Blog tá ligado Blog tá ligado

Dose de cultura: conheça o Traças Digitais

Que tal aproveitar o período de férias para conhecer um projeto de extensão da Unijuí, que explora o mundo da literatura e busca instigar novos (e velhos) leitores?

Estamos falando do Traças Digitais, um projeto que conta com a produção de audiolivros e envolve a participação de acadêmicos da Universidade, professores e alunos da Educação Básica, além de membros da comunidade.

Todas as semanas, há conteúdos novos sendo postados no canal do Youtube - como o podcast abaixo:

Entre as produções, estão dicionários de conceitos, tratando de temas bastante conhecidos, como identidade cultural; dicionários de mitologia; audiopoemas, que trazem autores como Mário Quintana, Ferreira Gullar e Martha Medeiros; e podcasts que tratam de uma infinidade de temas.

Mais informações podem ser acessadas nos perfis do Facebook e Instagram, @projetotracasdigitais.


Confira os horários para transporte coletivo em Ijuí

A Medianeira Transportes Urbanos informa novidades sobre as linhas de ônibus em Ijuí, em razão do Coronavírus. Confira as linhas e horários a seguir:

 

Mais informações com a empresa, pelo site.

 


Nova Graduação: um recado para os nossos estudantes!


Caros estudantes!

Como todos sabem, a sociedade está em constante transformação e, como consequência, todos os diversos segmentos que a compõe  também  precisam rever e melhorar seus processos para seguir trilhando caminhos de desenvolvimento, o que não é diferente com as Instituições de Educação Superior (IES). Atenta a estes acontecimentos e percebendo a necessidade de acompanhar as transformações que estão acontecendo e que ainda estão por vir, a Universidade está projetando, a partir de uma Proposta de Reinvenção da Unijuí, iniciada em meados deste ano, mudanças internas (organização de estruturas) para os novos estudantes, ingressantes a partir de 2021, e novos currículos para os cursos presenciais de graduação. 

A proposta precisa ter impacto (de sustentabilidade e formação) para os próximos anos, por isso foi postada nos colegiados institucionais, nos quais os estudantes têm assento. Acreditamos que participar do processo de construção será condição para obter bons resultados acadêmicos, administrativos e de sustentabilidade financeira. 

Neste contexto, queremos apresentar a vocês os dois processos centrais e interdependentes dessa proposta de reinvenção institucional, que sintetizamos aqui:

  • um de caráter organizacional interno, com revisão da organização dos departamentos, passando a ser ainda mais centrado nas atividades fins da Universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. 

O que isso impacta efetivamente para o estudante? Os colegiados de curso e NDEs se mantém inalterados, sendo que os coordenadores continuam sendo a referência para todas as demandas dos estudantes. A estrutura física das secretarias de curso não se altera e se priorizará a qualificação dos atendimentos online, como já estamos fazendo neste período de pandemia, considerando que a maioria dos nossos estudantes são trabalhadores. 

Não teremos mais a estrutura do departamento, que hoje tem sua administração na pessoa do chefe de departamento, o qual tem, entre suas atribuições, fazer a gestão dos professores e técnicos, que, com a reestruturação proposta, passará a ser feita pelos demais órgãos internos.  Os campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa não se altera em estrutura, pois já funcionam nesta sistemática. A composição do Conselho Universitário (CONSU), instância máxima da UNIJUÍ, em substituição aos seis chefes de departamento, ganha nove outros membros, representantes dos coordenadores de curso, dos coordenadores de programa stricto sensu e dos coordenadores de extensão, passando esses a serem os representantes das atividades do fazer da Universidade. 

  • outro de caráter de um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional.

Mais detalhes dessa proposta no site: https://sites.google.com/unijui.edu.br/novagraduacao/inicio. Esta nova versão de currículo só impactará aos novos estudantes, ou seja, ingressantes no ano de 2021. Todos os nossos atuais estudantes seguirão os projetos pedagógicos já implementados pela universidade, sem migração curricular.

Isto posto, informamos que esta proposta está seguindo toda a ritualidade formal estabelecida nos regimentos da Universidade, a partir de discussões em todas as instâncias constituídas, espaços dos quais os estudantes têm assento, como o CONSU e os Colegiados de Departamento. Estes movimentos estão acontecendo com maior intensidade desde o mês de maio e as diretrizes gerais serão objeto de discussão e aprovação no Conselho Universitário do próximo dia 13/08/2020. A partir da produção desse consenso, os dois processos seguem  trâmites específicos.  

Destacamos que os prazos estabelecidos para discussão se justificam devido a necessidade das mudanças terem impacto efetivo para o ano de 2021. Isso significa que a organização das estruturas internas e novos currículos precisam orientar nosso Orçamento Programa 2021, que se organiza no mês setembro e outubro. 

Assim, registramos a importância de que os estudantes acompanhem e  compreendam a proposta, participem dos diversos espaços formalmente constituídos de discussões e que possam, efetivamente, assumir o papel de protagonismo no processo de mudança na educação superior e da nossa Unijuí, pautados em processos de reflexão e discussão sempre em busca de bons resultados acadêmicos e administrativos de forma dinâmica. 

A reitoria organizará uma reunião virtual para próxima quarta-feira com os dois DCEs e os DAs. 

