estavam previstas multas para quem apresentasse 0,8 grama de álcool por litro de sangue. No novo código, o texto foi alterado e as multas passaram a ser aplicadas para condutores que apresentassem 0,6 grama de álcool por litro de sangue, o equivalente a cerca de dois copos de cerveja. A punição para quem ultrapassasse esse índice era de cinco vezes o valor de uma multa gravíssima, o que soma R$ 955.

2008
A lei de tolerância zero ao álcool foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 19 de junho de 2008. Agora, as multas são aplicadas para condutores que apresentarem 0,2 grama de álcool por litro de sangue, mas o valor pago será o mesmo (R$ 955). O motorista também poderá ser punido com a suspensão da carteira de habilitação por um ano. Porém, o rigor não será total no começo da vigência. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda precisa definir uma pequena margem de tolerância, para não cometer injustiças com, por exemplo, condutores que apresentaram um pequeno índice de álcool no sangue devido a alguma medicação.

Lei para o comércio de bebidas

Fevereiro de 2008
O presidente Lula assinou uma medida provisória (MP) que proibia a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais a partir do dia 1º de fevereiro. Pela MP, ficou proibida a comercialização de qualquer bebida potável que contenha álcool. O comerciante que descumprisse a norma teria que pagar multa de R$ 1,5 mil.

Junho de 2008
A lei sancionada no dia 20 de junho pelo presidente Lula, além de restringir a ingestão de bebidas alcóolicas antes de dirigir, também destinou novas regras para a venda do produto. Ficou definida a liberação para a comercialização no perímetro urbano e a proibição nas áreas rurais. Também foi vedado o consumo de bebidas dentro dos estabelecimentos. A violação da regra prevê multa de R$ 1,5 mil. A partir desta sexta-feira(20/06) é proibido ingerir qualquer quantidade de bebida alcóolica antes de dirigir. O motorista flagrado com teor alcóolico acima de zero vai cometer infração gravíssima, será multado em R$ 955 e perderá o direito de dirigir por um ano.
Zerohora.com 20/06/08

Depois de tanta informação, gostaria de saber a sua opinião sobre a nova lei.
O espaço para comentários está aberto. Opine!




O valor das idéias



Idéias,idéias,idéias... na semana passada, comentei sobre como é importante ter BAGAGEM para poder gerar idéias. Sobre isso, trago para vocês o comentário que a Revista Veja fez, há alguns anos , sobre um estudo denominado The Rise of the Creative Class (A Ascensão da Classe Criativa), do professor americano Richard Florida, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh.

A tese do professor Florida é que a era do conhecimento, testemunha o nascimento da "cultura criativa", em oposição à "cultura corporativa", ou seja, hoje o “fazer” corretamente não é mais a mercadoria que os empregados vendem aos empregadores. Isso seria a característica da cultura corporativa, com suas empresas altamente hierarquizadas. Na era criativa descrita por Florida, as pessoas vendem, acima de tudo, sua capacidade de pensar. Espera-se mais de um profissional hoje do que no passado.

Em sua pesquisa, Florida constatou que um profissional criativo estimula seu cérebro também nas horas de lazer. Ler bastante, freqüentar cinema e teatro, viajar para conhecer outras culturas, ter um hobby que exige atenção constante - como jogos de computador ou esportes radicais - constitui um padrão entre os que são bem-sucedidos. Nos Estados Unidos, a busca de estímulos faz com que essas pessoas se concentrem em cidades de vida cultural intensa e ambiente tolerante. Um caso clássico, citado em reportagem da revista Newsweek sobre o assunto, é o da cidade texana de Austin. No fim dos anos 70, surgiu lá um importante movimento de rock de garagem. Isso fez com que empresários se animassem a construir uma grande casa de espetáculos na cidade. Com todos esses atrativos, Austin se tornou uma meca da juventude no sul dos Estados Unidos. Na hora de escolher um lugar para instalar seu quartel-general, a empresa de informática Dell _ hoje uma das gigantes do ramo _ decidiu-se por Austin justamente por causa disso. O silogismo: jovens gostam de computadores, informática é um setor para pessoas criativas, e roqueiros em geral são jovens e criativos.

E aí, vai ficar deitado no sofá esperando as boas idéias surgirem como uma inspiração divina? Reza a lenda que Einstein dizia: 1% inspiração e 99% transpiração.
Uma semana cheia de boas idéias para você!!!

PS:e aí, qual foi sua última boa idéia?


Boa idéia da semana: na verdade, queria comentar sobre algo que aconteceu na semana passada: a 1ª Feira de Comunicação, evento organizado pela Professora de Relações Públicas Marcia Formentini (uma formiguinha atômica cheia de idéias, diga-se de passagem). Neste evento, a gente pôde acompanhar as idéias das pessoas que fizeram ou ainda fazem o curso de Comunicação Social da Unijuí. Nossos jovens empreendedores contaram os desafios e as conquistas de seus negócios, mostrando que, felizmente, existe espaço para as BOAS idéias em comunicação brotarem aqui na nossa região. Que venha a próxima Feira!!!



