Alunos estrangeiros (incoming)

A Unijuí é uma Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e de destaque no meio científico. Sua estrutura multicampi, professores qualificados e diversos laboratórios oferecem todo o suporte necessário para uma formação acadêmica de excelência.

O Ano letivo para os cursos presenciais estende-se aproximadamente de meados de fevereiro até meados de dezembro, com 3 a 4 semanas de férias em julho.

Matrícula: Para os alunos estrangeiros, o processo não é online. O aluno deve encaminhar sua candidatura ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí eri@unijui.edu.br, que o orientará. Matrículas para o 1º semestre letivo costumam abrir meados de dezembro; para o 2º semestre letivo, início de julho. Os prazos se estendem até o início das aulas.

Alunos estrangeiros que pretendem fazer um curso completo na Unijuí queiram conferir mais abaixo o edital "EDITAL VRG Nº 01/2014".

Interessados em estadias de intercâmbio devem observar as seguintes orientações:

A Unijuí tem 10 mil estudantes distribuídos em 4 campi situados em cidades diferentes. O campus Ijuí é o maior e conta com uma casa estudantil com 4 vagas gratuitas reservadas a estudantes estrangeiros de intercâmbio. Conheça a Unijuí.

Duração do Intercâmbio: Um estudante de mobilidade pode cursar até dois semestres letivos na Unijuí.

Vagas: atualmente não há restrição de vagas, salvo aquelas constantes nos convênios bilaterais.

Taxas Académicas: A Unijuí é uma universidade comunitária, não estatal. Seus estudantes pagam por seus estudos. Os atuais convênios bilaterais de intercâmbio firmados pela Unijuí com universidades parceiras estrangeiras, entretanto, isentam os alunos intercambistas do pagamento pelos estudos.

Seleção do Plano de Estudos na Graduação: Selecione aqui componentes curriculares desejados. Observe o campus e o turno da oferta.

Bolsas de Estudos: Interessados de países africanos e latino-americanos podem concorrer a bolsas do Programa Estudante-Convênio de Graduação e de Pós-Graduação nas respectivas embaixadas brasileiras de seu país. Confira o regulamento e os países contmplados: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg 

Visto de estudos: A legislação brasileira impõe categoricamente que estudantes estrangeiros somente podem ser matriculados nas universidades brasileiras quando detiverem um visto de estudos. Este visto de estudos deve ser solicitado na embaixada ou no consulado brasileiro mais próximo de sua residência, no país de origem

 


EDITAL VRG Nº 01/2015

DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA O INGRESSO DE ACADÊMICO ESTRANGEIRO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ, PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2015.

 

 

A UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ torna público a todos os estrangeiros interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial para o Ingresso de Acadêmico Estrangeiro nos cursos de graduação para o segundo semestre letivo de 2015, nos termos e condições presentes neste edital, aprovado pelo CONSU em XX de abril de 2015:

 

1            DO PROCESSO SELETIVO DE ESTRANGEIRO

1.1      O Processo Seletivo Especial para o Ingresso de Acadêmico Estrangeiro nos cursos de graduação para o segundo semestre letivo de 2015 atenderá aos termos e condições do presente edital.

1.2      O presente Processo Seletivo Especial tem como público alvo os estrangeiros não residentes no Brasil portadores de certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente.

1.3      O Processo Seletivo Especial se destina à ocupação de vagas no primeiro semestre dos cursos, nos termos do item 3.

 

2           – DAS INSCRIÇÕES

 

2.1      – As inscrições serão realizadas no período de 27 maio a 21 de junho de 2015, em duas etapas:

 

1ª ETAPA

Preenchimento da Ficha de Inscrição, disponível no endereço eletrônico: www.unijui.edu.br/institucional/mundo

Observações:

No preenchimento do formulário eletrônico de inscrição ao Processo Seletivo Especial, o candidato deverá indicar o curso pretendido e apresentar uma segunda opção se for de seu interesse:

I – Curso pretendido:

II – 2ª opção de curso:

O candidato somente concorrerá à vaga de 2ª Opção, se esta não tenha sido preenchida por candidato em 1ª Opção.

Após o preenchimento, o candidato deverá revisar e assinar a ficha de inscrição verificando a exatidão das informações nela contidas, ficando, após seu preenchimento, totalmente responsável pela mesma.

2ª ETAPA

O candidato deverá remeter por fax ou meio digital, os seguintes documentos:

a. Cópia colorida do passaporte e de todos os documentos pessoais autenticados por uma representação diplomática brasileira;

b. Histórico escolar e informação sobre o sistema de avaliação, ambos os documentos autenticados;

c. Declaração, autenticada, da escola de ensino médio, de estar habilitado aos estudos superiores, conforme legislação no país de origem. A declaração é dispensada quando solicitada uma transferência de universidade estrangeira para a Unijuí;

d. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) intermediário superior quando não lusófono ou hispano falante.

