Hobby ou paixão. Rizoma aborda colecionadores e suas coleções - Unijuí

Hobby ou paixão. Rizoma aborda colecionadores e suas coleções

 
 

Colecionismo normalmente começa como hobby e acaba se tornando estilo de vida, paixão. O Rizoma conversou com pessoas que tem um apreço especial por determinados objetos. Que relação acaba se criando com as coisas e o imaginário que elas evocam?

Quando criança Jorge Tissot via poucos carros em sua vizinhança, decorou o nome de todos, em pouco tempo reconhecia cada modelo apenas pelo som. O colecionador de automóveis antigos contou sobre a coleção extensa que já teve, e os 15 mimos que ainda guarda na garagem.

Colecionar também pode ser fruto de admiração. Cesar Grinke só foi saber quem era Elvis Presley no fatídico 16 de agosto de 1977, dia em que o Rei do Rock morreu. Desde então iniciou a coleção que conta com discos, vídeos, recortes de jornal, réplicas de objetos, etc. Além disso concertos de covers de Elvis Presley são parte da rotina da família toda, que se envolve na coleção.

Também é da música que nasceu a paixão de Julio Cesar Barriquelo. As capas vistosas e as informações de encarte fizeram com que ele quisesse saber cada vez mais sobre os artistas e passasse a colecionar discos de vinil. A coleção acabou virando profissão. O acervo de Julio é bem dividido entre suas raridades e o catálogo de vendas da NBsom Colecionáveis.

Confira as entrevistas na íntegra:



Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.