Blog tá ligado Blog tá ligado

Estudante da Unijuí é campeão da XXI Maratona de Programação Paralela

Pablo Pavan, estudante do 8º semestre do Curso de Ciência da Computação da Unijuí, voltou de São Paulo, onde participou da XXII Maratona de Programação Paralela durante o Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD – SSC 2017), com um troféu, um certificado e um HDD de 2TB da Seagate.

 

Pablo Pavan, de preto a direita na foto. Foto: Arquivo Pessoal.

Essa foi a premiação para os vencedores do desafio promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, nesse mês de outubro, em Campinas, no estado paulista. Pablo participou junto com outros dois estudantes de diferentes Universidades que também foram premiados. 

O objetivo da XXI Maratona de Programação Paralela - 2017 Marathon of Parallel Programming, é espalhar o conhecimento em programação paralela e distribuída através de uma competição de alto nível. Cada equipe, composta por três (3) alunos e um treinador, teve cerca de 5 horas para resolver 9 problemas. 

De acordo com Pablo, Programação Paralela consiste em dividir uma tarefa computacional em duas ou mais instâncias suficientemente independentes a ponto de poderem ser executadas em paralelo - por exemplo em dois núcleos de processamento diferentes, ou mesmo em duas máquinas diferentes. Nem toda tarefa é paralelizável, isso depende muito das características do problema e das relações de dependência entre as tarefas a serem realizadas. 

Pablo participou na categoria local e ao voltar para casa a sensação foi de orgulho e satisfação “vencer esta maratona durante um evento internacional demostra o quanto a formação do curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ foi importante para o aprendizado” comemora o jovem. 

Além de estudante da graduação ele também é bolsista de Extensão PIBEX/UNIJUÍ do Projeto Rádio Tecnologias e Empreendedorismo na Escola e voluntario em outros projetos de Iniciação Cientifica voltados para a Computação de Alto Desempenho que tem a orientação do professor da UNIJUÍ Edson Luiz Padoin, com parceria de outras instituições de ensino.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...