Mestrando da UNIJUÍ participa do III Colóquio Nacional de Hans Jonas - Unijuí

Mestrando da UNIJUÍ participa do III Colóquio Nacional de Hans Jonas

O mestrando Camilo Perin, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, esteve presente no III Colóquio Nacional Hans Jonas, realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, de 20 a 22 de novembro, para apresentar o trabalho que desenvolve através da sua pesquisa intitulada “A Natureza modificada do agir humano exige também uma ética humana modificada”.

Além de vários pesquisadores brasileiros, o evento contou com a participação de dois palestrantes internacionais: Roberto Franzini Tibaldeo, da Scuola Superiore da Itália e também Nathalie Frogneux, da Université Catholique de Louvain, da Bélgica.

Conforme destaca o mestrando, nos últimos anos novas questões de grande relevância filosófica têm aparecido no campo biomédico com os crescentes avanços tecnológicos. “Nesse contexto, é de certa forma emblemático o fato de que, em seu importante livro The Birth of Bioethics (1998), um dos principais testemunhos da emergência da disciplina bioética, Albert Jonsen observe, em meio a uma lista relativamente grande de outros intelectuais, como Samuel Gorovitz, K. Danner Clouser, Daniel Callahan, Stephen Toulmin, que “Hans Jonas foi o primeiro filósofo de eminência a chegar no cenário da ética médica”.

Camilo Perin salienta que, tendo em vista esta importância crescente da obra jonasiana para a cena filosófica atual que o professor Ivan Domingues, coordenador do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo, que tem desenvolvido ampla pesquisa sobre as questões éticas e antropológicas levantadas pela biotecnologia, acolheu, juntamente com o Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFMG, a proposta de realizar o III Colóquio Nacional Hans Jonas. A primeira edição do colóquio foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel em 2010, e priorizou o debate em torno da obra principal do filósofo, intitulada Das Prinzip Verantwortung (1979), propiciando tanto a interpretação de suas teses fundamentais bem como submetendo-as a uma apreciação crítica a partir de sua interlocução com as éticas aristotélica, kantiana e do discurso. Já a segunda edição foi realizada em 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e estendeu a discussão, abrangendo desta feita a relação entre ética, técnica e filosofia da natureza no todo da obra de Jonas e incluindo ainda a interlocução de sua filosofia com o pensamento heideggeriano.

“Uma vez que a práxis do princípio responsabilidade está francamente amparada pela reflexão jonasiana nos campos da ontologia, da filosofia da tecnologia e da ética, considerou-se por bem estender o espectro temático do colóquio também para os fundamentos teóricos da práxis da responsabilidade no contexto biotecnológico. Assim, aproveitando o fato de este ano ser o marco de três importantes datas relacionadas à vida e obra de Hans Jonas: 110 anos de seu nascimento, 20 anos de sua morte e 40 anos da publicação de Organismus und Freiheit, Ansätze zu einer philosophischen Biologie (1973), optou-se pela formulação de um colóquio comemorativo, e, dentro desse espírito, abranger a maior parte da grande obra do ex-aluno de Heidegger, ao que o colóquio terá como título e escopo temático três salientes tópicos da reflexão jonasiana, a saber: ontologia, tecnologia e ética”, finaliza Perin.