UNIJUÍ FM dá início às visitas do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas e conversa com os alunos do Soares de Barros - Unijuí

29/05/2015

A UNIJUÍ FM abriu o roteiro de visitas do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas e foi recebido esta semana pela E.M.F. Soares de Barros. Eles ouviram na Rádio dicas sobre consumo verde, crise da água, separação e reciclagem de resíduos e reaproveitamento de alimentos e trabalharam os temas em sala de aula. O encontro serviu para que os alunos dos 5º e 9º anos discutissem o meio ambiente com a UNIJUÍ FM, contando sobre as atividades que foram desenvolvidas em sala de aula e experimentando falar no rádio.

“Devemos separar mais o lixo e não manda-lo misturado para a Acata ou para o aterro em Giruá”, diz Felipe. “Sobre as sacolas plásticas, que são agressivas ao solo, o correto é usar as biodegradáveis, são mais finas e se decompõem mais rápido”, lembra Mariana. “Aprendemos a fazer brinquedos bem mais legais do que os que usam eletricidade”,  conta Isabela. Os depoimentos seguiram a linha do que as crianças aprenderam na Rádio UNIJUÍ FM, o que os professores trabalharam quanto aos temas, sobre as visitas que fizeram e vão fazer na Acata e Alquim e sobre os trabalhos de construção de maquetes, cartazes e brinquedos.

A professora Elisa Menegazzi lembrou que o meio ambiente já faz parte do tema de trabalho da escola desde o ano passado. “Este ano abordamos mais questões sobre o lixo e como sabíamos que havia este projeto desenvolvido pela UNIJUÍ FM, trabalhamos o que é o lixo, o que é resíduo, de que forma as famílias tratam o tema, fizemos leituras científicas e literárias, atividades em sala e em casa. O que nos chamou bastante atenção foi uma das dicas que falava sobre o plástico e como reutilizá-lo, que foi bastante trabalhado em sala de aula para tentar evitar”, explica.

Lembrando que a edição 2015 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas teve início na primeira semana de maio, quando alunos de 1º a 9º anos ouviram as dicas ambientais transmitidas ao vivo na programação da Rádio. Participam 13 escolas de Ensino Fundamental, 89 turmas e aproximadamente dois mil alunos. O projeto conta com apoio do Yázigi, que participou da visita distribuindo balas e pipocas aos alunos. Na próxima terça-feira a UNIJUÍ FM visita o Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Ouça a participação o vivo dos alunos do Soares de Barros na programação da UNIJUÍ FM.

Mais informações, fotos e áudios sobre o projeto no blog do Ações Sustentáveis nas Escolas:www.acoessustentaveisnasescolas.blogspot.com