Comunidade - Unijuí

Educação

Laboratório de Ensino de Línguas - LELU

 
 

 O Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU) atua enquanto um diferencial acadêmico interdisciplinar, almejando o desenvolvimento pedagógico, científico e linguístico da Universidade, tendo em mente o processo de internacionalização da Unijuí e as metas previstas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O LELU possibilita relações entre teoria e práticas a partir de atividades práticas do curso de Letras Português e Inglês, colocando à disposição da comunidade acadêmica e externa recursos humanos e materiais que venham ao encontro dessas necessidades.

Deste modo, o LELU pode ser utilizado pelos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí, considerando-se intervenções e acompanhamento linguístico por meio de práticas orientadas em língua estrangeira e materna, cursos de curta duração ou disciplinas de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa e Inglês para Fins Específicos e Acadêmicos (ESP/EAP) com organização do curso de Letras.

Em virtude das ações serem de caráter sistemático, contínuo e propositivo, o LELU tem por objetivo promover ações educacionais, produções científico-culturais, bem como ter impacto significativo no âmbito social e educacional, visando a qualificação das relações por meio da linguagem e da comunicação qualificada, assim como promover a emancipação (empoderamento/empowerment) social dos sujeitos. 

Além das atividades relacionadas ao Curso de Letras, o LELU desenvolve cursos como o Inglês no Campus, o Curso de Português para Estrangeiros, junto à VRPGPE,  e atividades relacionadas ao Projeto English Teaching Assistant (ETA Fulbright/Capes). 

Cursos que fazem parte das atividades do LELU:

CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIJUÍ 

Apresentação 

A Unijuí tem ampliado cada vez mais seus convênios com outras instituições de ensino superior em muitos lugares do mundo. Tais vínculos fazem parte de uma política de internacionalização, a qual tem, não só possibilitado aos estudantes brasileiros, da graduação e pós-graduação estudarem em países estrangeiros, como também tem recebido alunos de outros países na Unijuí. Portanto, o curso cumpre com uma perspectiva de apoiar os estudantes estrangeiros  em suas atividades acadêmicas, sendo a aprendizagem da língua portuguesa um dos aspectos centrais para o êxito nas aulas na universidade.  O curso é organizado e realizado pela VRPGPE,  em específico, pelo Curso de Letras, junto às atividades do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU).

Objetivos 

O Curso de Português para Estrangeiros tem como proposta fazer com o que os alunos construam competência para o uso da língua na interação com textos escritos e/ou falados. É também objetivo do curso preparar os estudantes estrangeiros para a realização da Prova de Proficiência Celpe-Bras, a qual é aplicada na Unijuí, a partir do cadastro junto ao INEP, desde 2010.

Organização

O Curso organiza-se em níveis de proficiência, considerando as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir em língua portuguesa nos diferentes contextos de comunicação. 

Os níveis de proficiência são divididos em: Nível BásicoNível  Intermediário e Nível Avançado. Para fins de organização dos níveis, são consideradas as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos no que diz respeito a: a) capacidade de ler e escrever b) capacidade de ouvir e falar c) capacidade de empregar recursos linguístico-gramaticais. Todos esses aspectos voltam-se para o emprego da língua portuguesa em contextos formais e informais, nos quais o estudante deverá usar a língua para sua comunicação.

Estrutura Curricular 

Turmas em andamento, turnos e horários: 

Quinta-feira: das 14h às 16h -  turma de nível básico 

Terça-feira: das 14h às 16h -  turma integrada de nível intermediário e avançado

As aulas são presenciais, mas ocorrem também de forma online por meio de ferramentas como o Google Classroom e Google Meet.

O curso é ministrado atualmente pela aluna do Curso de Letras Português-Inglês, Rafaela de Moura, com orientação da professora do Curso de Letras Ma. Taíse Neves Possani.

 

Projeto English Teaching Assistant (ETA Fulbright/Capes)

O projeto Ensinando línguas, aproximando fronteiras da Unijuí em parceria com a Fulbright/CAPES proporciona a vinda de professoras assistentes de inglês dos Estados Unidos da América. O objetivo desse projeto é qualificar a formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de Letras Português e Inglês da Unijuí, bem como potencializar o desenvolvimento linguístico e cultural em língua inglesa dessa comunidade acadêmica, como parte de seu processo de internacionalização. Visa-se dar continuidade e aprimorar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, especialmente a partir do início da parceria entre a Unijuí e o programa ETA Fulbright Capes.

O trabalho de parceria internacional, desde 2017, vem realizando atividades com a comunidade ijuiense. Esses esforços conjuntos materializam-se no Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU) como espaço diferenciado, que oferece atividades envolvendo as línguas estrangeiras, especialmente o inglês e o espanhol. Essas atividades com o Curso de Letras, Lelu e professoras assistentes proporciona vivências de ensino e aprendizagem a comunidade, contribuindo para a internacionalização das ações da universidade.

Fone: 55 3332-0026

E-mail: lelu@unijui.edu.br taise.possani@unijui.edu.br rafaela.moura@sou.unijui.edu.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira

Horário: 08:00 às 11:30 13:30 às 17:00

Facebook: Lelu Unijui


Leia mais...

Laboratório de Matemática

 

O Laboratório de Ensino de Matemática é um espaço da universidade o qual se configura como uma instância promotora de práticas de ensino, de pesquisa e de extensão, intervindo de forma positiva na aprendizagem em matemática de diferentes sujeitos, sejam ligados à universidade ou a outras instituições de ensino. Tem como objetivo: contribuir/intervir positivamente no processo de formação do professor de matemática, seja inicial ou continuado; contribuir com a comunidade interna e externa no ensinar e no aprender matemática; promover estreitamento nas relações dos alunos com a matemática; elaborar e desenvolver oficinas didático-pedagógicas com professores e alunos das escolas de educação básica; problematizar/teorizar diferentes ações geradas nas e pelas oficinas e encontros de formação visando à qualificação dos mesmos, os quais resultam em escritas que contribuem nas discussões no campo da Educação Matemática.

Fone: 55 33320200 ramal 3701

E-mail: logistica@unijui.edu.br

Atendimento: é necessário realizar agendamento nos seguintes horários:

Segunda a sexta-feira 13:30 às 17:00 e das 18:30 às 22:30.

No turno da manhã o atendimento é mediante disponibilidade.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.