Blog tá ligado Blog tá ligado

Robô Unijuí: Conheça o robô projetado por estudantes da Unijuí

O Grupo de Automação Industrial e Controle – Gaic, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), desenvolveu um robô com tecnologia capaz de reconhecer faces, conversar com pessoas e ser operacionalizado a uma distância de até 600 metros. A tecnologia está circulando pela Casa da Unijuí na ExpoIjuí/Fenadi 2017.

O robô possui uma câmera IP que possibilita a transmissão, via streaming, direto com Youtube, o que permite ao operador uma visão de tudo o que o robô está vendo e ouvindo. O professor Maurício Campos, chefe do DCEEng, conta que o projeto foi desenvolvido em cinco dias e que os estudantes trabalharam até as 4h da manhã.

Maurício explica como funciona o robô, que tecnicamente são dois: “Ele está em um corpo só, mas a cabeça se comporta como um robô que reconhece face e começa um diálogo unilateral com algumas frases prontas até que a pessoa se afasta e ele se despede dela, e a base é um drone terrestre que faz com que ele de movimente ao longo da feira”.

Pedro Pascoal, estudante do Engenharia Elétrica e bolsista do Gaic, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto que inicialmente teve a participação de quatro bolsistas. No decorrer dos estudos, outros estudantes foram incluídos, conta Pedro. Para ele, o projeto, desde já, trouxe excelentes resultados “Essa é uma primeira versão do Robô, que proporcionou ao grupo grandes experiências e aprendizados” comenta.

Para os próximos anos a ideia é manter o robô para outras atividades do curso e também outros projetos que envolvam a comunidade: “a gente tem um projeto com o DEMEI, que vai começar nas escolas a partir do ano que vem, que é levar ele até as escolas onde poderá contar histórias para os alunos. Temos um monte de ideias sobre o que ele pode ou não fazer a partir de agora” finaliza.

A conclusão do projeto contou com a participação dos estudantes Leonardo Antônio Brum Viera, Pedro Gelati Pascoal, Cristiano Langner, Giordano Marholt Walker, João Vitor das Chaga Silva, Leonardo Mai, Darlei Elias Schiling, Gustavo Castoldi Lucca, Catherine Marquioro de Freitas e o bolsista do projeto Física para Todos Bruno Pich, além dos funcionários da UNIJUI Arthur de Jesus Staats e Maurício Gasparin e do Curso de Design, para o desenvolvimento do corpo do Robô, e do Departamento de Marketing da Unijuí, responsável pelo adesivamento.

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...