Blog tá ligado Blog tá ligado

Pequenos hábitos podem melhorar o seu rendimento nas aulas online


Como consequência do isolamento social gerado pela Covid-19, muitos alunos, de diferentes níveis de ensino, estão assistindo aulas online até que sejam retomadas as aulas em sala de aula.  Para melhorar a interação entre estudantes e professores, reunimos algumas dicas que serão úteis para qualificar o aprendizados e melhorar o rendimento dos estudantes. 

O grupo de pesquisa “Mongaba: educação, linguagens e tecnologias” vinculado a CNPq e liderado pela professora da Unijuí, Fabiana Diniz, desenvolveu, com base em estudos, algumas orientações com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado online dos estudantes nos diferentes níveis de ensino. 

A professora Fabiana Diniz destaca que importantes aspectos devem ser levados em consideração para o sucesso das aulas neste formato. Um dos aspectos destacados é a importância dos estudantes conseguirem perceber o que foi pauta daquela aula e até que ponto conseguiram avançar naquele assunto. 

Caso existam dúvidas sobre o conteúdo, atividades ou planejamentos, a dica é para que o aluno manifeste sua dúvida ao professor, seja oralmente na aula, seja posteriormente, por escrito ou em um outro contato para evitar ficar com dúvidas.

A timidez pode atrapalhar nas interações virtuais e para isso existem plataformas como, por exemplo, o Google Meet, que possui uma ferramenta de chat que pode ser usado pelo aluno ao longo da aula online, pois organiza a interação com o professor sem necessariamente interromper a aula.

A professora Fabiana Diniz, ressalta a importância do aluno não encarar as aulas online como vídeo-aulas planejadas.  “É importante que o aluno, ao acessar esses materiais, perceba que não são vídeo-aulas editadas e planejadas como aquelas tantas que são disponibilizadas nas redes, mas que são um repositório muito qualificado e eficaz de revisar conteúdos, agendamentos e outras explicações feitas pelo docente em interação com a turma online”, afirma a professora. 

Além disso, Fabiana destaca os métodos de aprendizagem para aqueles alunos que enfrentam problemas de conexão com a internet.  “Muitos locais possuem problemas de sinal, o que dificulta o acesso efetivo do aluno por muito tempo em uma aula online. Por isso é que muitos docentes têm conseguido disponibilizar aulas gravadas e conteúdos nas mais diferentes formas: whatsapp, redes sociais, e-mail, gravações em CD-ROM enviados aos alunos, e até mesmo a impressão e envio de materiais quando necessário“, conclui. 

O ambiente online pode gerar grande produtividade nas aulas, mas para isso, é necessário que os estudantes tenham persistência, organização do tempo (rever o cronograma e as atividades), ambiente específico para estudo e concentração, comunicação e interação (com professores e colegas, considerando o meio acadêmico), contato com colegas, professores e equipe técnica da Universidade para qualificar suas habilidades tecnológicas, assim como as de escrita e a autonomia.

Professores da rede básica de ensino podem entrar em contato por meio do e-mail fabiana.k@unijui.edu.br para saber mais sobre o estudo e o grupo de pesquisa, e como ele pode auxiliar a educação nesse período de isolamento social. 

A Unijuí oferece formas de auxiliar professores da rede de educação na qualificação do ensino. Até o dia 11 de maio, estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional Tecnologias Educacionais Colaborativas. Neste link tem mais informações sobre a oferta.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...