Fidene - Unijuí

Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado

Fidene

Em toda sua trajetória histórica a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - FIDENE caracterizou-se por uma profunda identidade regional. Sua formação remonta ao ano de 1956 em que, num processo de constante e progressiva inserção no contexto e na vida multifacetada da comunidade local e regional a que se destinou servir, teve origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), instalada em março de 1957. 

A FAFI, interiorizada e aberta à demanda da população que não teria outra forma de acesso à educação superior, não só proporcionou cultura, através da extensão universitária, como também valorizou/renovou a cultura construída diariamente no trabalho e na ação concreta. Em função de sua própria aprendizagem reestruturou-se internamente, atendendo a seu novo papel na comunidade e buscou instrumentalizar-se para responder aos desafios que a ela se colocavam, evoluindo de uma dimensão individual e individualizante para uma dimensão marcada pela preocupação com o social, voltada para a grupalização e o associativismo, marcando profundamente a trajetória do ensino superior em Ijuí e na Região Noroeste do Estado, com vistas ao desenvolvimento local e regional. 

Todo esse processo desembocou na constituição da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado, em 1969, com uma proposta de ampla abertura, integração, envolvimento e comprometimento das comunidades da região, por seus órgãos públicos e organizações privadas, num esforço coletivo e articulado visando à condução e à instrumentalização do seu próprio desenvolvimento, alicerçado numa instituição de educação superior, aberta e descentralizada, embrião de uma futura Universidade. Essa estrutura organizacional foi consolidada em 1985, com a criação/reconhecimento da Universidade de Ijuí - UNIJUÍ, permanecendo a FIDENE como sua mantenedora.

No ano de 2006 houve alteração na denominação do nome da FIDENE, passando então a ser Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE

Com sede em Ijuí, a FIDENE situa-se na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e se enraíza no contexto e na trajetória histórica de uma região que compreende uma área de 42.172 Km², 95 municípios e uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, perfazendo 15% da área e 14,5% da população do Estado do Rio Grande do Sul. Instituição comunitária  e beneficente, sem fins lucrativos, de caráter científico-técnico-educativo-cultural, é pessoa jurídica de direito privado, com prazo de duração  indeterminado e rege-se pela legislação em vigor e por seu Estatuto.  

Para o cumprimento de seus objetivos, a FIDENE constitui mantidas a saber, a UNIJUÍ, o MADP, a EFA e a Rádio Unijuí FM.


Datas importantes vinculadas à FIDENE e suas Mantidas


  • - Mantenedora:

07/07/1969 – Instalação da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), hoje mantenedora.

20/12/2006 - alteração na denominação da FIDENE, passando a ser Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE.


  • - Mantida Universidade:

26/03/1956 - Criação da FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.

16/03/1957 - Instalação da FAFI - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.

1961 - Criação dos Centros de Estudos - Centros de Estudos e Pesquisas Filosóficas; Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais; Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas e Centro de Estudos e Pesquisas Sociais. 

12/06/1970 - Manutenção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí - FAFI e a Criação da Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí - FACACEI.

1976 - Criação de implantação do Centro de Ciências Agrárias - CeCa.

1980 - Criação da Escola de Enfermagem de Ijuí - EEI.

1981 - Aprovação pelo Conselho Federal de Educação a criação dos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí em substituição às Faculdades.

1982 - Criação do Regimento Unificado dos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí, com seus Diretores empossados para um mandato de 31/03/1982 a 31/03/1985. 

28/06/1985 – Reconhecimento da Universidade de Ijuí - Unijuí, pelo Ministério da Educação, com o primeiro Campus, em Ijuí.

27/05/1994 - Autoriza a mudança da denominação da Universidade de Ijuí, para Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (Portaria do MEC  nº 818, de 27/05/1994).


  • - Mantida Museu:

25/05/1961 - Criação do Museu Antropológico Diretor Pestana.


  • - Mantida EFA:

15/07/1968 - Criação do Instituto Psicopedagógico Infantil (IPPI).

1973 - O IPPI, muda sua denominação para Escolinha de Arte da FIDENE.

18/08/1976 - Autorização de funcionamento da Escola de 1º Grau Francisco de Assis - (EFA)

02/12/1992 - Autorização de funcionamento da Escola de 1º e 2º Graus Francisco de Assis - (EFA)

2007  - Autorização de funcionamento do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), passando a oferecer cursos Técnicos. 


  • - Mantida Rádio UNIJUÍ FM:

20/07/2001 - Instalação e primeira transmissão da Rádio Educativa Unijuí FM.



Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.