Blog tá ligado Blog tá ligado

Ian e o projeto de sinalização do Parque da Pedreira

Tudo o que aprendem em sala de aula, nossos estudantes colocam em prática ainda durante a graduação. O aprendizado é levado da Unijuí para a comunidade e transforma os universitários e também a sociedade. Para começar, a série “Aprendi na Unijuí” mostra o projeto do estudante do curso de Design Ian Amaral, que fez o projeto de sinalização do Parque da Pedreira em Ijuí.

 

O Parque da Pedreira é um espaço de lazer muito aguardado pela comunidade ijuiense. Em volta do lago do local foram construídos quiosques e bancos, para que a população possa aproveitar a área verde após a pandemia. Ainda em 2019, com as obras em andamento, chegou até o estudante de Design, Ian Amaral, a proposta de criar a sinalização do espaço. Confira o relato:

A demanda surgiu em 2019, quando eu estava fazendo a matéria de Projeto de Sinalização. Para a avaliação final do semestre nós deveríamos criar uma proposta de sinalização para algum local de livre escolha. A professora Fabiane Grossmann trouxe a sugestão do Parque da Pedreira, pois a prefeitura havia entrado em contato com a Universidade, comentando que havia a demanda da sinalização. Com isso, eu decidi criar minha proposta para o Parque, pois após fazer uma visita às obras, fiquei encantado com o local.

Durante minha primeira visita ao Parque pude perceber que o local passa um sentimento de simplicidade e aconchego, utilizando-se de materiais rústicos na sua construção, como pilares feitos de troncos de eucalipto e decks de tábuas de madeira. Com isso, percebi que a sinalização do Parque deveria se destacar para que sua função de guiar o público visitante se cumprisse, porém ao mesmo tempo as placas deveriam estar em harmonia com o ambiente. A partir disso, optei por um visual rústico, semelhante às placas feitas a mão, constituídas de troncos de árvore com pranchas penduradas por correntes, por exemplo.

O layout das placas já está finalizado e foi enviado à empresa que cuidará da instalação. Acredito que durante as próximas semanas serão instaladas no Parque. Está sendo incrível fazer essa produção, pois normalmente durante algumas matérias do Curso nós apenas chegamos até a fase de apresentação da proposta, então poder participar da implementação de um projeto, que no futuro será disponibilizado ao grande público, está me trazendo um grande aprendizado, tanto agora durante a implementação, lidando com imprevistos e alterações do projeto, como também após a inauguração do Parque, recebendo o feedback do público que fará uso da sinalização.

 Estou cursando o 10° semestre de Design. Durante o Curso, me apaixonei pela área do design gráfico, principalmente identidade visual, interface, e, durante a elaboração deste projeto, sinalização também. Certamente desejo seguir carreira nessas áreas e desejo poder trabalhar em mais projetos como este no futuro. Confira o projeto completo aqui.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...