Trilha Cultural: Classificação do Brasil para o mundial de basquete - Unijuí

Trilha Cultural: Classificação do Brasil para o mundial de basquete

A seleção brasileira de basquete venceu os Estados Unidos por 83 a 76 e garantiu a classificação para o mundial.

No último domingo (26), a Rádio Unijuí FM esteve presente no Ginásio Poliesportivo Pref. Arno João Frantz - Arnão, em Santa Cruz do Sul, para acompanhar, através do projeto Trilha Cultural, a eliminatória entre Brasil e Estados Unidos.

O Brasil precisava vencer para garantir a classificação no Grupo F das eliminatórias para a FIBA (Federação Internacional de Basquete) World Cup, enquanto os americanos já estavam classificados. 

Na partida a seleção estadunidense começou melhor, chegaram a abrir alguns pontos, mas a seleção brasileira reagiu rápido, principalmente após a entrada de Yago e Bruno Caboclo que finalizaram o jogo com 17 e 21 pontos respectivamente, o Brasil melhorou e assumiu a liderança dos quartos, mantendo assim até o final.

Os jogadores com mais pontos na partida do lado brasileiro foram Bruno Caboclo com 21 pontos, 8 rebotes e 1 assistência e Yago com 17 pontos, 2 rebotes e 8 assistências, nos Estados Unidos Galloway marcou 19 pontos, com 5 rebotes e 2 assistências.

Na coletiva pós jogo o armador Yago ressaltou a alegria pela classificação, mesmo com a equipe pressionada a conseguir o resultado: “Feliz por tudo que vem sendo feito, às vezes acabamos perdendo um jogo, dois jogos e pensa que tudo está desmoronando, mas não, é tudo bem difícil para nós jogadores, comissão técnica e todos que fazem parte, a gente lida com pressão e a gente consegue se sobressair e foi o que aconteceu hoje, era vencer ou vencer para estar no mundial e com toda pressão do último jogo, que a gente acabou perdendo do jeito que foi, o campeonato em si, que apenas duas seleções tinham vaga garantida e o resto estava brigando, e na última rodada, então eu estou feliz, feliz pelo time, feliz pelo Brasil e por ter classificado, ainda mais aqui dentro da nossa casa que é o Brasil”.

O Brasil enfrentou os Estados Unidos com Bruno Caboclo, Yago, Léo Meindl, Hettsheimeir, Lucas Mariano, G. de Paula, Gui Santos, Marcelinho Huertas, B. Vitor, Galvanini e Marcio Santos, comandada pelo técnico Gustavo de Conti.

Para a Rádio Unijuí FM o técnico Gustavo de Conti, falou sobre a importância desta classificação para essa geração. “Acho fundamental o basquete se quer continuar em alto nível e crescer, disputar uma copa do mundo. É fundamental para a divulgação, para apoio de patrocinadores, para os treinadores e jogadores. Se você ficar fora do mundial é uma geração que fica quatro anos sem jogar um campeonato internacional importante, e aí como o mundial é classificatório para olimpíada também, então uma coisa é consequência da outra. Então é fundamental que a gente tenha conseguido essa vaga e é uma vaga que a gente tem que dar os parabéns para todo basquete brasileiro, nós estamos neste momento aqui, eu como treinador e eles como jogadores, representando toda comunidade do basquete do brasil, então os parabéns, a glória, sabe, as congratulações tem que ser para todo basquete brasileiro”.

A seleção brasileira de basquete vai para Indonésia, Japão e Filipinas para a disputa do Mundial que acontece nos dias 25 de agosto até 10 de setembro. Informações do esporte você ouve na Unijuí FM, 106.9 e também através das nossas redes sociais.

A cobertura da partida entre Brasil e Estados Unidos aconteceu através do projeto Trilha Cultural que contou com o apoio de Especiarias do Mate, Posto de Ganso, Unijuí e Topway Ijuí.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.