Blog tá ligado Blog tá ligado

Nova Graduação: um recado para os nossos estudantes!


Caros estudantes!

Como todos sabem, a sociedade está em constante transformação e, como consequência, todos os diversos segmentos que a compõe  também  precisam rever e melhorar seus processos para seguir trilhando caminhos de desenvolvimento, o que não é diferente com as Instituições de Educação Superior (IES). Atenta a estes acontecimentos e percebendo a necessidade de acompanhar as transformações que estão acontecendo e que ainda estão por vir, a Universidade está projetando, a partir de uma Proposta de Reinvenção da Unijuí, iniciada em meados deste ano, mudanças internas (organização de estruturas) para os novos estudantes, ingressantes a partir de 2021, e novos currículos para os cursos presenciais de graduação. 

A proposta precisa ter impacto (de sustentabilidade e formação) para os próximos anos, por isso foi postada nos colegiados institucionais, nos quais os estudantes têm assento. Acreditamos que participar do processo de construção será condição para obter bons resultados acadêmicos, administrativos e de sustentabilidade financeira. 

Neste contexto, queremos apresentar a vocês os dois processos centrais e interdependentes dessa proposta de reinvenção institucional, que sintetizamos aqui:

  • um de caráter organizacional interno, com revisão da organização dos departamentos, passando a ser ainda mais centrado nas atividades fins da Universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. 

O que isso impacta efetivamente para o estudante? Os colegiados de curso e NDEs se mantém inalterados, sendo que os coordenadores continuam sendo a referência para todas as demandas dos estudantes. A estrutura física das secretarias de curso não se altera e se priorizará a qualificação dos atendimentos online, como já estamos fazendo neste período de pandemia, considerando que a maioria dos nossos estudantes são trabalhadores. 

Não teremos mais a estrutura do departamento, que hoje tem sua administração na pessoa do chefe de departamento, o qual tem, entre suas atribuições, fazer a gestão dos professores e técnicos, que, com a reestruturação proposta, passará a ser feita pelos demais órgãos internos.  Os campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa não se altera em estrutura, pois já funcionam nesta sistemática. A composição do Conselho Universitário (CONSU), instância máxima da UNIJUÍ, em substituição aos seis chefes de departamento, ganha nove outros membros, representantes dos coordenadores de curso, dos coordenadores de programa stricto sensu e dos coordenadores de extensão, passando esses a serem os representantes das atividades do fazer da Universidade. 

  • outro de caráter de um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional.

Mais detalhes dessa proposta no site: https://sites.google.com/unijui.edu.br/novagraduacao/inicio. Esta nova versão de currículo só impactará aos novos estudantes, ou seja, ingressantes no ano de 2021. Todos os nossos atuais estudantes seguirão os projetos pedagógicos já implementados pela universidade, sem migração curricular.

Isto posto, informamos que esta proposta está seguindo toda a ritualidade formal estabelecida nos regimentos da Universidade, a partir de discussões em todas as instâncias constituídas, espaços dos quais os estudantes têm assento, como o CONSU e os Colegiados de Departamento. Estes movimentos estão acontecendo com maior intensidade desde o mês de maio e as diretrizes gerais serão objeto de discussão e aprovação no Conselho Universitário do próximo dia 13/08/2020. A partir da produção desse consenso, os dois processos seguem  trâmites específicos.  

Destacamos que os prazos estabelecidos para discussão se justificam devido a necessidade das mudanças terem impacto efetivo para o ano de 2021. Isso significa que a organização das estruturas internas e novos currículos precisam orientar nosso Orçamento Programa 2021, que se organiza no mês setembro e outubro. 

Assim, registramos a importância de que os estudantes acompanhem e  compreendam a proposta, participem dos diversos espaços formalmente constituídos de discussões e que possam, efetivamente, assumir o papel de protagonismo no processo de mudança na educação superior e da nossa Unijuí, pautados em processos de reflexão e discussão sempre em busca de bons resultados acadêmicos e administrativos de forma dinâmica. 

A reitoria organizará uma reunião virtual para próxima quarta-feira com os dois DCEs e os DAs. 

Contamos com o comprometimento e colaboração de todos e nos colocamos à disposição dos estudantes para esclarecimentos que se fizerem necessários!                                             

Professores Cátia, Fabiana, Fernando e Dieter - Reitoria da Unijuí

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...