Blog tá ligado Blog tá ligado

Praticando a teoria no Salão do Conhecimento

 
 

O trabalho dos estudantes de Jornalismo é realizado com orientação da Coordenadoria de Marketing da Unijuí em parceria com o a rádio Unijuí Fm, a Agência Experimental Usina de Ideias e o curso de Comunicação Social.

O Salão do Conhecimento está ocorrendo nesta semana, iniciou na segunda-feira, 28, e segue até a próxima sexta-feira, 02 de outubro, nos quatro câmpus da Unijuí. Assim como no ano passado, a edição 2015 conta com a cobertura jornalística de 15 estudantes, que registram o evento com textos, fotos, vídeos e áudios.

Os materiais são veiculados no portal de notícias da Unijuí (o Comunica), na rádio Unijuí Fm e nas redes sociais da Universidade: Twitter, Facebook e Instagram. O trabalho é realizado com orientação da Coordenadoria de Marketing da Unijuí em parceria com o a rádio Unijuí Fm, a Agência Experimental Usina de Ideias e o curso de Comunicação Social. O planejamento da equipe inicia com a escolha das pautas mais relevantes e com a distribuição dos equipamentos.

Valéria Foletto, estudante do 4º semestre de jornalismo, é uma das integrantes da equipe de cobertura. Ela participa pela primeira vez da ação e diz estar em busca de experiência: “O que me motivou a participar é essa questão de aliar a prática à teoria. Acredito que quem está cobrindo o Salão do Conhecimento está adquirindo experiência na vida acadêmica, para mais adiante não ter aquele choque de realidade. A experiência é o fazer jornalístico, ter horário para deixar as matérias prontas e já se adaptar ao mercado de trabalho”.

Todos os anos a equipe e a universidade preocupam-se em produzir matérias para informar o público sobre todas as atividades do evento. Aliado a isso, os estudantes tem a oportunidade de trabalhar com uma cobertura multimídia, seja fotografando, redigindo textos, coletando sonoras, o que ajuda o acadêmico a conhecer mais de perto a profissão.

Para o coordenador do curso de Comunicação Social, Marcio Granez, a experiência permite que os alunos ampliem sua visão para além da sala de aula: “O Salão do Conhecimento é um evento em que podemos sair um pouco da rotina, das disciplinas, da sala de aula, e olhar com outro olhar o que produzimos na Universidade. O salão tem sido cada vez maior e melhor em termos de qualidade e a participação do aluno nesse sentido é muito importante, porque faz com que ele comece a pensar em pesquisa, extensão, iniciação científica e amplie os seus horizontes”.

A acadêmica Priscila Duarte conta como é fazer da cobertura de um evento universitário pela segunda vez: “Quando eu comecei ano passado não sabia nada, mas do ano passado para cá aprendi bastante e isso me ajudou também no que eu faço hoje, pois trabalho em uma rádio. O que eu exercitei no evento passado, pude utilizar no meu trabalho. O Salão do Conhecimento agrega muito para nós futuros jornalistas”.

Até o momento já foram produzidos boletins para a rádio Unijuí FM, vídeos, entrevistas e matérias.

Texto: Daniella Rigodanzo Koslowski, estudante de Jornalismo da Unijuí

Foto: Suzana Klein, e Milena Wittkiend








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...