Blog tá ligado Blog tá ligado

Seja um doador de medula óssea

Estudante da Unijuí: o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realiza campanha para doações de medula óssea. Faça a sua parte!

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido esponjoso (tutano) encontrada no interior dos ossos; é rica em células-tronco hematopoiéticas, responsáveis pela formação dos componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

O que é o transplante de medula óssea?

É uma modalidade de tratamento no qual a medula óssea doente do paciente é substituída por células-tronco normais, com o objetivo de reconstituir a medula óssea normal. O transplante de medula óssea (TMO) é diferente da maioria dos transplantes; o órgão transplantado não é sólido, como o rim, e sim um tecido. Os transplantes de medula óssea são também chamados de Transplantes de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH).

Após quimioterapia em altas doses, associada ou não à radioterapia, o paciente (o receptor) recebe a medula óssea doada por meio de uma transfusão, ou seja, as células-tronco provenientes do próprio paciente ou de um doador, são transfundidas para o paciente.

O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue de cordão umbilical.

Saiba mais no site do Ministério da Saúde.


Página da Biblioteca no Portal está de cara nova

A página da Biblioteca Mario Osorio Marques no Portal da Unijuí está de cara nova. Quem circulou por lá, pesquisou obras ou renovou livro, já percebeu as mudanças na navegação.

Com design modernizado e facilitando principalmente a pesquisa, a página agrega qualidade ao importante serviço que a Biblioteca presta aos professores, pesquisadores e estudantes da Universidade, além da comunidade regional. “A principal função é fornecer serviços de informação para a comunidade acadêmica, apoiando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ela está diretamente ligada ao ensino superior sendo fundamental para auxiliar no processo de aprendizagem”, observa a gerente da Biblioteca Eleda Passinato Sausen.

O avanço da tecnologia de informação eliminou os obstáculos de tempo e espaço, segundo Eleda. “A Biblioteca procura se adaptar aos novos tempos para ir ao encontro das necessidades dos seus usuários, disponibilizando um acervo bibliográfico, tanto físico quanto virtual, atualizado e em sintonia com os projetos pedagógicos dos cursos da Unijuí”, complementa. 

Confere lá!


Tudo está no seu lugar

Os alunos estão pelos campi. Os professores preparam suas aulas. E o Tá Ligado já anda a todo vapor. Tudo está no seu lugar!

Aos novos alunos que agora fazem parte da Universidade e, consequentemente, ao mundo do Tá Ligado, as nossas boas vindas. Para aqueles que nos acompanham desde o ano passado continuem ligados porque mais prêmios virão, assim como as matérias sobre a Universidade, os flagras, fotos da galera e todas as demais editorias do Blog.

- Estamos de olho!

Já acompanhamos "O primeiro dia a gente não esquece". Ao som da banda Excellence flagramos, fotografamos e retomamos, junto com os estudantes, mais um semestre acadêmico. Agora fique ligado, porque estamos com os olhos bem abertos, como o mascote do Tá Ligado aí na foto.

 

 


Retrospectiva Tá Ligado I

O ano de 2008 marcou o início do Blog Tá Ligado. Desde maio o mundo dos universitários da UNIJUÍ começou a ser destaque neste espaço. Em todos os seus aspectos o cotidiano do estudante da UNIJUÍ passou a ser retratado de uma forma mais “descontraída”, simples e objetiva. Pois é justamente nesse formato que trabalhamos a “nossa retrospectiva”. Até porque você vai encontrar inúmeras retrospectivas por aí, mas de um jeito “Tá Ligado” elas são mais raras e divertidas.

Tudo começou assim...

Uma “idéia” (naquele tempo era com acento) na cabeça e um espaço virtual a disposição. Surgia o Tá Ligado.

Em cada editoria espaço para todos. As festas foram destaque nas “Baladas” dos cursos da UNIJUÍ. Comunicação, Direito, Engenharia, Contabilidade, foram alguns dos que passaram por esta editoria.


Mas é claro que não ficamos mostrando só festas, afinal os alunos também desenvolvem vários trabalhos dentro da Universidade. Muitos deles até são premiados e reconhecidos. O Tá Ligado mostrou alguns deles.

- Paulo Roberto Schimitt - Finalista Prêmio Santander

- Diego Cadore - Finalista Prêmio Jovem Inovador

- Alex Vinícius - aluno destaque da IX Sala de Extensão da UFRGS

Não faltaram flagras no campus. Inclusive flagras de amor.

2008 foi ano da nossa estreia. O espaço para quem "Tá Ligado" no mundo universitário.


Vencedores da promoção "Só quem Tá Ligado ganha"

Camiseta do Tá Ligado autografada pelo Iotti

vencedora - SUÉLEN MAYARA VENSO - acadêmica de Engenharia Civil

Frase - CHENTE DE DEUS IO MEREÇO GANHA A CAMISA DO ÍOTTI, ARCO DIONA SO FÁ DESSE PORCO CANE... PESSOAL GOSTARIA DE TER A CAMISA AUTOGRAFADA PELO IOTTI POIS ADORO O TRABALHO DELE E SEI FALA IGUALISINHO A ELE.....

Camiseta Para uma vida de conquistas autografada pela banda Fresno

Vencedora - PRISCILA HERMES MOHR - acadêmica de Psicologia

Frase - Porque resisti a 9 horas em pé para ver um show deles, nem a chuva me fez desistir e insisto para ganhar esse presente através da minha Universidade. Seria mais uma consquista através da Unijuí, além das muitas que já me proporciona.


Só quem Tá Ligado ganha

Promoção vai premiar as frases mais criativas com camisetas autografadas do Iotti e da banda Fresno

Como dissemos desde o início, o Blog Tá Ligado vai estar sempre “criando” promoções para os alunos da UNIJUÍ. E mais uma está chegando. “SÓ QUEM TÁ LIGADO GANHA!”

Prêmios – Camiseta Tá Ligado autografada pelo Iotti. E camiseta da UNIJUÍ “Para uma vida de conquistas” autografada pela Fresno.

Como ganhar?

Responda a pergunta: por que eu mereço ganhar uma camiseta autografada pelo Iotti ou pela banda Fresno? Poste o seu comentário no Blog com a sua frase, seu nome completo, endereço de e-mail/ou telefone, e também qual camiseta autografada você deseja ganhar.

Vencedores

As respostas mais criativas e originais levam as camisetas. O anúncio dos ganhadores será feito aqui no Blog e também na rádio UNIJUÍ FM, no dia 31 de outubro.

Regulamento

*Uma comissão da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ vai avaliar as respostas a partir da criatividade e originalidade das frases;

*As frases podem ter no máximo três linhas, acima disso não serão consideradas;

*Só podem participar da promoção alunos da UNIJUÍ;

*Não serão consideradas para avaliação e serão retiradas do Blog frases ou palavras pejorativas e que tenham qualquer conotação de preconceito ou algo semelhante;

*Cada aluno poderá concorrer com quantas frases quiser, mas será contemplado uma única vez, ou seja, não poderá ganhar duas camisetas;

*Frases sem nexo (sentido) não serão consideradas para avaliação;

*O final da promoção acontece às 16h, do dia 31 de outubro. Após este prazo nenhuma frase será avaliada;








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...