Blog tá ligado Blog tá ligado

É a universidade que faz o aluno ou é o aluno que faz a universidade?

Essa semana fiquei sabendo que a UNIJUÍ está entre as 5 melhores universidades privadas do estado.

Pra ser sincero, é algo que me anima e principalmente me deixa bastante orgulhoso, pois além de trabalhar na instituição, fiz toda a minha graduação na UNIJUÍ e curso Pós-Graduação aqui.



E aí, conversando com as pessoas pipocou uma pergunta, mas antes de postar a minha opinião gostaria de saber a de vocês (estudantes, professores, funcionários, internautas, leitores do Tá Ligado).

E a pergunta é:



É a universidade que faz o aluno ou é o aluno que faz a universidade?



Bote a cabeça para funcionar e exponha todas as suas opiniões sobre este assunto.

(semana que vem eu posto a minha opinião sobre, tá tri?)

Adios amigos

* Maiquel Kelm - Publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ


Criatividade terapêutica

Os leitores do Caderno Vida (que sai aos sábados na ZH) se depararam na última edição (06/09) com uma matéria bem interessante, e que caiu como uma luva aqui nesta coluna que fala de criatividade. O título: CRIATIVIDADE QUE CURA. A matéria fala bastante da arteterapia, técnica auxiliar no tratamento de doentes psiquiátricos graves ou mesmo de pessoas que buscam alternativas para sobreviver ao stress. A Arteterapia pode ter diferentes enfoques – pintura, modelagem, colagem, dança, música, entre outros, mas todos eles têm em comum o estímulo à criatividade, a liberdade de expressão, o prazer da transformação. Na reportagem, a arteterapeuta Marilice Costi, afirma que “qualquer atividade criativa desenvolve áreas neuronais e pode estimular aquelas lesionadas”. Olha que fantástico,o processo criativo pensado como caminho para uma vida melhor: as sessões permitem o conhecimento de si e dos outros, elevam a auto-estima, permitem lidar com experiências traumáticas,e,a cima de tudo, desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico, diz Maria Helena Piccinini, voluntária do Projeto Vivendo e Reaprendendo do Centro de Prevenção e Intervenção de Psicoses de Porto Alegre. Amei tudo isso!

Uma salva de palmas para a criatividade!!!! Abraços e boa semana!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?



Boa Idéia da semana: E para não fugir do tema de hoje, uma salva de palmas também para o Atelier de Desenho e Pintura, vinculado ao Projeto de Extensão Laboratório de Artes e Design. Coordenado pela professora do Curso de Artes Visuais da UNIJUI Rosana Berwanger Silva, e com a participação de duas acadêmicas bolsistas, Franciele Blaszak e Fabiana Kocourek – ambas vinculadas ao Curso de Artes Visuais. É a universidade se aproximando da comunidade através da arte e da criatividade!

Os desenhos realizados pelos participantes do Atelier integram uma mostra coletiva que estará à disposição do público até o dia 22 de setembro, no hall da Biblioteca Infanto-Juvenil Lucília Minssem, no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Show de bola!

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


É preto no branco. Ou verde no azul, amarelo no roxo...

Pois é, semana passada a minha coluna furou...foi fazer um raio-x...

Na verdade, deu BRANCO. Olhei para a tela do computador, vinham muitas idéias ao mesmo tempo, mas na hora de escrever: BRANCO. Meu cérebro se comportava como uma caixa de OMO, lavando cada vez mais BRANCO... Mas isso é natural em seres humanos, não somos máquinas programadas.

E por falar em branco, e já que as coleções primavera-verão começam a pipocar por aí exibindo paletas super democráticas, que tal comentarmos alguma coisa sobre cores? Afinal, elas são a matéria-prima das mais diferentes manifestações criativas... Arte, moda, design, arquitetura, cinema, alimentação, eventos (como a abertura e o encerramento dos jogos olímpicos), e até mesmo nas palavras (já observaram como nossa linguagem é colorida? fico roxa de raiva quando não concordam comigo...).

A cor é um efeito físico, vocês devem lembrar isso das aulas de Física. Mas para além disso, a cor é um elemento fundamental de comunicação. Carrega significados, potencializa a intenção da mensagem, gera sensações. As marcas bem criadas se aproveitam disso, e o azul da IBM vai significar tecnologia e o amarelo+vermelho do McDonald’ss vai ser fome+comida rápida... E estes significados podem ser diferentes conforme a cultura. Por exemplo, no Brasil, o preto, é sinal de luto; já no Japão, o luto é representado pelo branco.

