Reintegração social de detentos em discussão no site da 106.9 - Unijuí

Reintegração social de detentos em discussão no site da 106.9

Assunto continua sendo destaque na UNIJUÍ FM, mas agora é a sua vez de opinar sobre o assunto

A ressocialização ou, reintegração social de detentos, esteve em discussão ao longo da última semana na UNIJUÍ FM. O assunto ocupou espaço da programação da emissora nos programas Estação Brasil Notícias e Plural de segunda a sexta-feira. A idéia foi motivar a reflexão em torno do assunto, já que população carcerária no Brasil é crescente e, ao que tudo indica o problema da superpopulação nos centros de detenção não deve ser equacionado tão rapidamente.

Há muitas perspectivas colocadas em torno da reintegração social de detentos, especialmente porque para muitas pessoas — inclusive autoridades da área do Direito — a ressocialização não é possível de ser efetivada no atual modelo da Lei de Execuções Penais, a LEP. De outro lado, há os defensores desta alternativa, aqueles que acreditam que é sim, possível oportunizar àqueles que por algum motivo cometeram um ato infracional, o retorno ao convívio harmônico em sociedade.

Ao longo da nossa série de reportagens, destacamos alguns dos pontos considerados pela LEP, especialmente no que se refere à questão disciplinar: para cada crime cometido, uma sentença (punição) deve ser cumprida. Também abordamos a subjetividade do sujeito que comete um crime: até que ponto o simples cumprimento de uma sentença pode fazê-lo atentar para a gravidade do ato cometido e os danos decorrentes de sua ação.

Depois da veiculação da nossa série de materiais, agora é a sua vez de opinar sobre o assunto. Participe da nossa enquete sobre a ressocialização de apenados e indique qual é a opção mais pertinente em seu ponto de vista.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.