Novos Bixos vem aí





E aí galera, ta rolando uma nova campanha de Vestibular de Inverno da UNIJUÍ. Neste concurso, estão disponíveis 623 vagas na modalidade presencial e 540 na modalidade a distância.

As inscrições estão abertas desde a última quinta-feira, 12 de junho, e ficarão abertas até o dia 07 de julho, uma terça-feira. A prova será realizada no domingo, dia 13 de julho, das 8h30min às 11h. Esse vestibular será realizado para os cursos presenciais e a distância. E o mote da campanha é Para uma Vida de Conquistas, UNIJUÍ.

Além da tradicional qualidade de ensino que a Unijuí oferece a mais de 50 anos, neste vestibular aparecem alguns diferenciais de conjuntos de bolsas e benefícios. Temos o Pravaler, o FIES, o PROUNI, Convênios com Órgãos Públicos, Modalidade de Pagamento Estendido, além de disponibilizar 38 cursos em 4 Campi.

Acesse e conheça a campanha pelo link: www.unijui.edu.br/vestibular. Portanto, fiquem ligado, em alguns dias, novos bixos estarão circulando pela Universidade.

Fernando Goettems - acadêmico de Comunicação Social da UNIJUÍ




O Valor das Idéias



Na semana passada, falei que criatividade é inerente ao ser humano, ou seja, TODOS temos a capacidade de gerar IDÉIAS, de ver de forma diferente aquilo que todo mundo vê igual, de resolver problemas (dos mais variados tamanhos!!!), de transformar,combinar... Pois é, mas para que a CRIATIVIDADE se manifeste, penso que deve haver certas condições, como ter interesse, atitude, vontade de ser criativo. E isso passa por uma certa curiosidade, inquietude...dar um grito de XÔ PREGUIÇA!!!! e correr atrás das soluções. Tá certo que Domenico de Masi estremeceu o mundo com seu "Ócio Criativo", mas creio que a busca das informações, querer saber mais, se envolver, ter garra e disciplina são fundamentais para os que querem exercer a vida - pessoal e profissional - com criatividade. TER BAGAGEM. Cérebro vazio não gera idéias, só copia....Então, leia mais, veja mais, viaje mais, experimente mais, estude mais, observe mais... Garanto que esta bagagem é bem gostosa de carregar....

PS: E aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: e por falar em carregar, você já tem a sua ecobag? São aquelas sacolas - feitas com materiais reciclados os rústicos - para levar as compras do mercado. Assim você limita o uso das sacolas plásticas.... os mercados de Ijuí bem que podiam fazer as suas, não acham?

* Melissa Gressler - professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ



O valor das Idéias





Vou iniciar a coluna da semana com a 2 perguntas: você se considera uma pessoa criativa?
Acha que os criativos são só artistas, publicitários ou pessoas um pouco fora do comum? Se a 1ª resposta foi NÃO, e a 2ª SIM.... só lamento companheiro.... TODOS SOMOS CRIATIVOS. Temos a capacidade de gerar IDÉIAS. A criatividade é algo inerente ao ser humano!!! Gosto de um conceito de criatividade de um publicitário chamado Roberto Menna Barreto, que diz que criatividade é a capacidade de resolver problemas. Desmistifica a criatividade, traz ela pro nosso cotidiano... Então, a questão que se pode discutir é essa: como resolver problemas? Não existe fórmula, mas alguns aspectos parecem ser unânimes junto aos pesquisadores da área.

dentificar corretamente o problema, reunir informações para compreender o que se apresenta, combinar essas diferentes informações, preparar o terreno para que a idéia aconteça... isso é o processo criativo! E isso ocorre em todas as profissões, incluindo aí os artistas, os publicitários, mas também os médicos, os engenheiros, os economistas...
Falo mais sobre processo criativo na semana que vem. Por enquanto é isso. E aproveite a célebre frase de Picasso para pensar um pouco: "Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição."

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: Duas professoras do DELAC, a Cláudia Caimmi e a Deisi Barella, criaram uma grife de acessórios artesanais, exclusivos, com a cara e a energia dessas 2 guerreiras. O nome: Feito nós. Conheci o trabalho delas neste sábado que passou, num encontro meio chá de comadres, meio desfile, meio tudo. Colares, echarpes, e tudo para renovar o visual da velha camiseta básica com a calça jeans. Diferente, original, ousado. CRIATIVO, desde o produto, até a embalagem. Adoro gente que faz o novo!

* Melissa Gressler - professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ




UM FABULOSO DESTINO

Brincando pelo youtube encontrei este vídeo (postado pelo ex-aluno da UNIJUÍ Arion Engers Moreira) de uma fala do Extraordinário Mestre Larry Wizniewsky aos formandos de Comunicação Social e Psicologia, em janeiro de 2007.
O que esse “maluco” diz é pra colocar qualquer filtro solar no chinelo.

easymedia media=/arquivos/videos/marketing/Larry.flv}

Endereço do vídeo no youtube se alguém quiser dar uma olhada lá.  
http://www.youtube.com/watch?v=3oal-E2RF7Q

Adios Amigos...

* Maiquel Kelm








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...