Blog tá ligado Blog tá ligado

Grupos de estudo na Unijuí: estímulo à pesquisa e extensão

Estudante, Unijuí: para se aprofundar em conteúdos, iniciar na pesquisa ou na extensão, uma baita opção são os Grupos de Estudos da UNIJUÍ. Nos Campi Santa Rosa e Três Passos são sete opções em diferentes áreas. Atualmente, cerca de 100 estudantes participam desse formato de estudo compartilhado.

Para o estudante do 7º semestre de Engenharia Elétrica do Campus Santa Rosa, Leonardo Camera Alves, uma das principais vantagens é o estímulo à pesquisa e a busca por novos conhecimentos. “Aperfeiçoamos nossas habilidades de trabalho em grupo, debatemos os pontos de vista diferentes sobre uma mesma ideia. Uma vez que os assuntos pesquisados são levantados em algumas das disciplinas do nosso curso, além de nos ajudar nelas, faz com que tenhamos mais curiosidade e vontade de aprender o assunto , além de nos ajudar a ver a realidade com outros olhos, nos motivando a fazer nossa parte”, destaca o estudante.

Os encontros são presenciais e acontecem com uma periodicidade quinzenal, ao menos. Uma das atividades desenvolvidas pelos grupos é a escrita de artigos científicos, que posteriormente são submetidos a apresentações em congressos, jornadas de pesquisas, extensão e seminários.

Segundo a professora Fernanda Serrer, responsável pelo grupo de estudos do curso de Direito do campus Santa Rosa, o grupo integra doze estudantes de diferentes semestres e vêm se revelando como um espaço privilegiado para o aprofundamento do debate acerca de temáticas ligadas ao conflito e suas formas de gestão e administração. “Como coordenadora do grupo tenho percebido o envolvimento dos estudantes nas rodadas de conversa, impressões pessoais dos textos lidos, na busca pelos espaços de fala e registro de suas ideias na forma de pequenos textos. Nesse sentido, já é possível perceber uma gradual construção de uma cultura acadêmica de pesquisa e produção científica, além da valorosa presença dos alunos na cena universitária em outros espaços para além da sala de aula”, ressalta Fernanda.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, “o projeto dos Grupos de Estudos, já nas primeiras semanas de funcionamento, está dando sinais claros que é uma estratégia interessante para potencializar o envolvimento dos estudantes dos campi Santa Rosa e Três Passos com a pesquisa e a extensão. Neste momento, uma centena de estudantes, acompanhados com um grupo de entusiasmados professores, estão dando os primeiros passos do que pode vir a ser uma “nova tradição” da UNIJUÍ. Esperamos que muitos mais acadêmicos se somem aos grupos no curto prazo”, destaca.

Confira as opções de grupos de estudos em Santa Rosa e Três Passos








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...