Serviços Unijuí

A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


CEEMA - Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário

A CEEMA um centro de pesquisa, extensão e serviços vinculado vinculada a Unijuí, atua como canalizadora de informações para pesquisa e treinamento de estudantes da própria Universidade, melhor preparando-os para atuar como profissionais no futuro. Além disso, a CEEMA se preocupa em desenvolver estudos que possam melhor subsidiar a tomada de decisão dos indivíduos e empresas que atuam na comunidade. Neste sentido, a CEEMA presta serviços de consultoria, dentre outras, a empresas vinculadas ao agribusiness regional e nacional. Estes serviços incluem: palestras, cursos, seminários, pesquisas de mercado e qualquer outro trabalho de cunho mais específico.


Central Analítica

A Central Analítica - Laboratório de Análises Ambientais e Alimentos (cadastrado à FEPAM) – realiza atividades de análises físico-químicas e microbiológicas em águas, efluentes líquidos e alimentos, análises cromatográficas em óleos essenciais e determinação de pesticidas. Também realiza análises físico-químicas em combustíveis, para fins de boletins de conformidade (álcool, gasolina e diesel), somente através de contrato firmado com as distribuidoras.


Laboratório de Análise de Sementes

O Laboratório de Análise de Sementes presta serviços em análise de germinação, vigor, tetrazólio, pureza, patologia, peso de mil sementes e identificação de espécies e cultivares. Atende agricultores, empresas e organizações de agricultores. Está credenciado junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), sob o número RS-00991/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Laboratório de Análise de Solo

O Laboratório de Análise de Solos atua na prestação de serviços a agricultores, cooperativas, prefeituras, associações e demais entidades da região, realizando análises de teor de argila, pH em água, índice SMP, fósforo e potássio disponível, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis, cobre e zinco. Integra a Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ROLAS), órgão que coordena o programa de controle de qualidade das análises de solo.


Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal

O Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal visa atender produtores, empresas e cooperativas a fim de avaliar a composição químico-bromatológica de pastagens, silagens, rações e grãos destinados à alimentação de animais de produção.


Laboratório de Contabilidade

O Laboratório de Contabilidade se constitui em um espaço acadêmico que tem como objetivo oportunizar a interação da teoria, da doutrina e da normatização contábil com a prática profissional. Dotado de equipamentos de informática com softwares específicos da área contábil, o Laboratório tem como sua principal atribuição assessorar entidades, devidamente conveniadas com a Universidade, caracterizadas como sendo sem fins lucrativos pela legislação fiscal-tributária. O desenvolvimento dessas atividades é de responsabilidade dos alunos voluntários e sob a orientação dos professores do Curso, além de um contador responsável pela escrituração contábil e pelos relatórios, demonstrações e informações contábil-fiscais e contábil-gerenciais. Além disso, o Laboratório de Contabilidade organiza e promove cursos, oficinas e treinamentos aos acadêmicos do curso e para a comunidade acadêmica em geral da Universidade, bem como aos integrantes das entidades conveniadas.


Núcleo de Design do Produto

Realiza projetos de objetos de baixa, média e alta complexidade, jogos e brinquedos, joias, vestuário e acessórios, embalagens, mobiliário e ambientes em geral, desenhos de projeções e representações 2D e 3D, elaboração de protótipos, entre outros.


Núcleo de Design Gráfico

Realiza projetos de marcas, identidades visuais e selos comemorativos, de todo e qualquer material editorial impresso como jornais, revistas, informativos (periódicos), folders, malas diretas, cartazes, banners e outros. Além de embalagens e rótulos, sistemas de sinalização, layouts de interfaces para websites, de padronagens têxteis, entre outros.


Projeto Extensão Produtiva e Inovação - PEPI

O Projeto proporciona relação continuada de empresas com instituições locais de capacitação, tecnologia, pesquisa, crédito e ensino. É integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Proredes-Bird). No Corede Noroeste Colonial está em atuação desde 2012, alcançou 142 empresas e também atendeu outros ramos da indústria, tais como o têxtil, o alimentício, o de vestuário, dentre outros. No Corede Fronteira Noroeste e no Corede Celeiro, o núcleo iniciou suas atividades em fevereiro de 2013. Empresas ligadas ao segmento industrial ou agroindustrial podem entrar em contato com um dos núcleos pelos e-mails projetopepi@unijui.edu.br ou nepi@unijui.edu.br.


Viveiro Regional

O Viveiro Regional de produção de mudas florestais comercializa mudas de espécies florestais nativas e exóticas, com qualidade superior, produzidas em tubetes plásticos. Está cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, sob o nº RS-00590/2005, podendo participar de licitações e contratos públicos. Conta com profissionais capacitados para orientações técnicas em implantação de projetos florestais diversos.