Contamos com o comprometimento e colaboração de todos e nos colocamos à disposição dos estudantes para esclarecimentos que se fizerem necessários!                                             

Professores Cátia, Fabiana, Fernando e Dieter - Reitoria da Unijuí

 


Estudantes Unijuí: estão abertas as inscrições para a Semana Nacional de Tecnologia

Estão abertas as inscrições para a Semana Nacional de Tecnologia - Comunidade Solidária Microsoft. Juntamente com 12 Comunidades Técnicas brasileiras, o evento irá abordar Tecnologias Microsoft, tendo também como objetivo arrecadar e doar milhares de refeições neste momento de pandemia. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/comunidadesolidaria. No site são informados ainda os locais de destinação das doações. A Semana Nacional de Tecnologia - Comunidade Solidária Microsoft prevê 30 horas de palestras técnicas com conteúdos relevantes sobre o atual cenário e também outras demandas com profissionais técnicos com experiência no mercado.


Estudantes exploram o Universo da Biblioteca Universitária

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques tem como uma de suas funções estabelecer o contato dos usuários com a informação, contribuindo para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Para auxiliar nesta busca pelo conhecimento, a Biblioteca conta com uma série de serviços, que auxiliam seus usuários. Alguns deles, inclusive, passam bastante tempo aproveitando o que a Biblioteca tem a oferecer.

A estudante de Agronomia, Cilene Ávila, utiliza o acervo bibliográfico da Universidade em prol do seu conhecimento, “hoje eu estou fazendo um trabalho acadêmico da matéria de olericultura, do curso de Agronomia, então estou buscando mais informações sobre a cultura que eu estou trabalhando, que neste caso é a do alface. É muito importante ter o acesso a esses materiais aqui na Biblioteca, porque há muitos materiais que não estão disponíveis e muitos deles estão em inglês, aqui temos tudo traduzido, então facilita muito para acrescentar mais ao nosso trabalho”, salienta a estudante.

Stênio Márcio Zakszeski iniciou seus estudos no Centro de Educação Básica Franciso de Assis (EFA), em seguida cursou Direito na Unijuí e agora é mestrando em Direitos Humanos na Universidade. Stênio utiliza o acervo bibliográfico desde cedo, e afirma: “para mim está sendo fundamental, não teria outra maneira aqui na região de encontrar um acervo tão grande para poder produzir os artigos científicos do mestrado e principalmente a dissertação. A biblioteca da Unijuí é uma das maiores, tem um ambiente muito aconchegante e está sendo de fundamental importância para que eu consiga fazer tudo isso. Aqui também conseguimos ter um acesso diferente à plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma busca ainda mais ampla, está colaborando bastante”, complementa o estudante.

As salas de estudo coletivas (ou individuais) são bastante usadas pelos estudantes, que se reúnem para realizar trabalhos acadêmicos em grupos, como os estudantes do curso de Medicina Veterinária. Nas salas de estudo do campus Ijuí é permitido que os estudantes levem seus lanches e bebidas, como o chimarrão.



A Biblioteca da Sede Acadêmica também é bastante frequentada pelos estudantes dos cursos de graduação que possuem aulas naquele espaço, além dos alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino médio da EFA.



Além do campus Ijuí, a Biblioteca Universitária tem unidades nos campi de Panambi, Santa Rosa e Três Passos, esse último em parceria com a Biblioteca Municipal.

A biblioteca da Unijuí ainda oferece aos seus usuários os serviços de capacitação, orientação e visita orientada quanto ao uso da Biblioteca, base de dados, biblioteca virtual, normas da ABNT, entre outros. Essas capacitações têm por objetivo auxiliar e divulgar os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, como também o seu acervo e as fontes de informação.

O agendamento pode ser individual ou coletivo, descrevendo qual o tipo de capacitação, orientação ou visita deseja receber. Agendamento por e-mail biblio@unijui.edu.br. Ou para mais informações, acesse: https://www.unijui.edu.br/biblioteca


Eleições DCE/UNIJUÍ: conheça as propostas das chapas concorrentes

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa os universitários, possibilitando o debate e mobilizações relacionadas à instituição, seus problemas e desafios gerais ou específicos, está em processo de eleições nas próximas semanas. Serão duas chapas concorrentes ao pleito, cuja campanha vai até o dia 3 de novembro. A votação acontece no dia 4 de novembro nos campi Panambi e Três Passos (no turno da noite); e em 5 de novembro, no campus Ijuí, durante todo o dia.

E a Unijuí FM conversou com os representantes de ambas as chapas, começando pela Podemos (chapa 1), que se coloca como uma chapa de oposição à atual gestão, sendo construída com a participação de todos os cursos. Ouça, logo abaixo, a entrevista com a presidente da chapa 1, Bruna Gubiani, do curso de Direito; acompanhada pelo vice-presidente da chapa, Renan Mello, do curso de Psicologia:

Para saber mais sobre as propostas da chapa Podemos, visite @podemosdceunijui

Na sequência, os estúdios da 106.9 também receberam os representantes da Unimov (chapa 2), que se propõe a fazer uma gestão apartidária, com foco nas demandas apresentadas pelos alunos. Ouça, agora, a entrevista com a vice-presidente da chapa e aluna do curso de Fisioterapia, Luana Schuh; acompanhada pelo tesoureiro Eduardo Schultz, do curso de Gestão Financeira (EaD):

Para saber mais sobre as propostas da chapa Unimov, acesse: @unimovchapa2

Como órgão representativo, o DCE tem o papel de organizar e dar voz às pautas e às demandas dos estudantes. Em conjunto com os Centros Acadêmicos dos cursos, a entidade pode desempenhar uma série de funções essenciais para a formação, convivência e integração dos universitários. As eleições da próxima semana serão válidas para o DCE que representa os campi Panambi, Três Passos e Ijuí.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...