Ambiente Vivo é contemplado com Prêmio Ambiental - Unijuí

Ambiente Vivo é contemplado com Prêmio Ambiental

Em sua primeira edição, premiação reconhece a trajetória de 10 anos do programa que problematiza a questão do meio ambiente e toma posição em sua defesa

Muito se fala hoje sobre sustentabilidade, mas há cerca de 10 anos, este assunto já é foco da atenção da Unijuí FM, através do programa semanal Ambiente Vivo. Evidência da importância desta trajetória é o reconhecimento auferido, na manhã desse domingo, 05 de junho, pela entrega do Prêmio Ambiental Ben Hur Lenz César Mafra à emissora. Atividade marcou — juntamente com a entrega do Prêmio Ludwig Reichardt Filho — o encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente 2011. O objetivo da entrega dos Prêmios foi reconhecer o mérito de pessoas e organizações que voluntariamente contribuíram para a preservação e recuperação ambiental em Ijuí.

Na categoria imprensa, a Unijuí FM – através do programa Ambiente Vivo – foi agraciada com o Prêmio, a partir da inscrição de três materiais. Veiculadas ao longo do primeiro semestre deste ano, as produções inscritas e premiadas foram: 1) Gerenciamento de resíduos no Hospital Unimed de Ijuí; 2) Relatório sobre uso dos ecopontos de Ijuí; e, 3) Coleta de resíduos tecnológicos é proposta em Ijuí.

Para contextualização sobre o programa, a jornalista e apresentadora do Ambiente Vivo Janaíne dos Santos evocou o mote que norteia sua produção e que busca levar informação séria e comprometida ao ar. Também o Diretor da Unijuí FM Elano Beckmann apontou durante sua fala a importância do destaque deste tema ao longo da história da rádio, que entende o meio ambiente como uma premissa essencial para produção de uma emissora universitária de caráter educativo.

Em alusão à história do Ambiente Vivo dentro da grade de programação da Unijuí FM, também foi veiculado um vídeo com o depoimento do jornalista, ex-Coordenador Pedagógico da emissora e primeiro apresentador do programa Reges Schwaab, hoje radicado em Porto Alegre. No vídeo, Reges destaca os pontos que conduziram o programa desde o início e que seguem sendo preservados até hoje em sua produção.

Veiculado semanalmente, o Ambiente Vivo vai ao ar nas manhãs de sábado a partir das 9h, com horário alternativo nas manhãs de domingo, às 7h30. Além de matérias e reportagens, o programa tem também uma seleção musical relacionada à temática ambiental,

A premiação desse domingo foi entregue no Palco das Etnias do Parque de Exposições Wanderley Burmann e ainda contemplou outras duas categorias agraciadas com o Prêmio Ludwig Reichardt Filho: empresa Rustic Móveis e Curso de Engenharia Civil da Unijuí.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.