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Por onde anda? Daniel da Silva Siqueira, egresso do curso de História

Mais de 40 mil pessoas já se formaram pela Unijuí, entre elas Daniel da Silva Siqueira, egresso do curso de História. Confira a história do nosso egresso em mais um “Por Onde Anda?” 

Natural de Palmeira das Missões, Daniel da Silva Siqueira se graduou em História (licenciatura) em 2018. Ainda em 2016, no segundo ano do curso, teve a oportunidade de prestar concurso para atuar como auxiliar da biblioteca municipal em Pontão/RS, no qual passou em primeiro lugar.

É em meio a um acervo de cerca de dois mil livros, que nosso egresso desempenha seu trabalho há três anos. Daniel trabalha a leitura e a educação no município de cerca de quatro mil habitantes, próximo a Passo Fundo. “Sou muito grato aos educadores da Unijuí, pois amo História, curso no qual me graduei”, afirma. 

Além de exercer sua profissão, Daniel também se dedica à música e à comunicação. “Sou músico gaúcho, faço parte do Grupo Renascer do Sul e ainda aprendiz na Navegantes 104.9, rádio comunitária de Ronda Alta/RS", relata.


Nova Graduação: um recado para os nossos estudantes!


Caros estudantes!

Como todos sabem, a sociedade está em constante transformação e, como consequência, todos os diversos segmentos que a compõe  também  precisam rever e melhorar seus processos para seguir trilhando caminhos de desenvolvimento, o que não é diferente com as Instituições de Educação Superior (IES). Atenta a estes acontecimentos e percebendo a necessidade de acompanhar as transformações que estão acontecendo e que ainda estão por vir, a Universidade está projetando, a partir de uma Proposta de Reinvenção da Unijuí, iniciada em meados deste ano, mudanças internas (organização de estruturas) para os novos estudantes, ingressantes a partir de 2021, e novos currículos para os cursos presenciais de graduação. 

A proposta precisa ter impacto (de sustentabilidade e formação) para os próximos anos, por isso foi postada nos colegiados institucionais, nos quais os estudantes têm assento. Acreditamos que participar do processo de construção será condição para obter bons resultados acadêmicos, administrativos e de sustentabilidade financeira. 

Neste contexto, queremos apresentar a vocês os dois processos centrais e interdependentes dessa proposta de reinvenção institucional, que sintetizamos aqui:

  • um de caráter organizacional interno, com revisão da organização dos departamentos, passando a ser ainda mais centrado nas atividades fins da Universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. 

O que isso impacta efetivamente para o estudante? Os colegiados de curso e NDEs se mantém inalterados, sendo que os coordenadores continuam sendo a referência para todas as demandas dos estudantes. A estrutura física das secretarias de curso não se altera e se priorizará a qualificação dos atendimentos online, como já estamos fazendo neste período de pandemia, considerando que a maioria dos nossos estudantes são trabalhadores. 

Não teremos mais a estrutura do departamento, que hoje tem sua administração na pessoa do chefe de departamento, o qual tem, entre suas atribuições, fazer a gestão dos professores e técnicos, que, com a reestruturação proposta, passará a ser feita pelos demais órgãos internos.  Os campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa não se altera em estrutura, pois já funcionam nesta sistemática. A composição do Conselho Universitário (CONSU), instância máxima da UNIJUÍ, em substituição aos seis chefes de departamento, ganha nove outros membros, representantes dos coordenadores de curso, dos coordenadores de programa stricto sensu e dos coordenadores de extensão, passando esses a serem os representantes das atividades do fazer da Universidade. 

  • outro de caráter de um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional.

Mais detalhes dessa proposta no site: https://sites.google.com/unijui.edu.br/novagraduacao/inicio. Esta nova versão de currículo só impactará aos novos estudantes, ou seja, ingressantes no ano de 2021. Todos os nossos atuais estudantes seguirão os projetos pedagógicos já implementados pela universidade, sem migração curricular.

Isto posto, informamos que esta proposta está seguindo toda a ritualidade formal estabelecida nos regimentos da Universidade, a partir de discussões em todas as instâncias constituídas, espaços dos quais os estudantes têm assento, como o CONSU e os Colegiados de Departamento. Estes movimentos estão acontecendo com maior intensidade desde o mês de maio e as diretrizes gerais serão objeto de discussão e aprovação no Conselho Universitário do próximo dia 13/08/2020. A partir da produção desse consenso, os dois processos seguem  trâmites específicos.  

Destacamos que os prazos estabelecidos para discussão se justificam devido a necessidade das mudanças terem impacto efetivo para o ano de 2021. Isso significa que a organização das estruturas internas e novos currículos precisam orientar nosso Orçamento Programa 2021, que se organiza no mês setembro e outubro. 

Assim, registramos a importância de que os estudantes acompanhem e  compreendam a proposta, participem dos diversos espaços formalmente constituídos de discussões e que possam, efetivamente, assumir o papel de protagonismo no processo de mudança na educação superior e da nossa Unijuí, pautados em processos de reflexão e discussão sempre em busca de bons resultados acadêmicos e administrativos de forma dinâmica. 

A reitoria organizará uma reunião virtual para próxima quarta-feira com os dois DCEs e os DAs. 

Contamos com o comprometimento e colaboração de todos e nos colocamos à disposição dos estudantes para esclarecimentos que se fizerem necessários!                                             

Professores Cátia, Fabiana, Fernando e Dieter - Reitoria da Unijuí

 


TCCendo… Saiba mais sobre as produções finais dos nossos estudantes

Você vai conferir aqui o que os nossos estudantes estão produzindo no TCC. 

Inteligência Artificial foi o tema escolhido pelo estudante do curso de Ciência da Computação (campus Santa Rosa), Cristiano A. Künas, para o trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele conta que a escolha do tema se deu por sugestão de um colega. “A sugestão veio de um artigo que publicamos em um evento e que se aliou a um tema que está em alta no momento, a Inteligência Artificial. O artigo trata sobre busca de sequências em textos. Então este colega sugeriu: "por que ao invés de buscar uma sequência qualquer, você não tenta identificar o sentimento que está neste texto? Gostei da ideia na hora”, conta Cristiano. 

O trabalho tem como título “Utilização de Redes Neurais Artificiais para Reconhecimento de Sentimentos em Textos”. Sobre a construção, ele explica que seguiu a estrutura básica “com introdução, referencial teórico (muito referencial, boa parte você faz já no projeto, mas na hora do "vamos ver" sempre aparece mais), aí vem o desenvolvimento (aqui não tem mistério, é só escrever como você fez tudo), os resultados (esse você faz e refaz. Será que tá certo? Pede pro orientador. Refaz outra vez. É um ciclo infinito até a entrega.). Concluir é a parte fácil”, afirma o estudante.

Cristiano fez a defesa da monografia na sexta-feira, dia 24/07. “Foi nervosismo do início ao fim, mas depois que você defende, percebe que não tinha motivo algum para ficar nervoso. O tema é trabalhado de forma exaustiva por dois semestres, então você sabe o que foi feito e como foi feito. Foi online e muito tranquilo, não teve nenhum problema durante. Alguns colegas até assistiram, e provavelmente não o fariam se fosse presencial. Agora o plano é seguir essa linha de pesquisa e se possível já engrenar em um mestrado”, planeja.








 
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