Já pensou como seria a vida sem Internet? Confira na íntegra a entrevista da semana no Rizoma! - Unijuí

Já pensou como seria a vida sem Internet? Confira na íntegra a entrevista da semana no Rizoma!

Em mais um bate-papo temático, o Rizoma propôs ao ouvinte imaginar como seria a vida sem Internet! E para falar sobre o assunto, os estúdios da 106.9 receberam, na manhã desta quarta-feira, 7, os professores Maurício de Campos, Mauro Bertollo e o doutorando em desenvolvimento Fernando Rieger.

Viver sem internet não é uma realidade tão distante, uma vez que ela se tornou popular por volta de 1995. Desde então, a ferramenta vem agilizando processos e se tornando cada vez mais imprescindível em nossas vidas. Os dados indicam que, em 2016, o Brasil fechou o ano com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos.

Os indivíduos com idade entre 18 e 24 anos apresentavam a maior taxa de conexão: 85% deles estavam online. Já os brasileiros com mais de 60 anos apresentavam o menor índice, de 25%. A principal atividade, apontada por 94,6% dos internautas, é trocar mensagens (de texto, voz ou imagens) por aplicativos de bate-papo. Assistir vídeos (programas, séries e filmes) foi apontado por 76,4%.

"Nós vivemos conectados, sobretudo, pensando em trabalho ou vida pessoal", disse o professor Mauro Bertollo ao ressaltar que não há como ficar desconectado na atualidade, ainda que, em alguns momentos, busquemos por essa desconexão. Para o doutorando em desenvolvimento Fernando Rieger, nós vivemos conectados para fazer praticamente tudo, sendo até difícil se desconectar. "A Internet acaba pegando tudo o que tem no mundo físico e transportando para o virtual", comentou.

Já para o professor Maurício de Campos, o avanço da tecnologia e a facilidade na comunicação foram responsáveis pelo "empobrecimento" intelectual da população. "Viviam muito bem sem GPS, andavam em qualquer lugar, mesmo em São Paulo", complementou. Por outro lado, visto que, atualmente, até mesmo as transações financeiras dependem do acesso à rede, viver sem ela seria bastante complicado. "Não se conseguiria comprar pão ou comida, logo, três dias sem Internet instaurariam o caos", afirmou.

E para o ouvinte que deseja participar com dúvidas ou sugestões de pautas a serem abordadas no Rizoma Unijuí, basta enviar uma mensagem para o Whatsapp (55) 9 9131.5487 e sintonizar na 106.9 todas as quartas-feiras, às 10h.

Confira, na íntegra, a entrevista da semana sobre "Como a ausência da Internet transformaria sua vida?":


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.