O QUE É UM MUSEU? - Unijuí

O QUE É UM MUSEU?

Qual o conceito de museu? Vamos ver o que dizem os experts do assunto:

 

  • Definição pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus:

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição”.

 

  • Definição de acordo com o Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009:

“Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”

 

Muitas pessoas, pelo fato de não saberem o que é um museu, sentem insegurança antes de entrar em um ambiente desses. Não sabem como se comportar, ficam receosas para ultrapassar a porta de entrada. Elas não veem os museus como espaços de cultura e lazer, não sentem a instituição como parte de suas vidas.

Buscando essa aproximação com a comunidade, o Museu Antropológico Diretor Pestana-MADP vai ao encontro das pessoas promovendo diálogo e interação. A relação entre o museu e a sociedade é alimentada de várias maneiras, seja através de suas ações culturais, que devem ser atrativas para despertar curiosidades nos visitantes, ou através do acolhimento ao pesquisador que vem buscar informação sobre nossa história e nossa cultura, preservada no museu.

Acreditamos que o museu tem um enorme potencial educacional, mérito da participação da comunidade em suas ações, conquistada através de amplo diálogo interinstitucional, na busca de objetivos comuns.

O MADP está vivo, e prima pelo respeito e pelo compartilhar de valores. Busca interagir com o público de modo que ele sinta-se parte da história preservada, é um lugar de reflexão e socialização do conhecimento.

O papel que o nosso museu representa na comunidade hoje é de fundamental importância, pois além de ser um espaço disseminador de educação e cultura, é também um local de referência que contribui para o desenvolvimento da sociedade através de sua missão de “Constituir programas museológicos e documentais, com características antropológicas, que contribuam para a melhoria do processo educacional e cultural da região”.

Ele vem incorporando as mais diversas formas e instrumentos para intensificara comunicação com a sociedade, seja através de exposições, dos programas educativos, palestras, oficinas, pesquisas, publicações e demais atividades culturais. O MADP tem uma constante preocupação em interagir com o público.

Nós convidamos você para conhecer a riqueza guardada no MADP. Também chamamos a atenção para a necessidade de preservarmos a história presente, para que as futuras gerações possam saber como nós vivemos e o que construímos, e aí fica a pergunta: haverá história preservada para contar?

Como diz a pensadora húngara Agnes Heller: “Naquele tempo havia um homem lá. Ele existiu naquele tempo. Se existiu, já não existe. Existiu, logo existe porque sabemos que naquele tempo havia um homem e existirá, enquanto alguém contar sua história”.

 

Texto escrito por Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.