Dengue em Ijuí - Unijuí

Dengue em Ijuí

Ijuí é hoje a cidade do Rio Grande do Sul com mais casos registrados de dengue, são 1.636 de um total de 3.349 notificações, 1.363 ainda estão em investigação, 349 descartados, 1.628 autóctones e 3 óbitos.

O estado apresentou 26.705 notificações com 11.394 casos confirmados, 10.440 autóctones e 20 óbitos. Destes, o maior número de casos confirmados é da faixa etária entre 30 e 39 anos, com 1.751 notificações.

O coordenador da Vigilância em Saúde da Vigilância Sanitária de Ijuí Ortiz Iboti Schroer Júnior esteve na Rádio Unijuí FM falando sobre o trabalho de prevenção e combate a Dengue que vem sendo realizado na cidade.

Ortiz destacou que ao ser notificado para dengue, você preenche seus dados, para que a vigilância epidemiológica possa acompanhar a situação familiar, além disso os dados do exame de sangue através das mudanças nas plaquetas servem de base para identificar a melhora deste paciente.

A vigilância tem realizado o controle dos mosquitos através da aplicação do inseticida nos bairros que apresentam um maior índice de infestação. Além de verificar com os agentes os casos de forma individual. Buscando inclusive proprietários de terrenos baldios e moradores que não estavam em suas casas no momento da aplicação do inseticida.

Informações disponíveis no site do gov.br indicam que a dengue apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e ao movimentá-los,  dores nos ossos e articulações, moleza e dor no corpo, mal estar, falta de apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, tonturas, náuseas e vômito, sendo que cada indivíduo pode apresentar reações diferentes, Ortiz ressalta que muitos terão dengue com sintomas e muitos serão oligossintomáticos, ou seja, com sintomas muito fracos.

É importante salientar que a dengue não é transmitida através de pessoa para pessoa, e sim através do mosquito infectado.

Os dados utilizados na notícia são do site: dengue.saude.rs.gov.br/

Ouça a entrevista completa com o coordenador da Vigilância em Saúde da Vigilância Sanitária de Ijuí Ortiz Iboti Schroer Júnior.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.