Destaques do Comunic@

                A Unijuí é uma Universidade com estrutura diferenciada, que atua na região Noroeste. Possui laboratórios equipados para o ensino prático e para a aproximação dos estudantes com a realidade das profissões. Além disso, a Unijuí promove uma relação próxima com a comunidade onde está inserida, por meio de Projetos de Pesquisa e Extensão. Dessa forma, é uma Instituição completa para o curso de graduação, além de ofertar ainda cursos de pós-graduação profissional, mestrado, doutorado e cursos de qualificação profissional. Por contar com uma estrutura multicampi, possui estruturas além de Ijuí, onde se estabeleceu inicialmente, também em Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Confira os diferenciais da Universidade e faça a escolha certa:                


                A Unijuí é uma Universidade com estrutura diferenciada, que atua na região Noroeste. Possui laboratórios equipados para o ensino prático e para a aproximação dos estudantes com a realidade das profissões. Além disso, a Unijuí promove uma relação próxima com a comunidade onde está inserida, por meio de Projetos de Pesquisa e Extensão. Dessa forma, é uma Instituição completa para o curso de graduação, além de ofertar ainda cursos de pós-graduação profissional, mestrado, doutorado e cursos de qualificação profissional. Por contar com uma estrutura multicampi, possui estruturas além de Ijuí, onde se estabeleceu inicialmente, também em Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Confira os diferenciais da Universidade e faça a escolha certa:                


O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas para inscrição no processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni. As inscrições estarão abertas de 26 a 29 de junho no site do Programa. Na Unijuí são 50 vagas de gratuidade integral ofertadas para o segundo semestre de 2018. A oferta das vagas contempla todos os campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. O edital com o números de vagas para cada curso está disponível no Portal da Unijuí, assim como outras informações sobre o processo seletivo. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem - de 2017 e obtido no mínimo 450 pontos, na média das notas, e não ter zerado a nota da redação. No momento da inscrição, no site do Prouni, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2017, o número do CPF e endereço de e-mail válido.   O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer uma das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa. A obtenção da bolsa é condicionada à comprovação das informações prestadas à instituição de ensino para a qual o estudante foi pré-selecionado. Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do Programa para a ocupação das bolsas que eventualmente fiquem disponíveis. O período para manifestar interesse na lista será nos dias 30 e 31 de julho. A primeira chamada será divulgada no dia 02 de julho. A comprovação da documentação é de 02 a 10 de julho. A segunda chamada será no dia 16 de julho de 2018, com comprovação da documentação de 16 a 23 de julho de 2018.


  O Curso de Estética e Cosmética da Unijuí recebeu o conceito quatro (4) no processo de avaliação do Ministério da Educação – MEC, para fins de renovação de reconhecimento do curso. Os avaliadores realizaram visita in loco neste mês de junho. A visita teve o objetivo de verificar in loco as informações apresentadas pela Universidade ao Portal do Ministério, relativas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Na visita, além da análise de documentos e da visitação às instalações da Universidade e laboratórios do curso, foram realizadas reuniões com a reitoria, chefia do Departamento de Ciências da Vida, coordenação do curso, NDE, CPA, docentes e estudantes. Foram três dimensões avaliadas. São elas: organização didático-pedagógica, que considerou o plano de desenvolvimento institucional e o projeto pedagógico do curso; corpo docente; e infraestrutura.  Para a coordenadora do Curso de Graduação em Estética e Cosmética, professora Edina Coelho, o conceito quatro (4) representa o resultado do trabalho conjunto entre professores, técnicos-administrativo e estudantes. “Esse trabalho está consolidado nesses oito anos do curso. O conceito demonstra ainda a responsabilidade que o curso tem com a sociedade em formar e qualificar profissionais com excelência técnica e rigor científico na promoção, prevenção, preservação e recuperação da estética humana, considerando a integridade da saúde e o bem-estar das clientes”, salienta. O conceito é definido em uma escala de 1 a 5, sendo assim, o conceito 4 é considerado excelente para o seu reconhecimento.


O primeiro curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Tecnologias para Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes da Unijuí, Campus Panambi, iniciou, no dia 15 de junho, com a Aula Inaugural ministrada pelo Professor Doutor Moacir Elias da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Na oportunidade, Moacir falou sobre os assuntos envolvendo o mercado de armazenagem e destacou a importância de setor produtivo para a economia brasileira e mundial. O Curso pretende oportunizar o desenvolvimento de habilidades em diferentes temas e abordagens relativas a tecnologias para unidades armazenadoras, constituindo um ambiente propício para pesquisa de soluções criativas e inovadoras para problemas atuais. A proposta também é uma oportunidade de atualização para os profissionais ampliar a visão tecnológica e a inserção no contexto atual de competitividade, de modernização e de preocupação com as condições de trabalho e a conservação ambiental nas unidades armazenadoras de grãos e sementes. O Coordenador do curso, professor Olavo Kleveston, falou sobre expectativa de explorar todos os conhecimentos em torno do setor durante o decorrer do curso. “Os estudantes terão a oportunidade de conhecer os processos, produtos e as diversas tecnologias envolvidas na Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes, possibilitando que o aluno tenha a visão crítica e desafiadora deste setor”, comenta. O cronograma das aulas prevê encontros quinzenais nas sextas-feiras à noite e sábado pela manhã, durante o ano de 2018 e 2019.  


                      Os Jogos Universitários Gaúchos – JUG’s, competição estadual entre universidades organizada pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes, constitui-se em um dos mais importantes eventos esportivos do Estado. No fim de semana, dias 16 e 17 de junho, em Canoas, foi realizada a edição 2018 do JUG’s, com a participação das seguintes instituições: Feevale, Unisinos, Ulbra, Sogipa, UFRGS, UFPEL, UFSM, UNICNEC e UNIJUÍ.  A equipe de futsal feminino da Unijuí participou desta 39ª edição dos Jogos e obteve um resultado excelente, levando a Instituição a ficar com o 4º Lugar da competição. Na classificatória perdeu o primeiro jogo por 1x0 e venceu o segundo jogo por 5 a 0, com três gols da atleta Taís Bidinha, um da atleta Silvana Theis e um de Caterine de Moura. Com os resultados, terminou a primeira fase em primeiro do grupo, levando em conta o saldo de gols. Na semifinal enfrentou a Tri Campeã Brasileira, a equipe da Feevale, em um jogo eletrizante, a Unijuí perdeu o primeiro tempo pela diferença de dois gols, e, no segundo tempo, foi em busca do resultado e empatou o jogo, com dois gols da pivô Silvana Theis. Porém, no final, acabou tomando o terceiro gol e ficou de fora da disputa do título.  A Unijuí contou em seu elenco com a goleira Tânia Baldissera, as atletas Andreza Ferretti, Caterine de Moura, Jordana Stephanini, Camila Freitas, Taís Bidinha, Andressa Riger, Silvana Theis e Cassiane de Souza, além da apoiadora e treinadora Liege Goergen Romero.  A competição credencia os campeões para a competição Nacional: os Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s. Todos os estudantes de diferentes cursos e pessoas vinculadas à Universidade podem participar dos jogos.  Classificação Final 1° lugar Sogipa 2° lugar Feevale 3° lugar UFPEL Pelotas 4° lugar Unijuí


1

Baixe o aplicativo Unijuí FM

Fale conosco

Ícone Whatsapp 55 99131 5487
Ícone Skype radio@unijui.edu.br