Comitês


Científico Ética em Pesquisa Ética no Uso de Animais

O comitê científico é um órgão de assessoramento estratégico e técnico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e tem como objetivos apoiar os processos decisórios do Conselho Universitário e dos Colegiados de Departamento e auxiliar na definição e implantação de diretrizes gerais para a área da pesquisa, na apreciação de solicitações de apoio institucional ao desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa e na organização de eventos da área.


Composição

Dr. Fernando Jaime González - Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - Presidente
Dr. Daniel Rubens Cenci - Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais
Dra. Fabiana Diniz Kurtz - Departamento de Humanidades e Educação
Dr. Paulo Sausen - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias
Dra. Maria Andréia Inkelmann - Departamento de Estudos Agrários
Dr. Raul Vicenzi - Departamento de Ciências da Vida
Dr. Sérgio Luis Allebrandt - Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação

O comitê de ética em pesquisa é um colegiado multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidades avaliar, acompanhar e controlar, em pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos sujeitos da pesquisa, bem como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa orientada por padrões éticos.

 

Submissão de projetos

Todos os encaminhamentos de protocolos de pesquisa para análise do CEP/CONEP deverão ser feitos via Plataforma Brasil.

Documentos


A Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA tem por finalidade desempenhar papel consultivo e educativo sobre as práticas pedagógicas e de pesquisa desenvolvidas dentro da UNIJUI. A CEUA compete analisar os protocolos de experimentação, nos âmbitos de ensino e pesquisa, que necessitem do uso de animais e emitir parecer sobre os mesmos segundo a legislação nacional e conforme princípios éticos de experimentação animal preconizados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).

Legislação

Acesse o site do Conselho Nacional de Controle de experimentação animal - CONCEA para obter mais informações e clique aqui para consultas aos protocolos já aprovados pela CEUA/UNIJUÍ.

Documentos e formulários