Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências fortalecem internacionalização - Unijuí

Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências fortalecem internacionalização

Programa de Pós-Graduação da UNIJUÍ receberá na próxima semana docente da Universidade de Lisboa, Portugal

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, que contempla a oferta do Mestrado e do Doutorado na área, tem investido em projetos voltados à consolidação das relações internacionais entre a UNIJUÍ e instituições de ensino superior de outros países, em especial com universidades da Europa. Neste sentido, desde o ano passado foi intensificada a realização das conferências, como uma das ações concretas destas relações de cooperação. A primeira conferência deste ano está programada para acontecer no dia 03 de abril, às 14h, na Sala E3/4 do Campus Ijuí, com a presença do Prof. Dr. Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, Portugal, que abordará o tema Formação de Professores em Portugal.

Conforme destaca a professora Dra. Helena Callai, coordenadora do Programa, uma das propostas é de estabelecer relações permanentes de intercâmbio com as instituições conveniadas, com o objetivo de fortalecer e estreitar cada vez mais os laços de internacionalização. Dentro desta proposta, a professora esteve participando, na semana passada, de dois eventos, um na Universidade de Lisboa, Portugal, que sediou o Seminário de Pesquisa sobre Investigação Científica para uma Formação Cidadã, e outro na cidade do Porto, onde aconteceu o evento sobre Didática de Geografia dos Países Ibéricos, voltado a pesquisadores da área.

Helena Callai salienta que o convite para a vinda do professor Dr. Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa (que aparece na foto com ela, no seminário em Lisboa), para a conferência na UNIJUÍ, surgiu a partir das ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do qual ela participa, e que reúne pesquisadores do Brasil, Portugal, Colômbia, Itália e Espanha. O professor Claudino atuou também como tutor da doutoranda Elisabete Andrade, que esteve em Lisboa durante sete meses realizando estudos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).