EFA realiza 2º Desafio Gastroempreendedor - Unijuí

EFA realiza 2º Desafio Gastroempreendedor

Com o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) promoveu a segunda edição do Desafio Gastro Empreendedor com alunos do 1º ano do Ensino Médio. A atividade foi realizada por meio do Projeto de Vida e Projeto Investigativo, que une duas disciplinas e faz parte do planejamento do Novo Ensino Médio.

O desafio deste ano consistia na elaboração de um produto alimentício contendo o processo de fermentação. Para isso, os estudantes contaram com o apoio dos cursos de graduação da Unijuí. Foi realizada uma oficina com o curso de Gastronomia onde eles aprenderam a desenvolver preparações a partir do tema fermentação, desde as técnicas, processos criativos e a elaboração de pratos.

Também foi feita uma oficina com o curso de Ciências Contábeis, onde os alunos foram instigados a pensar sobre o custo operacional de uma empresa; com o curso de Jornalismo, sobre fotos e vídeos e, com o curso de Administração, onde foi feita uma palestra sobre marketing e mercado de trabalho.

Os produtos foram apresentados no dia 26 de outubro, no auditório do Espaço + Inovação da Unijuí para a banca avaliadora composta pela diretora da EFA, Maristela Cristiane Heck; coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição Unijuí, professora Karina Ribeiro Rios; pelas professoras da EFA, Emanueli Bandeira Avi e Eliana Roig Biolchi; e pela aluna representante do 2º ano do Ensino Médio, Andressa Luísa Zwick Wottrich.

Segundo um dos professores responsáveis pela atividade, Jader da Silveira, o 2º Desafio Gastro Empreendedor representou um processo de grandes aprendizagens. “Não é fácil empreender, ainda mais para os jovens que estão agora aprendendo sobre isso e tendo contato com coisas que são novas para eles. Acredito que os alunos se envolveram bastante e estão felizes com o resultado dos seus próprios trabalhos. A parceria entre Unijuí e EFA foi um ótimo suporte, pois conseguimos contar com o auxílio de professores das áreas específicas do conhecimento para o desenvolvimento dos produtos”, destacou.

Confira as equipes vencedoras do 2º Desafio Gastro Empreendedor:

1º Lugar: Bazinza´s - Palitos Franceses

Alunos: Samuel Arnold Dalla Rosa, Pedro Batista Costa, Renan Krolow da Cunha, Eduardo Sperling Bombardieri;

2º Lugar: Dorayaki - Panqueca japonesa

Alunos: Marina Rosa dos Santos e Gustavo Enderli do Nascimento;

3º Lugar: Cannelle

Alunas: Marina Teixeira Zaupa, Emanuelle Batezini Friederichs, Laura do Amarante de Oliveira, Melissa Brigo Renner.