Campo e Lavoura

Escola Fazenda - IRDER

 
 
 

O Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, mais conhecido como IRDeR, é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia, Química e Geografia utilizam a área para ações de extensão, como reposição e recuperação florestal, avaliação e redução de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável, educação e formação de agricultores e produção de mudas de espécies nativas e exóticas. Mantém um qualificado plantel de gado e tambo leiteiro para a realização de estudos e produção de leite, realiza produção de grãos e sementes, suínos, erva mate, entre outros produtos da agropecuária.

Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

O Viveiro Regional de produção de mudas florestais comercializa mudas de espécies florestais nativas e exóticas, com qualidade superior, produzidas em tubetes plásticos. Está cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, sob o nº RS-00590/2005, podendo participar de licitações e contratos públicos. Conta com profissionais capacitados para orientações técnicas em implantação de projetos florestais diversos.Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

Viveiro regional: O Viveiro Regional de produção de mudas florestais comercializa mudas de espécies florestais nativas e exóticas, com qualidade superior, produzidas em tubetes plásticos. Está cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, sob o nº RS-00590/2005, podendo participar de licitações e contratos públicos. Conta com profissionais capacitados para orientações técnicas em implantação de projetos florestais diversos.


Leia mais...

Hospital Veterinário

 
 

O Hospital Veterinário é composto por três blocos que serão utilizados para o atendimento a pequenos animais, caninos e felinos. Para além de ser utilizado nas aulas e em pesquisas vinculadas ao Curso de Medicina Veterinária, irá prestar serviços à comunidade, como Consultas, Cirurgias em Geral, Cirurgias Especializadas (ortopédicas, oncológicas e torácicas), remoção de tártaro e outras intervenções odontológicas, imobilizações temporárias ou definitivas de fraturas, uso da quimioterapia e transfusões sanguíneas.

O Hospital Veterinário UNIJUÍ está localizado no campus da Instituição e atenderá ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30. Os atendimentos terão custo e são disponibilizados a toda a comunidade e para clínicas que necessitem de exames ou procedimentos.


Leia mais...

Laboratório de Análise de Sementes

 
 
 

O Laboratório de Análise de Sementes presta serviços em análise de germinação, vigor, tetrazólio, pureza, patologia, peso de mil sementes e identificação de espécies e cultivares. Atende agricultores, empresas e organizações de agricultores. Está credenciado junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), sob o número RS-00991/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Leia mais...

Laboratório de Análise de Solo

 
 
 

O Laboratório de Análise de Solos atua na prestação de serviços a agricultores, cooperativas, prefeituras, associações e demais entidades da região, realizando análises de teor de argila, pH em água, índice SMP, fósforo e potássio disponível, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis, cobre e zinco. Integra a Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ROLAS), órgão que coordena o programa de controle de qualidade das análises de solo.


Leia mais...

Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal

 
 
 

Visa atender produtores, empresas e cooperativas a fim de avaliar a composição químico-bromatológica de pastagens, silagens, rações e grãos destinados à alimentação de animais de produção.


Leia mais...