Música nativista e gastronomia gaúcha marcaram o Sunsetchê da UNIJUÍ FM - Unijuí

Música nativista e gastronomia gaúcha marcaram o Sunsetchê da UNIJUÍ FM

Gastronomia gaúcha, música nativista, mateada e integração dos cursos com a comunidade nos espaços da Universidade: esta foi a marca do primeiro Sunsetchê realizado pela UNIJUÍ FM durante as Semanas Acadêmicas da Medicina Veterinária e Agronomia. O diferencial do evento ficou por conta da parceria com a Gastronomia da UNIJUÍ, que planejou e produziu o Tchê Box, contendo pé de moleque, cuca de chocolate, pastel assado de costelão e sanduíche campeiro.

A elaboração e execução do cardápio ocorreu na disciplina de Gastronomia Gaúcha e Regional, ministrada pelos professores Deise Noronha Marin e Otto Ehlert Júnior. Segundo Deise, a experiência veio ao encontro do projeto pedagógico do curso: “Tínhamos a proposta de trabalhar com preparos em grande escala e o Sunsetchê veio para coroar nosso projeto. Desenvolvemos o Tchêbox e conseguimos fazer toda a produção, desde o pão de milho, o próprio salame e o queijo, a massa e o recheio do pastel de costelão, a cuca, tudo isso foi produzido dentro dos nossos laboratórios pelas mãos dos nossos estudantes”, avalia, reforçando o desafio para os acadêmicos.

O público teve acesso de maneira gratuita ao show de canto nativista do grupo Carqueja, formado por músicos da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e que somam mais de 600 mil visualizações em cada uma de suas canções no canal do Youtube. Foram duas horas de música no palco da Unijuí, que reuniu comunidade acadêmica, professores, técnicos administrativos, alunos, bem como a comunidade regional.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, destacou que mais de 800 participantes estiveram prestigiando o Sunsetchê no espaço da Universidade. “Este evento vem para mostrar que podemos também utilizar o interturno e a comunidade conhecer isso. Tivemos gastronomia, música, muitos colaboradores que ajudaram a fazer mais esse grande evento, no nosso espaço”, reforça a reitora, já convidando a todos para uma próxima edição.

O Sunsetchê é o primeiro evento do projeto UNIJUÍ FM é show, que irá ao longo do ano realizar vários momentos culturais e musicais para a comunidade. A edição contou com o apoio dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Gastronomia da Unijuí, Sicredi, NetCopy, Lojas Campeã, Especiarias do Mate, Sponchiado Veículos, Equine Store, Moinho Ijuí, App Guri, Hotel Santo Expedito, Balas Soberana, Fonte da Ilha e UNIJUÍ.

Grupo Carqueja foi a atração musical do Sunsetchê. Foto: Vitor Antunes de Oliveira