E quais as tendências de cor?[i] “No último salão de Milão, os designers abraçaram cores como o amarelo, o azul, o vermelho e o fúcsia”, afirma Sally Lohan, do site inglês WGSN (Worth Global Style Network). Mas, para além das fronteiras da Itália, a busca é por tudo o que remeta à natureza: “a preocupação com o meio ambiente se traduz nos tons da água e da madeira, que transmitem segurança e bem-estar”, diz Sabina Deweik, do Future Concept Lab. Daí a força de azuis e marrons, seguido de perto pelos verdes, “tons que despontam na esteira das discussões sobre sustentabilidade”, reforça Elisabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores.



Então, que tal começar a ter um olhar diferente sobre as cores na sua vida? Contrastes, dégradés, sensações, combinações... tudo vale a pena quando a paleta de cores não é pequena..(ok,ok, trocadilho infame, eu sei...)

Uma semana multicolor para você!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa Idéia da semana: uma pitada de cor aqui, outra ali... vc pode começar a colorir sua vida aos poucos, em um objeto de decoração, uma almofada, um vaso de flores,um quadro. Revistas de decoração, sites especializados, e mesmo os catálogos dos fabricantes podem ajudar a mostrar o caminho. Depois, experimente uma cor na parede. E para as meninas, atenção...cor nos olhos..uau! Caderno Donna da Zero Hora do último Domingo fala do assunto. Bom proveito!

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ



--------------------------------------------------------------------------------

[i] Fonte: Revista Casa Cláudia, Junho de 2008, p.66


A universidade nos ensina, a vida também e por que não os filmes?

"COM MÉRITO"

Dá-lhe Tricolor: até Eles nos ajudam

Que fase!!! Líder e com sobras. Aliás, tem sobrado pra todo mundo, até pra Eles. Nem o nosso time reserva perde mais, mesmo jogando lá, no lugar inominável. Para ganhar só faltou forçar um recuo de bola para o Clemer. Falando nisso FICA CLEMER.

E hoje é dia de calar o Maracanã e despachar de vez o mengão. Se ganhar é uma mão Tricolor na taça. Afinal, serão oito pontos sobre o segundo colocado, o time do Capitão América. Aposto no Perea e no Souza que, mesmo jogando de ala, hoje marca o primeiro com a camisa do Imortal Grêmio.

Dá-lhe Tricolor!



Melhor ataque, melhor defesa e um craque no gol. VICTOR. Falando nisso FICA CLEMER. É só show....até o site da FIFA destaca a garra TRICOLOR. Está lá é só conferir. Além de elogiar os nossos impressionantes números no Brasileirão, faz referência aos gremistas famosos espalhados pelo mundo que é e sempre será azul.

Enfim, tudo está no seu lugar.

FICA TITE (claro que ele é gremista)

FICA EM FORMA Daniel Carvalho (na atual, bola)


E Dá-lhe TRICOLOR!!!!! RUMO AO TÍTULO


Victor está invicto há 478 minutos no gol gremista - Foto: Daniel Marenco

* Mosqueteiro Tricolor – “Com o Grêmio onde Grêmio estiver”


Saci que se preze acredita no Internacional

Desanimado. Deprimido. Abatido. Revoltado. Chateado.

Sentimentos que nunca combinaram com a torcida colorada, mas que vem contagiando um a um e nos acompanhando nos últimos jogos.

Menos pro Saci!



É um saco ser realista, mas isso tem que mudar!

Vamo lá torcida colorada!

Hoje, contra o Palmeiras, o time precisa voltar a jogar bem, encontrar o futebol e principalmente vencer.

Vencer? É, vencer!

Mas não vão ajudar Eles?

É, pois é, mas o Internacional é clube grande, pô.

Saci que se preze acredita no Internacional.

Saci que se preze acredita na força da torcida.

Saci que se preze acredita no Gigante da Beira-Rio.

Saci que se preze acredita que o Celso Roth voltará a cometer as tradicionais “CelsoRothices”.

Dá-lhe Mengo!

Dá-lhe Cruzeiro!



DÁ-LHE COLORADO!

*Saci Colorado - Representante da Nação Colorada no Tá Ligado








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...