A documentação pode ser encaminhada nos idiomas português, espanhol, inglês, alemão e francês, sendo que todos os documentos originais deverão ser apresentados no momento da matrícula, com a devida autenticação consular.

 

3           – DAS VAGAS NOS CURSOS NO 2º SEMESTRE DE 2015

CURSOS

VAGAS TOTAL

TURNO

ATO DE AUTORIZAÇÃO/ RECONHECIMENTO/RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO*

A

R/RR

Natureza

Número/Data

Arquitetura e Urbanismo1 - Bacharelado

50

Noturno

x

 

Portaria

266

27/03/2014

DOU 30/03/2015

Agronomia – Bacharelado

40

Integral

 

X

Portaria

824

30/12/2014

DOU 09/01/2015

Direito – Bacharelado2

55

Tarde

 

X

Portaria

124

09/07/2012

DOU 10/07/2012

Engenharia Civil – Bacharelado

50

Tarde e Noite

 

X

Portaria

286

21/12/2012

DOU 27/12/2012

Engenharia Elétrica – Bacharelado

50

Noturno

 

X

Portaria

286

21/12/2012

DOU 27/12/2012

Medicina Veterinária – Bacharelado

40

Integral

 

X

Portaria

824

30/12/2014

DOU 02/01/2015

TOTAL DE VAGAS

285

 

126,4% do curso é ofertado no turno diurno e em períodos concentrados.

2Utiliza 20% a distância conforme Portaria MEC 4.059/2004.

 

  • Autorização de Curso: é o ato legal que precede o início do curso, podendo ser emitido pela própria Universidade ou concedido pela autoridade educacional máxima que autoriza o funcionamento de cursos de graduação.
  • Reconhecimento de Cursos: é o ato legal encaminhado no caso de primeira turma do curso, após um período regular de funcionamento. Trata-se de ato formal que outorga validade e fé pública para um curso concedido pela autoridade educacional máxima, de caráter temporário, podendo a instituição emitir diplomas com validade nacional.
  • Renovação de Reconhecimento de Cursos: Os Reconhecimentos de Cursos possuem prazo de validade e são sistematicamente encaminhados para renovação. (Inciso IX do Artigo 9 e Artigo 46 da Lei 9.394).

 

 

 

 

 

 

4           – DA SELEÇÃO

4.1      – O Processo Seletivo Especial para o ingresso de acadêmico estrangeiro será realizado por uma Comissão de Seleção Específica, constituída por um Representante da Secretaria Acadêmica, um Representante dos Coordenadores de Curso e a Representação do Escritório de Relações Internacionais, nomeada pela Vice-Reitoria de Graduação.

4.2      – O Processo Seletivo ocorrerá mediante a análise e pontuação do Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato, considerando a média aritmética das notas do histórico do candidato, a qual será convertida, com até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos.

4.3      – Da decisão da Comissão de Seleção não cabe recurso.

 

5           – DA CLASSIFICAÇÃO E DA MATRÍCULA

5.1      – Serão classificados os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente, e os selecionados serão chamados pela ordem classificatória.

5.2      – Na classificação final, os candidatos que tiverem o mesmo número de pontos, serão desempatados considerando o critério de maior idade.

5.3      – A classificação final dos candidatos será homologada pela Vice-Reitora de Graduação, conforme relação apresentada pela Comissão de Seleção e publicada no site da UNIJUÍ.

5.4      – Após análise de todos os documentos e concluído o processo seletivo, o candidato será encaminhado para matrícula devendo adequar-se aos procedimentos vigentes na instituição.

5.5      – A matrícula acontecerá no período de 06 de julho a 07 de agosto de 2015.

 

6           – DISPOSIÇÕES FINAIS

 

6.1      – A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do processo seletivo estrangeiro, especialmente as disposições da Resolução CONSU Nº 08, de 2014 e o presente edital.

6.2      – O candidato que no ato de inscrição prestar declaração falsa, inexata, ou apresenta documento adulterado ou inverídico, terá sua inscrição cancelada e anulados todos os atos dela decorrentes.

6.3      – Todos os casos omissos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente edital, serão resolvidos pela Vice-Reitoria de Graduação.

 

 

Ijuí (RS), maio de 2015.

 

 

Profa. Dra. Cátia Maria Nehring

Vice-Reitora de Graduação

UNIJUÍ