Destaques do Comunic@

Inicia-se nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, o período para inscrições com submissão de trabalhos no IV Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da sustentabilidade.  O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, de forma online, a partir de uma promoção da Unijuí - por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos e centros acadêmicos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária; com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Interessados têm até o dia 27 de setembro para se inscrever, neste link, vinculando a produção em um dos Grupos de Trabalho do evento: Ciências Ambientais (GT 1); Ciências Agrárias (GT 2); Ciências Biológicas (GT 3); Ciências Humanas e Sociais (GT 4); Ciências da Saúde (GT 5); Ciências Exatas (GT 6) e Ciências da Educação (GT 7).  Para submissão do trabalho, é necessário utilizar o template disponível na página. Os trabalhos podem ser escritos em coautoria, podendo ter até seis autores por trabalho - 1 autor mais 5 coautores. Cada autor poderá submeter até dois trabalhos. As sessões de apresentação dos trabalhos acontecerão nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 16h, pelo Google Meet. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados como comunicação oral estendida. O IV Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da Sustentabilidade propõe-se a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais, e estabelecer um percurso em busca das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O Seminário agrega a XX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, XII Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas. Mais informações podem ser obtidas neste link.


Inicia-se nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, o período para inscrições com submissão de trabalhos no IV Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da sustentabilidade.  O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, de forma online, a partir de uma promoção da Unijuí - por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos e centros acadêmicos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária; com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Interessados têm até o dia 27 de setembro para se inscrever, neste link, vinculando a produção em um dos Grupos de Trabalho do evento: Ciências Ambientais (GT 1); Ciências Agrárias (GT 2); Ciências Biológicas (GT 3); Ciências Humanas e Sociais (GT 4); Ciências da Saúde (GT 5); Ciências Exatas (GT 6) e Ciências da Educação (GT 7).  Para submissão do trabalho, é necessário utilizar o template disponível na página. Os trabalhos podem ser escritos em coautoria, podendo ter até seis autores por trabalho - 1 autor mais 5 coautores. Cada autor poderá submeter até dois trabalhos. As sessões de apresentação dos trabalhos acontecerão nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 16h, pelo Google Meet. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados como comunicação oral estendida. O IV Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da Sustentabilidade propõe-se a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais, e estabelecer um percurso em busca das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O Seminário agrega a XX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, XII Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas. Mais informações podem ser obtidas neste link.


Detalhes do convênio foram discutidos nesta segunda-feira, 4 de agosto, durante visita da secretária estadual de Trabalho e Assistência Social à Universidade A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, foi selecionada para realizar a capacitação de 1,5 mil mulheres por meio do programa estadual RS TER – Mulheres Empreendedoras. A iniciativa tem como objetivo ofertar ferramentas necessárias para o empreendedorismo feminino. Detalhes do convênio foram discutidos nesta quarta-feira, 4 de agosto, durante a visita da secretária estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, à Unijuí. Estiveram presentes na reunião a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Impacto Socioambiental (Criatec), Maria Odete Palharini. Segundo a secretária Regina Becker, o programa vai estimular a participação da mulher nos processos de geração de trabalho e renda. “Precisamos ter uma perspectiva de capacitar mulheres que querem estar mais preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. Temos certeza de que este projeto vai oferecer instrução, assessoria e sobretudo o acompanhamento à ampliação das habilidades dessas mulheres, que serão empreendedoras futuras na construção das bases para o desenvolvimento do Estado, tendo em vista o serviço de excelência que presta a Unijuí dentro da área do conhecimento." Para a reitora da Unijuí, Cátia Nehring, o projeto marca, efetivamente, uma das missões da Universidade a partir da sua fundação, que é contribuir, por meio da educação, com o desenvolvimento da região. ”A pandemia acabou agravando as desigualdades, por isso o processo formativo de mulheres que são responsáveis por suas famílias é bastante necessário. Por meio da expertise trazida pela Criatec entendo que será, de fato, um case de sucesso no sentido da Fidene marcar o seu trabalho em relação ao enfrentamento das desigualdades”.  Para a execução do RS TER - Mulheres Empreendedoras, o governo estadual  fará o repasse de R$ 350 mil à Universidade, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip). As vagas foram direcionadas às mulheres em todo o Estado que se inscreveram junto à secretaria.  A Unijuí aguarda a assinatura do convênio para iniciar as atividades. A coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, explicou como funcionará o programa. “Iremos trabalhar em cinco eixos a partir da liberação dos recursos. Vamos trabalhar focados nas empreendedoras e no planejamento, execução e monitoramento do negócio. Recebo nesta quarta-feira o perfil das inscritas e, a partir disso,


O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí promoveu nesta terça-feira, dia 3 de agosto, o Seminário de Apresentação dos Projetos de Tese. A transmissão aconteceu pelo Google Meet e contou com a participação de estudantes e professores do Programa. O Seminário de Tese tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos estudantes de Doutorado, a fim de avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa, avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e desenvolvimento do raciocínio lógico, além de evidenciar os primeiros resultados de pesquisa. Foram apresentados os seguintes Projetos de Tese: Modelagem de ensaios não destrutivos e parcialmente destrutivos para estimativa da resistência à compressão de estruturas de concreto Doutorando: Lucas Fernando Krug Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen Coorientador: Prof. Dr. Mauricio de Campos Pareceristas: Prof. Dr. André Luiz Böck e Prof. Dr. Manuel Osorio Binelo Modelagem Matemática da interação roda e terreno do protótipo de um veículo fora de estrada para fins agrícolas Doutorando: Edson Baal Orientador: Prof. Dr. Manuel Osorio Binelo Coorientador: Prof. Dr. Mauricio de Campos Pareceristas: Prof. Dr. José Antonio Gonzalez da Silva e Prof. Dr. João Manoel Lenz Vianna da Silva Monitoramento de processos de integração com Smart Contracts Doutorando: Fernando Parahyba Orientadora: Profa. Dra. Fabricia Carneiro Roos Frantz Coorientador: Prof. Dr. Rafael Zancan Frantz Pareceristas: Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen e Profa. Dra. Airam Teresa Zago Romcy Sausen           Slide 1 Lacinia neque maecenas integer imperdiet cras sociis torquent conubia. Slide 2 Curae cras mus nullam euismod magna in ligula hendrerit metus ante. Slide 3 Nisi nunc mus vehicula primis ridiculus nisl senectus, a praesent nascetur blandit proin. Slide 4 Slide 5


Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, bem como a  Instrução Normativa da VRG nº 04/2021, que estabelece os procedimentos para as atividades acadêmicas da graduação para o 2º semestre de 2021, com o retorno das atividades presenciais, considerando o período de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus (COVID-19), o Comitê Institucional de Prevenção informa: - As aulas das disciplinas teóricas dos cursos de graduação presenciais e as práticas/estágios retornarão à presencialidade no segundo semestre, salvo as disciplinas que são ofertadas na modalidade EAD e as que na sua oferta têm previsão de serem online, conforme divulgado por meio da Instrução Normativa da VRG supracitada; - No dia 26 de julho foram retomadas todas as atividades presenciais do curso de Medicina; - No dia 02 de agosto serão retomadas as aulas dos demais cursos de graduação presencial. Este retorno acontecerá de maneira escalonada (com aulas presenciais e aulas online, alternadamente), conforme calendário divulgado por meio da Instrução Normativa da VRG supracitada. As especificidades de cada curso serão diretamente aos estudantes envolvidos; - Os intervalos entre as aulas no diurno seguem os horários da instituição. Já o intervalo noturno, considerando haver um maior número de pessoas circulando, deverá considerar os seguintes escalonamentos, para evitar aglomerações: intervalos das 20h30min às 20h50min: turmas 1º, 2º, 6º e 7º semestres;  intervalos das 20h50min às 21h10min: turmas 4º, 5º, 8º, 9º e 10º semestres:  - As aulas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, da modalidade presencial (especializações, MBAs), conforme já divulgado anteriormente, retomam às atividades presenciais a partir do mês de agosto, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso; - As aulas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) retornam a ser ministradas no campus da Universidade a partir do mês de agosto; - As atividades relacionadas à Pesquisa e Extensão retomam a presencialidade a partir do mês de agosto, conforme organização dos professores orientadores;  - As reuniões institucionais permanecem na forma online, exceto as de formação de professores ou técnicos, que necessitam ser presenciais, mantendo todos os protocolos de segurança;  - As formaturas serão retomadas no formato presencial a partir do dia 31 de julho. O calendário completo, com as datas das solenidades e ensaios, encontra-se disponível em https://www.unijui.edu.br/institucional/informacoes-academicas/formaturas-diplomas. As Comissões serão contatadas para alinhamentos necessários em relação aos protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os


A Unijuí lançou o projeto Innovation in Teaching Methodology: Virtual English Teaching Fellow at Unijuí. A iniciativa consiste em cursos, destinados aos professores da rede pública, estudantes do curso de Letras da Unijuí e professores do Ensino Superior. O objetivo é debater metodologias de ensino da língua inglesa, além de utilizar o idioma como meio de instrução, buscando soluções organizadas para fazer frente aos desafios da docência na contemporaneidade. O projeto foi aprovado junto ao consulado dos Estados Unidos no Brasil e conta com apoio do Programa Fulbright. As formações vão contar com a presença virtual de um “fellow'', ou seja, de um professor norte-americano, que irá ministrar as aulas. Essa será uma oportunidade para os professores qualificarem suas metodologias, trabalhando com a língua inglesa como um meio para levar o conhecimento de suas áreas aos estudantes da graduação e pós-graduação. A aula inaugural do projeto ocorreu na segunda-feira, dia 3 de agosto, de forma online. O encontro contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da oficial de Assuntos Públicos/cônsul para Assuntos de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Sarah Borenstein; do diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil, professor doutor Luiz Valcov Loureiro; e da professora e virtual English Language Fellow da Unijuí, doutora Susan Crosbie. Também estavam presentes a coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês, História e Pedagogia, professora Taíse Neves Possani; e o coordenador do projeto e professor do curso de Letras, Anderson Amaral de Oliveira. O professor Anderson salientou que a parceria entre a Unijuí com o Consulado e com o Programa Fulbright foram fundamentais para o desenvolvimento desta ação. “São nossos parceiros de longa data nos projetos. Isso nos possibilita trazer professores americanos para trabalhar conosco na Unijuí. Considero uma oportunidade ímpar para a Universidade e para região”, disse. Segundo Sarah Borenstein, após tanta cooperação, a expectativa para o projeto é positiva. “Espero que seja uma oportunidade rica para todos, com muitas trocas e sinergia positiva. Espero também que logo possamos voltar a ter mais interações presenciais e que algum dia eu possa visitá-los em Ijuí”, comentou. A professora do projeto virtual English Language Fellow da Unijuí, doutora Susan Crosbie, sugeriu aos estudantes que tragam sempre seu bom humor para dentro da sala de aula. “O inglês de ninguém é perfeito, então não tenham vergonha. Eu sei que vocês têm interesse em aperfeiçoar


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